Não fez a lição de casa

Novamente, o Corinthians, ao perder do Fluminense na Arena em Itaquera, deixou de fazer a lição de casa e fechou o Campeonato Brasileiro com mais uma derrota. 
Para nós, torcedores corinthianos, o Brasileirão foi um campeonato de pontos sofridos. Nós, que vibramos com a volta do Carille, esperávamos uma temporada vitoriosa e com muitos títulos. Ou, pelo menos, ver em campo um time brioso e valente, com os jogadores atuando com muita raça. Mas, para nossa decepção, isso não aconteceu. 
Mesmo o time não jogando o futebol esperado, o título do Campeonato Paulista nos animou e nos deu esperança de novas vitórias e novas conquistas. Mas, isso não ocorreu. Fomos eliminados na Copa do Brasil, na Copa Sul Americana e no Campeonato Brasileiro ficamos em 8º lugar e só nos classificamos para a fase preliminar da Copa Libertadores devido à classificação antecipada do Flamengo, por ter vencido a Copa Libertadores, e do Athlético Paraná, campeão da Copa do Brasil. 
Na temporada 2019 perdemos muitos jogos na Arena Corinthians e no Brasileirão perdemos de times que estavam na parte inferior da tabela, desperdiçando pontos preciosos. 
Carille voltou diferente da Arábia e não conseguiu repetir o sucesso que alcançou em sua primeira passagem pelo Timão. Até parece que foi abduzido e colocaram um clone no seu lugar. Voltou menos humilde, em algumas ocasiões foi arrogante nas entrevistas e acabou perdendo o grupo ao expor jogadores publicamente. Tecnicamente, praticou o anti futebol, priorizando excessivamente a marcação e a retranca. Ao completar oito jogos sem vencer, foi demitido e substituído pelo Dyego Coelho, técnico do sub 20, que, interinamente, treinou o Corinthians no final do Brasileirão. Sob o seu comando, o time passou a atuar ofensivamente e conseguiu classificar-se para a Pré Libertadores. 
Mas, não podemos atribuir a responsabilidade do mau desempenho corinthiano apenas ao Carille. Os jogadores e a diretoria que os contratou têm a sua parcela de culpa no sofrível rendimento da equipe. O elenco tinha jogadores tecnicamente limitados, mas não ao ponto de empatar e perder de times que foram rebaixados. Da mesma maneira que faltou variações de jogadas, também faltou raça e determinação de parte do elenco. Com um padrão de jogo mais que manjado e com jogos burocráticos, perdemos muitos jogos em casa e esses pontos perdidos fizeram falta. 
Para 2020 muita coisa precisa ser mudada, começando pelo reforço das posições mais carentes: zaga, lateral esquerda e no meio campo um meia de criação que faça a bola chegar ao ataque. 
Tiago Nunes, o técnico para o próximo ano, vai ter muito trabalho. 

Crédito e fonte de imagem 
globoesporte.globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!