Muito pouco para um time com a grandeza do Corinthians


Eliminado na Pré Libertadores, eliminado na Copa do Brasil e brigando para não cair para a Série B no Campeonato Brasileiro. Essa é a situação do Corinthians nesta temporada. É muito pouco para um time com a grandeza do Timão, de um time que, entre outros, possui trinta títulos de campeão paulista, sete de campeão nacional, três da Copa do Brasil, um da Libertadores, dois mundiais de clube FIFA, cinco Rio-São Paulo e mais 138 troféus diversos: nacionais, estaduais, interestaduais e internacionais. Infelizmente, entre tantos títulos e troféus, por incompetência de seus dirigentes, o Corinthians teve uma queda para a Série B, mas conseguiu dar a volta por cima, voltar muito mais forte e conquistar vários títulos nos campeonatos que disputou, nas diferentes categorias e modalidades. Mas, o pior é que a lição que deveria tirar desse episódio nefasto foi esquecida pela atual diretoria que, não por acaso, conta com alguns representantes daquela que levou o Timão à queda anterior. E, novamente, estamos vendo nosso time brigando para não cair. 

Com mais de noventa jogadores no elenco, a maioria emprestada para times de séries inferiores, e com o Corinthians pagando parte e em alguns casos até a totalidade dos salários, o clube tem um elenco apenas mediano. Muitos são jogadores descartados por um dos clubes que está brigando no topo da tabela. Outros são atletas que estavam emprestados para times de divisões inferiores. Apesar de manter alguns jogadores com boa atuação em temporadas passadas e contratando uns poucos que já foram considerados craques, a equipe ainda não deu liga, mesmo com a troca de técnicos. Já estamos no terceiro da temporada e ainda não temos um time nem um padrão tático definido. 

O técnico atual é o menos responsável por essa situação do Corinthians. Ele está trabalhando com jogadores que não serviram nem para reserva nos times de onde vieram, com garotos inexperientes oriundos do sub 20, com jovens que vieram de divisões inferiores, com "craques" contratados que não corresponderam ao que deles se esperava e com outros que estão jogando só com o nome. Alguns pouco se salvam, mas os empresários estão satisfeitos. Mancini até conseguiu tornar o time mais organizado e competitivo, mas com o elenco disponível, para ter uma equipe mais eficiente, vai precisar "tirar leite de pedra". 

Após um lampejo contra o Internacional, com um bom jogo e derrotando o líder do Brasileirão, o Corinthians voltou a ser irregular, sendo eliminado da Copa do Brasil por um time da Série B do campeonato nacional e empatando com o Atlético-GO na 20ª rodada da Série A. Muito mal no primeiro tempo, com os atletas muito acomodados, sem dar nenhum chute ao gol e com o time muito apático, o Corinthians levou um gol de bola parada, num erro da sua defesa. No segundo tempo o Timão imprimiu mais velocidade e melhorou o seu desempenho. Mas, o gol só saiu numa cobrança de pênalti convertido pelo Fábio Santos, deixando tudo igual no Estádio Olímpico em Goiânia, Goiás. 

Com muita dificuldade na criação e em se aproximar da área adversária, com apenas seis finalizações contra 17 do time goianiense e com 45% de posse de bola, o Corinthians não conseguiu reverter o placar e trouxe apenas um ponto de Goiás. Numa partida de baixo nível técnico e dura de assistir, num jogo morno, de baixa inspiração e pouca transpiração, o empate foi um resultado justo, pois nenhum dos times mereceu a vitória. Numa campanha irregular, oscilando muito na temporada e deixando a desejar em todos os setores do campo, além dos problemas físicos e técnicos, temos observado também problemas de postura dos jogadores. Com algumas exceções, os jogadores parecem estar acomodados e desmotivados. Faz-se necessário haver por parte deles a cobrança de um melhor rendimento em campo, bem como de uma postura mais aguerrida. Ainda tem quase um turno do campeonato e ainda dá tempo de buscar algo mais que livrar-se do rebaixamento. 

Merecem destaque no jogo as atuações de Fábio Santos e Fagner. Luan, que estreou como titular, apesar de ter melhorado na etapa final, ainda não jogou tudo que se espera dele. Tomara que seja apenas falta de ritmo de jogo. Gabriel e Davó, que perdeu dois gols, foram os piores em campo. 

Com o resultado, o Corinthians com 25 pontos, 6 vitórias, 7 empates, 7 derrotas e 42% de aproveitamento ocupa a 10º posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Atlético-GO com 23 pontos, 5 vitórias, 8 empates, 7 derrotas e 38% de aproveitamento está em 13º lugar no Brasileirão. 

O próximo compromisso do Timão será contra o Atlético-MG no sábado, 14/11, às 19:00 horas na Neo Química Arena em Itaquera, São Paulo, SP. No mesmo dia, às 21:30 horas, o Atlético-GO enfrentará o Flamengo no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. 


Crédito e fonte de imagem 
fotolog.com/corinthians 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!