Engasgado com o espinho do Peixe

Com uma postura defensiva e sem um mínimo de criatividade, o Corinthians foi derrotado pelo Santos na Vila Belmiro, por 1 a 0, na nona rodada do Campeonato Brasileiro. 
Bem posicionado no início do jogo, o Corinthians não conseguiu manter a regularidade e foi dominado pelo Peixe que assumiu o controle da partida. Com uma postura defensiva, com erros de passe e na saída de bola, com problemas na criação e, consequentemente, com ineficácia no ataque, o Timão jogou como um timinho e sucumbiu diante de um time mais voluntarioso e mais efetivo. O Santos, com mais posse de bola, 53% contra 47% do Corinthians, criou e finalizou mais. Foram 16 finalizações do Santos contra apenas 3 do Corinthians e, se não fossem as boas defesas do Walter, teríamos sido goleados. 
Mais que qualidade técnica, faltou ao Corinthians uma postura mais propositiva e um melhor padrão de jogo. Desorganizado e desconcentrado, o time parecia estar perdido diante de um adversário recheado de garotos, portanto menos experientes. Carille levou um nó tático do Sampaoli e nossa defesa falhou no gol do Santos. 
Mesmo com os desfalques de Cássio, Fagner, Pedrinho e Mateus Vital, convocados pela CBF, e de Michel Macedo e Boselli, lesionados, tínhamos condições de fazer um jogo mais equilibrado. Se o coletivo foi mal, vale ressaltar as boas atuações do Walter e do Ralf, que no gol santista estava sendo atendido pelo Departamento Médico fora do campo, após sofrer pancada de Jean Lucas. E, também, o bom desempenho de Bruno Méndez, zagueiro improvisado na lateral, e de Everaldo, cuja entrada deu mais velocidade ao time. Vagner Love movimentou-se para buscar a bola, mas, devido a falta de criatividade do meio campo, ficou isolado no ataque. Destaque negativo para as atuações de Júnior Urso, que não conseguiu aparecer como elemento surpresa, de Jadson, Clayson e Ramiro, ineficazes na criação, e de Manoel e Henrique, que falharam no gol do Santos. 
Carille vai ter muito trabalho para acertar o time na inter temporada da parada para a Copa América, pois nem a defesa, que parecia estar consistente, está devidamente arrumada. O meio campo, ineficaz e ineficiente, sem capacidade de armar o time e criar jogadas, errando passes e a saída de bola, deixa os atacantes no vácuo, o que faz do Corinthians um dos piores ataques da temporada. 
A triste realidade é que já estamos no meio do ano e Carille ainda não conseguiu encontrar um time e um padrão de jogo. A comissão técnica precisa ser mais ousada e criativa, buscar alternativas e substituir os jogadores que não estão rendendo. Além de fortalecer os fundamentos básicos do futebol, é preciso que se defina um padrão de jogo mais equilibrado e que tenhamos um time mais ofensivo e menos retranqueiro. Somente assim será possível obter melhores resultados no Brasileirão e na Copa Sul Americana. 
Com o resultado, o Alvinegro praiano chegou aos 20 pontos e assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, com 19, enfrentará o Avaí nesta quinta-feira. O Corinthians, com 12 pontos e 50% de aproveitamento está em 10º lugar, mas, dependendo dos resultados dos jogos desta quinta feira poderá perder até duas posições.
Com a paralisação para a Copa América, Santos e Corinthians só voltam a jogar em julho. O Timão recebe o CSA, dia 14, na Arena Corinthians, em Itaquera e o Peixe visita o Bahia, no mesmo dia, em Salvador. Os horários ainda serão determinados pela CBF. 

Crédito e fonte de imagem 
globoesporte.globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!