Corinthians atenção - Já começou o Brasileirão

Empolgados com a vitória heroica na Libertadores e ainda com a cabeça na dita cuja, nosso time não chegou em Belo Horizonte. Aliás, acho até que ainda não percebeu que começou o Campeonato Brasileiro. Desconcentrado, desarrumado, sem vontade, desarticulado, displicente e desmotivado, o Corinthians nem parecia estar jogando um campeonato. Com o time quase completo, com apenas 3 reservas, o Timão não jogou, não engrenou e não ganhou. Mas, o pior foi que o Tite gostou e aprovou. Segundo suas próprias palavras, ele não gostou do resultado, mas ficou feliz com o desempenho da equipe.
Entrevista do Tite


Acho que eu e o Tite não vimos o mesmo jogo. Pelo que eu vi, o resultado traduziu o melhor desempenho do time adversário, que mesmo desfalcado mostrou mais raça e vontade, enquanto nossos jogadores ainda estavam de ressaca da grande noitada de 4ª feira. O técnico ainda tentou justificar a ressaca citando a adrenalina da Libertadores para explicar o início desastroso do time no Brasileirão. 

“Mas é difícil sair de um jogo de Libertadores e ficar mobilizado, focado. Fui atleta e sei como funciona. Estou olhando o lado do ser humano. Eu mesmo demorei dois dias para dormir tranquilo depois da partida contra o Vasco porque a adrenalina estava muito alta. Os atletas também sentem isso."




Melhores momentos



Com os dois times errando muitos passes e com pouca criatividade, acabou vencendo quem mostrou mais raça e atuou mais concentrado. Nosso meio campo sem Paulinho sobrecarregou demais o Ralf e perdeu força na chegada na área como homem surpresa. William Arão errou passes e comprometeu muito a marcação. A Avenida Alessandro continua com trânsito livre, por onde Danilinho e companhia trafegaram  sem serem molestados. Danilo não estava em seus melhores dias e Alex parecia mais preocupado em cair pra traz e reclamar faltas pro juiz do que em jogar. Até nossa zaga e o goleiro Cássio estavam avoados, enquanto nosso ataque era o próprio ataque de nervos, perdendo gols feitos ou chutando fraco na mão do goleiro. William, Danilo e Élton Iarley de Souza perderam gols e este deveria mudar seu perfil no twitter de @elton_gol para @Elton_nao_gol. E, para não perder o costume, muito mais reclamação que futebol, com Fábio Santos como o nervosinho de plantão.
Gol perdido pelo Élton

E como quem não faz toma, num contra ataque rápido após um escanteio, com ninguém na área de defesa, levamos o gol que selaria nossa derrota. Com todo mundo na área na cobrança de escanteio e sem atenção na sobra pra impedir um contra ataque, em ótimo lançamento, o zagueiro Réver encontrou o baixinho Danilinho na área. De cabeça, o atacante tirou do alcance de Cássio e, de cobertura, fez o gol que decidiria o jogo.

Explicações do Castán

Nem a nossa zaga, sempre tão eficiente, deixou de dar uma derrapada. Mas Castán afirmou não saber se foi falha da defesa e que o lance foi mais mérito do ataque atleticano, que conseguiu pegar a zaga desprevenida. 
"Não sei (se foi falha da defesa). Foi um gol de contra-ataque. Estávamos no escanteio e eles saíram rápido. A defesa estava desmontada e, num belíssimo passe do Réver, o Danilinho fez o gol. Infelizmente eles nos pegaram desprevenidos, estávamos tentando fazer o gol e levamos o contra-ataque," afirmou o capitão de plantão.
Alex minimizou a péssima campanha alvinegra neste início do Brasileirão, elogiou o desempenho do adversário, admitindo que eles foram mais eficientes e que o Corinthians tem que ligar o sinal de alerta, considerou difícil a recuperação da descarga emocional que tiveram na 4ª feira, mas não se mostrou preocupado com a 2ª derrota consecutiva no campeonato, afirmando que "vai depender do que acontecer daqui pra frente" (...) porque "duas derrotas todos terão no campeonato." O meia cobrou a equipe para ligar o sinal de alerta, argumentando que não pode deixar o Brasileirão no 2º plano. Considerando que os ouvidos mais próximos da boca que fala são os de quem está falando, espero que o Alex seja o 1º a por em prática suas cobranças e comece a jogar pra valer nos dois campeonatos.
Não posso deixar de mencionar a péssima atuação do juiz. Além de caseiro e tendencioso, sua atuação foi muito rigorosa e confusa. Marcou 26 faltas no 1º tempo e 36 na etapa final, quando expulsou dois jogadores, um de cada lado. Para ele, qualquer contacto de jogo, qualquer esbarrão era falta, principalmente contra o Corinthians. E distribuiu cartão adoidado. 
Analisando a partida e a fala dos entrevistados cheguei a uma triste conclusão. Pior que o jogo é o desculpismo dos entrevistados, a começar pelo treinador. Parece que não se conscientizaram que o campeonato Brasileiro já começou e que um início desastroso pode ser fatal para a conquista do hexa. Num campeonato equilibrado como esse, não dá para empurrar com a barriga para depois ter que correr atrás do prejuízo e esses vacilos iniciais, lá para a frente, poderão ser fatais.
Tite nunca escondeu que a prioridade é a Libertadores e que não se pode levar as duas competições da mesma maneira, pois o Campeonato Brasileiro é longo e os pontos perdidos poderão ser recuperados mais para frente, o que, a meu ver, dependendo do estrago inicial, nem sempre será possível. 
É óbvio que ninguém vai pedir que ele escale jogador que corre risco de lesão, mas não dá para admitir que se entre em campo pra jogar com a displicência e de forma tão desorganizada e desatenta como ocorreu no último jogo. Nem que o treinador, mesmo vendo que o time não criava nada, quase não conseguia chegar ao ataque e, quando chegava errava, demorar tanto pra fazer as substituições e dar uma chacoalhada no time. Mas o mais estranho é pedir ao time "o mesmo carinho da Libertadores," como se a torcida estivesse se omitindo e deixando de apoiar. Se os atletas estão "sentidos em iniciar mal o Brasileiro" que o técnico trate de arrumar o time e os boleiros jogarem com mais vontade e determinação. Afinal, não são nenhum coitadinhos nem foram submetidos a maus tratos para ficarem tão estressadinhos. 
Até parece que é preciso pedir o apoio da Fiel, que não deixou de apoiar o time nem no rebaixamento pra Série B. E que, em contrapartida, espera que o time e seu técnico, também tenham pelo Brasileirão o mesmo carinho, a mesma determinação e a mesma concentração que têm em relação à Libertadores. E, fazemos um alerta para quem ainda não percebeu:
Corinthians atenção!
Já começou o Brasileirão!

Ficha técnica - Atlético-MG 1 X 0 Corinthians
Local: Estádio do Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 27/05/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Renda/público: R$ 520.660,00 / 14.740 pagantes
Cartões Amarelos: Marcos Rocha, Mancini, Richarlyson e André (CAM); Willian, Willian Arão, Leandro Castán e Fábio Santos (COR)
Cartões Vermelhos: Fábio Santos, aos 37'/2°T (COR); André, aos 38'/2°T (CAM)
Gol: Danilinho, aos 19'/2°T (1-0)
Atlético-MG: Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson (Leonardo Silva, 36'/2°T); Dudu Cearense (Junior Cesar, Intervalo), Pierre, Bernard e Mancini (Escudero, Intervalo); Danilinho e André. Técnico: Cuca.
Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Willian Arão (Douglas, 25'/2°T), Willian (Liedson, 28'/2°T) e Alex; Danilo e Elton (Gilsinho, 37'/2°T). Técnico: Tite.


Créditos e fontes de imagens 
meutimao.com.br
TV Lance/lancenet.com.br
globoesporte.globo.com
TV Lance/lancenet,com.br
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
esporte.uol.com.br
globoesporte.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!