Está complicado

Mais uma vez o Corinthians não conseguiu segurar o resultado e levou o empate em mais um vacilo da nossa defesa. Precisávamos da vitória, não só para subir na tabela de classificação, mas também para acalmar os ânimos da torcida e resgatar a confiança do time. Ela não veio, não apenas por erros nossos. O jogo teve clara influência da arbitragem que, além de não assinalar várias faltas a nosso favor, deixou de marcar um pênalti claro, quando Renato desviou com a mão uma bola dentro da área. Aliás, esse juiz é aquele que, no ano passado anulou um gol legítimo do Jô. 
No entanto, não podemos atribuir o nosso insucesso, apenas aos erros de arbitragem. Após fazer o gol, como tem sido frequente, o Corinthians recuou demais e deu muito espaço ao adversário. E Osmar Loss errou ao tirar o Pedrinho e deixar em campo o apagado Rodriguinho. Parece que a não ida para a Copa mexeu com o meia, que piorou muito seu desempenho em campo. 
Nossa defesa não mais apresenta a solidez anterior. Sem Cássio e sem Fagner perdemos a segurança e, talvez, a confiança. 
E, falando em confiança, parece que a saída do Carille abalou o time que, subitamente precisa se adaptar a um novo técnico, sem que para isso tenha o tempo necessário para treinar. Além disso, os desfalques, por convocação e por contusões, também interferem negativamente, acarretando desentrosamento e insegurança, situação que se torna ainda mais complicada pela mudança do esquema tático. O time está reaprendendo a jogar com um centro avante e com um jogador que não tem as mesmas características e movimentação do Jô. Nesse aspecto, o gol do Roger foi importante para dar confiança ao jogador e à própria equipe.
Não dá para creditar exclusivamente ao técnico, essa má fase do Corinthians. Ela é resultado de um conjunto de fatores: desfalques de jogadores, elenco limitado e insuficiência de peças qualificadas para reposição dos ausentes, calendário apertado e falta de tempo para treinos, comissão técnica desfalcada e em reformulação. Obviamente, todos esses fatores contribuem para a insegurança do conjunto e interferem negativamente no desempenho e no resultado. É uma situação semelhante a ter que trocar o pneu ou ajustar o motor com o carro em movimento. 
Apesar das dificuldades e dos resultados adversos, considero que o trabalho do técnico só poderá ser devidamente avaliado após a parada da Copa do Mundo e da inter temporada. Somente após ter o tempo para se recompor e poder treinar o time sem os desfalques atuais, haverá condições de cobrar a nova comissão técnica. 
Isso não significa satisfação com o momento presente nem que o time não deva se esforçar, dando o máximo possível em campo, mas sim que temos que manter a serenidade. O time do Corinthians, no presente, não precisa nem merece maior pressão do que a que já vem sofrendo pelas suas próprias condições de trabalho. Até porque os maiores responsáveis pela situação não atuam nos gramados. São as diretorias das últimas gestões que, por incompetência e omissão, permitiram desmanches sucessivos nos seus diversos setores e colocaram o time numa situação financeira que o torna refém dos empresários e sem condições de manter e adquirir bons jogadores. No momento, a pressão deve ser sobre a diretoria, para evitar o desmanche do elenco e prover a reposição de profissionais com o mesmo nível dos que perdemos ou viemos a perder na janela de transferências.

Crédito e fonte de imagens 
globoesporte.globo.com-Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!