Espantando o Fantasma


Foi uma vitória magra diante de um time que está na zona de rebaixamento, mas valeram os três pontos e o Corinthians, em 10º lugar na tabela de classificação, com 27 pontos, 7 vitórias, 8 empates, 8 derrotas e 42% de aproveitamento espantou, pelo menos momentaneamente, o fantasma do rebaixamento. O Coritiba com 20 pontos, 5 vitórias, 5 empates, 13 derrotas e com 29% de aproveitamento está em 18º lugar e continua sob a ameaça de cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. 

Foi um jogo com dois tempos diferentes. Após um bom início, o Corinthians perdeu a intensidade, caiu demais na etapa final e se o adversário tivesse um mínimo de qualidade, o Timão dificilmente teria saído vitorioso. No entanto, temos que levar em conta que o time estava com 13 desfalques, bem como o pouco tempo de recuperação após o empate heroico contra o Grêmio com duas expulsões e com os desmandos da arbitragem. 

Apesar das circunstâncias desfavoráveis, dá para perceber a evolução da equipe devido ao bom trabalho que está sendo realizado pelo Valter Mancini. O time está mais organizado e já dá para vislumbrar uma estratégia de jogo. Pode-se mesmo afirmar que já existe um time e não mais um catadão desorganizado e desentrosado. Méritos do treinador que está conseguindo recuperar alguns jogadores, ou seja, os recuperáveis. Infelizmente, nem todos do elenco têm condições técnicas de atuar no Corinthians, mas seus empresários estão satisfeitos e felizes. 

Gabriel e Fábio Santos foram os melhores jogadores em campo. Bruno Mendes e Walter substituíram a contento os titulares Marlon e Cássio e não comprometeram a defesa. Luan, aos poucos está se acertando no time, Gil foi bastante seguro na zaga e Fagner teve boa atuação ofensiva, criando várias chances, infelizmente não aproveitadas pelos atacantes. Jô e Cazares sentiram a falta de ritmo de jogo, Roni e Everaldo foram pouco efetivos. Mancini surpreendeu colocando Gabriel para armar as jogadas e Lucas Piton na ponta esquerda e ambos corresponderam em suas novas funções. 

Sem ser brilhante, a equipe deu conta de sua tarefa e renovou a esperança do torcedor. Se continuar nesse processo evolutivo, pode até classificar-se para a Sul Americana. Mas, para o próximo ano é preciso fazer uma reformulação, se quiser alcançar algo mais do que lutar para não cair, enxugando o elenco, reforçando as posições carentes e dando à comissão técnica liberdade e condições de trabalho. Isso só será possível se as compras e empréstimos de jogadores obedecerem critérios técnicos e não interesses dos empresários amigos da diretoria. 

O próximo compromisso do Corinthians será contra o Fortaleza na quarta feira, 02/012, às 21:30 horas no Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido por Castelão, em Fortaleza, CE. O Coritiba enfrentará o Red Bull Bragantino no sábado, 05/12, às 21:00 horas no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, PR. 


Créditos e fontes de imagens 

fb.com/familia.gigante.sccp 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!