Mau desempenho e mau resultado


Cinco pontos em 15 disputados no Campeonato Brasileiro, 16º lugar na tabela de classificação, com uma vitória, duas derrotas, dois empates e 33% de aproveitamento são dados que demonstram o fraco desempenho do Corinthians no principal torneio nacional de futebol. Com uma campanha fraca e com um futebol oscilante, o time flerta com a zona de rebaixamento, exigindo uma rápida reação se quiser lutar por uma melhor posição no Brasileirão. 

O mais preocupante é que o time não evolui. Não ataca nem defende, não consegue armar o jogo, não cria, a bola não chega ao ataque e erra as finalizações. No clássico contra o São Paulo, o Corinthians finalizou 6 vezes, contra 17 do adversário e errou 73 passes.

O elenco corinthiano não é tão ruim como muitos afirmam. Embora ainda faltem algumas peças, temos jogadores com qualidades e habilidades individuais que já mostraram ser capazes de definir um jogo. Mas, mesmo esses não estão rendendo o que podem render. Qual seria a razão dessa situação? Como ninguém desaprende jogar bola, faz-se necessário um diagnóstico mais preciso da situação e das dificuldades, bem como do baixo rendimento do time. 

Mesmo com algumas posições deficitárias e com alguns jogadores sem a qualidade necessária, o problema não é apenas físico ou técnico, é também tático e estratégico. Da mesma maneira que não tem sentido errar os fundamentos, também não se justifica colocar em campo um time com um comportamento previsível, sem uma variação de jogada, que toma gol pela incapacidade de cortar um cruzamento (Danilo Avelar) e que, por três jogos seguidos, toma gol com uma mesma jogada e com bola nas costas do mesmo jogador (Sidcley). 

Mas o pior de tudo é ouvir a entrevista do técnico após o jogo, elogiando o desempenho do time. Tiago Nunes pensa que engana quem? Ou sabe que o time foi mal e quer defender seu emprego? A única maneira de melhorar o rendimento de um time é reconhecer suas falhas para poder saná-las. No mundo do esporte, o que decide é o resultado final. Ganhar jogando bonito é muito bom, mas não adianta ter posse de bola, jogar de igual para igual e perder o jogo. 

Estamos no início do campeonato e é possível corrigir os erros recorrentes. Mas para isso é preciso admitir as falhas e as causas do baixo desempenho da equipe alvinegra. Esse é o caminho possível para melhorar o time e podermos aspirar algo mais do que permanecer na elite do futebol nacional. 

Créditos e fontes de imagens 
globoesporte.globo.com - facebook.com/Marcos Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!