Um tropeço inesperado?

Animados pelo desempenho e pelo resultado da estreia do Corinthians no Paulistão, criamos a expectativa que o time teria a mesma performance na segunda rodada contra o Mirassol. Infelizmente, isso não ocorreu, deixando parte da torcida preocupada. Diante da marcação alta e da defesa bem postada do Mirassol, o Timão errou muitos passes, teve problemas defensivos e dificuldades na saída de bola e na armação das jogadas. 
O Corinthians controlou o jogo no início e abriu o placar aos 11 minutos com o gol do Ramiro, numa jogada bem trabalhada que durou 63 segundos com 18 trocas de passes entre 9 jogadores. Apenas Fagner e Janderson não participaram da trama do gol. Mas o adversário não sentiu o gol, continuou com a marcação alta e passou a ameaçar a meta corinthiana. Aos 29 minutos da etapa final, Camilo empatou a partida e o Mirassol só não virou o jogo graças à trave e às boas defesas do Cássio, o melhor jogador em campo. E quando o goleiro é o melhor jogador é sinal que os jogadores de linha foram mal. Mas, para não ser injusta, reconheço que Ramiro e Boselli também tiveram uma boa atuação. 
No post anterior comentei que teríamos momentos desfavoráveis e que o time poderia oscilar. E isso aconteceu no jogo da segunda rodada do Campeonato Paulista. O empate não é algo para se desesperar nem para achar que o time é ruim. Estamos em início de temporada e a falta de ritmo de jogo e as condições físicas dos atletas são fatores que influenciam no desempenho do time. Na etapa final ficou nítida a queda física e o desgaste dos jogadores. E devemos considerar que os times do interior iniciam os treinos um mês antes. 
O trabalho do técnico na orientação do time tem apenas 20 dias, tempo insuficiente para implantar um novo esquema tático e uma nova filosofia de jogo. Acostumados com um jogo mais defensivo, os jogadores precisam de tempo e de muita repetição para assimilarem o novo padrão tático, com características mais ofensivas. Na hora do aperto, inconscientemente, eles tendem a repetir o que faziam anteriormente. O time está num processo de mudança tática e precisa de um tempo para engrenar.
Diante das circunstâncias, início da temporada, novo técnico, novo padrão tático e novos jogadores chegando, um tropeço, embora desagradável, não é nenhuma tragédia. Há tempo para recuperar, corrigir os erros e lapidar a equipe. E nós, torcedores, precisamos ter paciência e apoiar o time e o técnico nessa fase de mudança tática. 
Com o resultado, o Corinthians, com quatro pontos está na liderança do Grupo 4, seguido pelo Guarani, com três pontos. E o Mirassol, com dois pontos ocupa o terceiro lugar do Grupo C. 
O próximo compromisso do Timão será quinta feira, 30/01, às 21:30 horas, contra a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, SP. O Mirassol, no mesmo dia e horário, enfrentará o Guarani no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, SP. 

Créditos e fontes de imagens 
placar.uol.com.br - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/gazetaesportiva.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!