Para que participar da Florida Cup?

Eu ainda tenho dúvidas sobre os benefícios do Corinthians participar da Flórida Cup. A justificativa da internacionalização da marca não me convence. O futebol norte americano não tem tanta visibilidade como o Europeu e o Timão tem muito mais prestígio individual que o conjunto dos clubes da América do Norte. Se fosse um torneio na Europa poderia sim trazer visibilidade ao clube do Parque São Jorge e colocá-lo na vitrine mundial. Suponho que apenas ganhos financeiros possam explicar a participação alvinegra nesse evento. 
Será que isso justifica o desgaste do time nesse ano em que, devido à Copa do Mundo, a pré temporada é mais curta com os campeonatos regionais iniciando prematuramente? 
Ao se apresentar em 03/01/2018, o elenco ainda não deverá estar completo e a saída e a entrada de jogadores, natural na janela de transferências, resultará num time ainda defasado, totalmente desentrosado e sem ritmo de jogo. E será esse esboço de time que, com alguns poucos dias de treinamento, irá enfrentar times europeus em meio de campeonatos nacionais, devidamente treinados e entrosados. 
Serão dois jogos em que os adversários se apresentarão em melhores condições físicas, técnicas e táticas. Voltando de férias, os brasileiros ainda estarão fora de forma e, por maior que seja a competência do Carille, não haverá tempo hábil para se estabelecer um padrão de jogo e o entrosamento do time. Padrão de jogo e entrosamento dependem das características dos atletas, do conhecimento mútuo dessas características, bem como de repetição e muito treinamento, o que não ocorrerá no tempo exíguo entre a apresentação do elenco e a estreia no torneio. E ainda tem a viagem para aumentar o desgaste físico dos jogadores.
Creio que seria mais racional ficar no Brasil e fazer uma pré temporada mais produtiva, que possibilitasse um melhor conhecimento pela comissão técnica dos novos contratados bem como o entrosamento do grupo. Uma pré temporada mais tranquila, sem viagens e correrias. Além disso, evitar-se-ia um risco desnecessário de lesões e perda de jogadores para os campeonatos que teremos pela frente. Sem o devido preparo físico, técnico e tático, por falta de tempo hábil, o Corinthians e os demais times brasileiros participantes do torneio enfrentarão times europeus totalmente estruturados, organizados, com plenas condições físicas e técnicas, entrosados e com um padrão tático já definido. Para enfrentá-los será necessário muito esforço e superar na raça o desnível decorrente da diferença das condições já mencionadas. Enquanto os europeus devem estar voando, no meio de seus campeonatos nacionais, os brasileiros ainda estarão no início do preparo para a temporada, apenas aquecendo-se para os campeonatos regionais. 
Será que vale a pena?

Créditos e fontes de imagens 
canaleua.com 
espn.uol.com.br 
terra.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!