O novo Corinthians - Bom desempenho e ótimo resultado

Após um período de angústia, de sofrimento e de sustos, diante de um futebol feio, retrancado e mal jogado, a Nação Corinthiana vê brilhar a luz da esperança de novas alegrias, novas conquistas e novas vitórias. O que vimos nos amistosos em Orlando e na primeira rodada do Campeonato Paulista, com a vitória de 4 a 1 sobre o Botafogo-SP, permite-nos inferir que o ano de 2020 será o oposto de 2018 (quando sofremos fazendo as contas para não sermos rebaixados) e 2019, quando, muitas vezes, não conseguíamos ganhar e sofríamos para empatar com times da parte inferior da tabela, inclusive com equipes potencialmente rebaixadas. 
Diante de um time que praticava o anti-futebol, o anti-jogo, que jogava por uma bola e recuava após fazer o gol, que empatava ou vencia no sufoco, que jogava como um time pequeno, que fazia um jogo feio e sem criatividade, era visível a necessidade de uma mudança radical capaz de devolver ao Corinthians o seu papel de protagonista. Para esse resgate do protagonismo foi necessária a reformulação do elenco e da comissão técnica. 
Assim começamos um novo ano e uma nova temporada, com muita esperança, mas também com muita ansiedade. Felizmente e, para a alegria de mais de trinta milhões de torcedores, as mudanças aconteceram e hoje estamos diante de uma nova realidade que nos permite vislumbrar um Corinthians mais propositivo, um elenco mais comprometido e mais participativo.
Com três semanas de atividades, inclusive com uma viagem para participar da Flórida Cup, o Timão de 2020 se apresenta hoje com uma nova postura em campo e nova proposta de jogo. É um time ofensivo que valoriza a posse de bola, que pressiona o adversário, com melhor qualidade do passe, com um meio campo veloz, criativo e que faz a bola chegar aos atacantes em boas condições de finalizar. 
No primeiro jogo oficial da temporada, contra o Botafogo-SP, o Corinthians teve 66% de posse de bola, deu 726 passes, teve 95,9% de acertos, finalizou 14 vezes, sendo 8 no alvo, e marcou 4 gols. Esses dados refletem a nova postura do Timão bem como o comprometimento dos jogadores e da comissão técnica com uma nova estratégia, focada na busca do gol e da vitória. A bola é trabalhada de pé em pé, desde o goleiro, e chega ao ataque em boas condições de finalizar. Nada de chutões que quase sempre acabavam na recuperação da bola pelo zagueiro adversário. Constatamos assim a evolução na troca de passes e nas finalizações. 
Gols
Na vitória da primeira rodada, os gols corinthianos  foram marcados por Boselli (3) e Luan. Ronald fez o gol do Botafogo-SP. 
A boa atuação no jogo coletivo potencializou as habilidades individuais dos jogadores. Merecem destaque as atuações do Boselli, o melhor em campo, Luan, Camacho, Richard, Ramiro e Fagner. Dos garotos que atuaram, Lucas Piton mostrou segurança e personalidade, credenciando-se para disputar a titularidade com Sidcley. Janderson foi participativo, fez boas jogadas, mas precisa ser menos afobado. 
O fato do Botafogo-SP ser um time de menor expressão na disputa do Campeonato Paulista e de ter ficado com um jogador a menos em quase todo o 2º tempo, não diminui o mérito da goleada corinthiana. Em 2019 sofríamos para empatar com times do mesmo porte e até inferiores ao time de Ribeirão Preto. O que importa é que, em três semanas de treinamento, Tiago Nunes conseguiu fazer de um time retranqueiro e que jogava por uma bola, um time ofensivo, que valoriza a posse de bola e que, sem abdicar da marcação, busca o gol durante toda a partida. Obviamente, teremos momentos não tão favoráveis e o time poderá oscilar, mas o que importa é que deixamos para trás o anti-jogo e o anti-futebol e que jogadores e comissão técnica estão motivados e comprometidos com o resgate do protagonismo corinthiano. 
Corinthians e Botafogo-SP voltarão a jogar domingo, 26/01. O time de Ribeirão Preto receberá a Ponte Preta às 16:00 horas (horário de Brasília) no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, SP. O Corinthians, às 19:00 horas, enfrentará o Mirassol no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, SP. 

Créditos e fontes de imagens e vídeo
globoesporte.globo.com - Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com
Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/gazetaesportiva.com
youtube.com/Jon Futebol - globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!