Empate com sabor de derrota



Mais frustrante que ver seu time empatar com quem está na parte inferior da tabela, é vê-lo ser dominado no primeiro tempo por quem está muito abaixo na classificação, tem uma folha salarial bem inferior e treina em condições mais modestas. Com um início muito ruim, com problemas na saída de bola, pouca marcação no meio campo, erros de passes, pouca criação, muitos erros individuais, falta de objetividade e com um gol do adversário devido a uma falha corinthiana, terminamos a etapa inicial em desvantagem no marcador e voltamos do intervalo tendo que correr atrás do prejuízo.

O Juventude não se amedrontou com o peso da nossa camisa e atuou com um time bem armado, apresentando-se com muitas variações de jogadas e encurralando o Corinthians no campo de defesa. A forte marcação do Juventude impôs sérias dificuldades ao Timão e Renato Augusto, super marcado, não conseguiu ter o seu melhor desempenho. Mesmo tendo em campo reforços de muita qualidade, Giuliano, Renato Augusto e Roger Guedes, o desentrosamento natural por nunca terem atuado juntos, interferiu negativamente no rendimento individual e coletivo. Merecem destaque as atuações de Roger Guedes e Giuliano. A dupla de zaga, João Victor e Gil, bem como Fábio Santos e Gabriel não tiveram um bom desempenho e ficaram devendo futebol.

O gol do empate corinthiano saiu numa cobrança de falta irretocável do estreante Roger Guedes, cujas qualidades técnicas são indiscutíveis. Nossa esperança é que com o passar do tempo, com mais treinos e ritmo de jogo, os três reforços que já estrearam, mais a participação do William, sejam fundamentais para alavancar o desempenho do Timão.

Os reforços contratados, pelas suas qualidades, deram novo alento à torcida e avivaram as esperanças de um segundo turno mais produtivo e com melhores resultados. Podemos afirmar que hoje temos um time, mas como um exercício de reflexão, pergunto se temos um técnico à altura de comandá-lo. Por mais cursos e licenças que ele tem em seu currículo e por mais que, teoricamente, possa estar preparado, na prática a teoria é outra. Assim como um piloto de teco teco, por mais cursos que faça, terá dificuldades para dirigir um Boeing, um técnico de futebol com pouca experiência anterior (Sylvinho dirigiu o Lyon por apenas nove jogos e, antes dos reforços alvinegros atuou com um elenco limitado) será capaz de dirigir um time melhor qualificado? Ou será um simples distribuidor de coletes pedindo que em campo, cada um que faça o que sabe?

Posso estar sendo um tanto dura e sarcástica, mas não consigo pensar diferente quando me lembro do péssimo aproveitamento do time na Arena (33%) e que, mesmo precisando reverter o resultado, o técnico fez apenas duas substituições, não foi capaz de encontrar alternativas para melhorar o desempenho do time, além de não estar conseguindo aproveitar o maior tempo de treinamento decorrente de estar disputando apenas um campeonato.

Com o resultado, o Corinthians com 28 pontos, 07 vitórias, 07 empates, 05 derrotas e 49% de aproveitamento ocupa o 6º lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Juventude com 22 pontos, 05 vitórias, 07 empates, 06 derrotas e 41% de aproveitamento está em 14º lugar do Brasileirão.

O próximo compromisso do Corinthians será contra o Atlético-GO no domingo, 12/09, às 18:15 horas, no estádio Antonio Accioly em Goiânia, estado de Goiás. O Juventude enfrentará o Cuiabá no sábado, 11/09, às 17:00 horas no estádio Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. 

Créditos e fontes de imagens 
placar.uol.com.br - Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!