Não era um leão. Era um gatinho.
Corre na imprensa esportiva a notícia que, após vencer o Sport de Recife por 3 a 0, o Corinthians rapidamente se reabilitou da derrota que sofreu de seu arquirrival. Mas, ao analisar o desempenho dos times no Campeonato Brasileiro constatamos que o Sport de Recife tem apenas 32 pontos em 31 jogos e se encontra na 16ª posição na tabela de classificação com 9 vitórias, 5 empates, 17 derrotas, com um saldo de gols negativo (-17), com apenas 34% de aproveitamento e com a mesma pontuação do Vasco, o primeiro time da zona de rebaixamento. O Palmeiras, com 51 pontos em 30 jogos, tem 14 vitórias, 9 empates, 7 derrotas, saldo de gols positivo (15) e 57% de aproveitamento ocupa o 5º lugar no Brasileirão. O Corinthians, com 45 pontos em 30 jogos, 12 vitórias, 9 empates, 9 derrotas, saldo de 4 gols e 50% de aproveitamento ocupa o 8º lugar no campeonato nacional.
Ao comparamos a situação dos dois últimos adversários, contatamos uma grande diferença entre ambos, com nítida superioridade do time da Rua Turiassu, o que nos leva a concluir que se o Timão reabilitou-se no resultado, não podemos concluir que o mesmo ocorreu sobre o seu desempenho. Pela fragilidade do time de Recife, até poderíamos ter um placar mais amplo, não fossem os erros cometidos no arremate final. Vencer é sempre bom e a vitória contra o Sport foi importante para subir na tabela de classificação e recuperar parte do saldo de gols que perdemos diante do Palmeiras.
O desempenho corinthiano diante do time de Recife foi indubitavelmente superior. Tivemos mais posse de bola, 58%, finalizamos mais, 20 vezes contra 11 do adversário, tivemos mais passes certos, 484 contra 273 do Sport e fomos superiores também nos desarmes, 22 contra 15. Com marcação agressiva, triangulações e boa movimentação, o Corinthians teve o total controle da partida e o resultado seria até mais amplo não fossem os erros do último passe.
Obviamente, o Mancini conseguiu organizar o time e estabelecer um padrão de jogo. Com 60% de aproveitamento do time sob o seu comando e a recuperação de jogadores que quase nada produziam com os técnico anteriores, ele colocou o Corinthians em outro patamar, tirando-o da proximidade da zona de rebaixamento e permitindo ao Timão sonhar com a participação na Copa Libertadores da América. No entanto ainda tem muito trabalho pela frente e ajustes a serem realizados, individual e coletivamente.
Os gols da partida foram marcados por Gustavo, Mateus Vital e Jô. Cazares, embora não tenha feito gol, foi o Maestro em campo. Mas, o melhor do jogo estava fora do gramado. Mesmo diante de um adversário fraco, o Corinthians mostrou uma boa estratégia de jogo, disciplina tática, variações de jogada, um time coeso e muita raça. Méritos para o técnico Mancini, que está conseguindo tirar o melhor de cada jogador e criou um bom ambiente interno, com muito respeito e camaradagem. No entanto, o time ainda precisa de reforço para algumas posições: um bom reserva para o Fagner, um centro avante, um volante com boa saída de bola, um meia de criação e um zagueiro. E que os reforços sejam experientes, para tornar o time mais cascudo, dar segurança aos garotos para evitar o que aconteceu no jogo contra o Palmeiras. Entre os jogadores, merecem destaque as atuações de Mateus Vital, Fagner, Cazares e Gustavo. Jô, apesar de ter feito o gol, ainda não se encontra em sua melhor forma, aparentando estar pesado e com problemas de mobilidade. Everaldo, Cantillo e Marllon foram os destaques negativos e precisam melhorar muito para continuarem jogando na próxima temporada.
O próximo compromisso do Corinthians será contra o Red Bull Bragantino na segunda feira, 25/01, às 20:00 horas na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo, SP. O Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0 na última quinta feira, 21/01, às 19:00 horas no Estádio Mané Garrincha em Brasília, DF, em jogo atrasado. No domingo, 24/01, às 16:00 horas, o time da Rua Turiassu enfrentará o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza, CE.
Créditos e fontes de imagens
globoesporte.globo.com - megacurioso.com.br
Comentários
Postar um comentário