A nova safra brilhando para o mundo


Em jogo válido pela final do VII Mundial de Clubes, categoria Sub-17, a equipe comandada pelo técnico José Augusto mostrou muita raça dentro de campo e conquistou o bicampeonato após vencer o Barcelona por 2 a 1, na Espanha. Os gols do Alvinegro foram marcados por Juninho e Giovani.


No jogo de estreia contra o Atlético de Madrid, o Timão venceu por 4 a 1. Em seguida, venceu o Ajax por 1 a 0, empatou em 1 a 1 com Barcelona e se classificou para semifinal após vencer o Olympique de Marselha por 5 a 4 nos pênaltis.
Parabéns aos jogadores Ravi, Cris, Lucas, Paulo Cesar, Ayrton, Fernando, Abner, PC, Douglas, Giovani, Washington, Matheus, Edson, Kevin, Léo, Rivelino, Leandro, Juninho, Matheus Câmara, ao técnico José Augusto, ao preparador físico Luiz Fernando, ao preparador de goleiros Leandro Idalino, ao médico Dr. Eures Soncini e ao mordomo Francisco Carlos Pereira por essa importante conquista.

Ano passado, o Timão, também comandado pelo técnico José Augusto, conquistou o Mundial após vencer o Chivas por 1 a 0.


Tais conquistas enchem-nos de esperança e, com elas, vislumbramos um futuro promissor com a molecada brilhando no time principal. Temos a possibilidade de, no futuro, reabastecer o elenco com jogadores oriundos da própria base, mesclando-os com outros mais experientes. E assim, tal como o time principal do adversário que vencemos, poderemos ter, por um custo menor, um time de qualidade e plenamente identificado com o clube, um time capaz de aliar técnica e raça. 
Não precisando gastar tanto para trazer medalhões famosos, que nem sempre deram certo, tal como vimos em passado recente, os garotos promovidos para o time principal poderão ser melhor remunerados e, com bons salários, terem estímulo para permanecerem mais tempo no Timão. 
Obviamente, isso implica numa nova política do clube, não só para as categorias de base, mas também para a contratação de jogadores, eliminando, ou pelo menos diminuindo a influência de empresários e de grupos na montagem do elenco. Implica também numa nova postura da comissão técnica, que tem sido extremamente cautelosa, e até medrosa, em não colocar a meninada promovida para jogar. Nos últimos anos, mesmo aqueles que mostraram bom desempenho, só ficaram treinando ou foram emprestados para times inferiores, sem terem as devidas oportunidades no time principal. Eis alguns exemplos: William Morais, (de saudosa memória), Taubaté, Elias de Oliveira, Dodô... 
Se alguns times, do Brasil e da Europa, não tivessem colocado seus promissores talentos para jogar no time principal, não estaríamos hoje vendo-os brilhar em seus clubes e na seleção de seus países.
Em nosso clube, temos hoje apenas um titular que veio da base, e mesmo assim com a posição ameaçada por um jovem talento que foi revelado pela base de outro time. Dos campeões da Copa São Paulo de 2009, não aproveitamos ninguém no time principal. Tem jogadores revelados por nós atuando, e bem, em outros times. Este ano contratamos alguns jogadores jovens que vem correspondendo.  Por que não dar a mesma oportunidade para aqueles que formamos? Falta de confiança e de articulação do time principal com as categorias de base? Influência de empresários e grupos? Ou questões mais graves, como alguém lucrando nas transações milionárias com jogadores de outros times, empresariados por “seus amiguinhos”?

Não estou acusando ninguém. Apenas levantando algumas hipóteses para a busca de soluções para este grave problema que é a incapacidade demonstrada em não se conseguir transformar nossos jovens em vencedores também no time principal. 


Eis o desafio que se coloca para os responsáveis pelo futebol do Corinthians, para esta e para a próxima gestão. 



Créditos de imagens
timaonoar.blogspot.com
notíciasdocorinthians.com.br
globoesporte.com
barcelonamessilaliga.blogspot.com
afoncinho.blogspot.com

Comentários

  1. Maria,muitos deles nem voltarão ao Brasil,o esquema nas categorias de base é muito forte,pode ser que após o mandato do Andrés,isso mude,mas não acredito.
    Matador da fiel.

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho, só esperamos que as Categorias de base do Corinthians sejam mais valorizadas daqui pra frente. BI CAMPEÃO !! CAVERÃO DO TIMÃO

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo Maria! Belo texto. Acho que vai ficar pra próxima gestão, porque essa vai continuar insistindo no Tite. E esse não da valor nenhum pra base. Tomara que ele mude de opinião.

    ResponderExcluir
  4. corintinhas e o melhor time não de se espera

    ResponderExcluir
  5. Eu adoreeeee !!!! Ficou muito lindooooooo, o q não fica lindo com a imagem do Timão né!!!1

    ResponderExcluir
  6. CORINTHIANSS TI AMUUUU...

    ResponderExcluir
  7. CORO NELES CORINTHIANS!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!