Aprovado no primeiro teste

Foi apenas um amistoso, um jogo treino. Mas serviu para observações, experimentações e para avaliar jogadores e esquemas táticos. E para nos dar esperanças de uma retomada do campeonato em melhores condições e com mais qualidade. Foram dois tempos com dois times e diferentes esquemas táticos. Num primeiro tempo com os possíveis titulares, (com desfalques do Cássio e do Fagner, servindo a seleção da cbf) e num esquema 4-2-3-1, foi possível perceber uma sólida marcação com a defesa compactada e uma melhor transição da defesa para o ataque, mas ainda com dificuldades na armação e criação. Na etapa final, com os reservas, com três estreias e no esquema 4-2-4, o time ressentiu a falta de entrosamento e de ritmo de jogo. O Cruzeiro foi mais atuante, obrigando o Walter trabalhar. 
De um modo geral, o time esteve mais ligado, apresentou-se mais organizado e errou menos passes. No entanto, precisa melhorar na criação e na armação e não desperdiçar os contra ataques. 
Gols
Com um gol em cada tempo, o Corinthians venceu a partida, assinalando assim, um gol para cada time que atuou. Aos 13 minutos da etapa inicial, Walter bateu tiro de meta longo, pegou a defesa cruzeirense desorganizada e armou um belo contra ataque. Clayson dominou a bola próximo à área e ajeitou para o Romero que bateu rasteiro, na saída de Fábio, para abrir o placar no Mineirão. Aos 29 minutos da etapa final, Jadson cobrou falta pela esquerda e levantou a bola na área para o Pedro Henrique empurrar para o gol e ampliar o placar. 
Merecem destaque as atuações de Walter, Romero e Clayson. Danilo Avelar fez uma boa estreia, foi seguro na marcação, foi ao ataque e sofreu a falta que deu origem ao segundo gol. Thiaguinho e Bruno Xavier sentiram o peso da camisa e demoraram para se soltar. Rodriguinho, Pedrinho e Marquinhos Gabriel ficaram devendo futebol. Roger também não foi bem, mas, devido a pouca criação do meio campo, quase não recebeu a bola. 
Além de dar ritmo ao elenco, o jogo foi importante para detectar falhas, observar jogadores, testar esquemas táticos e reajustar o time para os desafios que tem pela frente. Se a equipe não está uma maravilha, deu para perceber que está melhor que no período anterior à parada da Copa. Está mais ligada, mais organizada e mais compactada na defesa. No entanto precisa melhorar na armação e na criação. Como estamos ainda no início da inter temporada e no primeiro amistoso, temos possibilidades de melhoras e de aperfeiçoamento. Com o time inteiro e com os reforços que estão chegando, se não ocorrerem grandes perdas na janela de transferências, teremos condições de melhor desempenho e, consequentemente, melhores resultados futuros. 

Créditos e fontes de imagens
globoesporte.globo.com-Ramon Bitencourt/Estadão Conteúdo/globoesporte.globo.com 
Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/gazetaesportiva.com 
youtube.com/CORINTIMÃO-globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!