Empatando e empacando



Virou rotina empatar com times que estão abaixo na tabela e empacar na classificação. O Corinthians já poderia estar tranquilo na zona de classificação para a Copa Libertadores e não na Pré Libertadores. Embora os reforços ainda precisem de ritmo de jogo e entrosamento, o Corinthians tem um time bem superior àqueles com quem empatou nas últimas partidas e vencê-los seria obrigação. Mas, essa mania de recuar após o gol chega a ser irritante e o resultado é previsível, levar o empate e, às vezes, a virada. 

Com a possibilidade de fazer até cinco substituições, dá para colocar jogadores descansados em campo e até mudar o esquema de jogo. Mas, para o Sylvinho isso deve ser desnecessário, pois, nem sempre utiliza-se dessa estratégia. E mesmo com jogadores se arrastando em campo, como foi o caso de Jô e Gabriel na última partida. o treineiro tirou o Giuliano que aparentemente não estava cansado. Na realidade, passa o tempo e o time não tem mostrado a evolução esperada. 

No Campeonato Brasileiro, o Timão já fez 19 jogos no primeiro turno e 02 no returno, totalizando 21 partidas. Destes, empatou 09 e perdeu 05, totalizando 33 pontos perdidos, que fatalmente farão falta no término do campeonato. Venceu 07 jogos, sendo apenas 02 em casa. Até aqui, seu aproveitamento no Brasileirão foi de 48%. 

Esses números indicam que o Corinthians não atingiu nem 50% de aproveitamento e que precisa melhorar muito para obter a vaga direta para a Copa Libertadores. Obviamente, os quatro novos reforços (Giuliano, Renato Augusto, William e Roger Guedes) dão grandes esperanças para que tal objetivo seja atingido. No entanto, o êxito não depende somente deles, pois as qualidades individuais só emergem no coletivo bem organizado. E isso ainda não temos. O time ainda se apresenta um tanto bagunçado, os novo reforços carecem de ritmo de jogo e de melhores condições físicas e o treinador não tem experiência no comando de grandes equipes. Será ele capaz de tirar o máximo de cada reforço que recebeu? Mais da metade do campeonato já se foi e os bons resultados têm que vir a curto prazo. Isso demanda competência e experiência para recuperar o tempo e os pontos perdidos. Estamos preparados para isso? 

Nosso próximo compromisso é contra o arquirrival Palmeiras, o vice líder do Campeonato Brasileiro com 38 pontos e que já tem um time consolidado. A partida acontecerá sábado, 25/09, às 19:00 horas na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo, SP. Esse jogo poderá ser um divisor de águas no campeonato. É o momento de superar na raça o que não for possível fazer na técnica e na tática. É também a prova final para o Sylvinho mostrar se tem condições de continuar comandando o Corinthians. Após os maus resultados, inclusive em casa, se não vencer o derby, sua situação ficará insustentável. Mesmo sendo bom de grupo e de bem com o elenco, no futebol e em qualquer outro esporte, o que vale é o resultado aliado ao bom desempenho. E não estamos tendo nem um nem outro. Por isso só existe uma opção. Sábado é vencer ou vencer. 

Crédito e fonte de imagem 

placar.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!