16/12/1990 - O penta começou lá

Embora com menos descaramento, os antis já existiam e nos chamavam de timinho e de time regional, por ainda não termos vencido o Campeonato Brasileiro. Entre piadas semelhantes às que fazem atualmente em relação à Libertadores, a mídia tentava nos diminuir. Mas, continuamos na luta e  no dia 16 de dezembro de 1990, há exatamente 21 anos, o Corinthians deu a partida para uma série de conquistas do Campeonato Brasileiro, chegando em 2011 ao Pentacampeonato.


O Corinthians havia vencido o jogo de ida da final por 1 a 0, com gol de Wilson Mano, e por isso jogava por um empate para levar seu primeiro Brasileiro, diante do São Paulo de Telê Santana. No entanto, o time do técnico Nelsinho Baptista, do Neto, de Ronaldo Giovanelli, Márcio Bitencourt e Tupãzinho, queria mais, foi para cima e repetiu o triunfo do 1º jogo, pelo mesmo placar, com um gol do Tupãzinho.
Não era um time galático. Era um time de operários, de lutadores e de guerreiros que, mesmo precisando de um empate, foi pra cima em busca de uma vitória gloriosa. Ah! que saudades dessa garra!!! Não jogaram com o regulamento debaixo do braço. Jogaram como Corinthians, como guerreiros, como mosqueteiros. E, assim, abriram o caminho para outras conquistas que vieram e que virão.
Hoje, dia em que o nosso 1º título nacional completa 21 anos, prestamos nossa homenagem àqueles que, com sua garra assimilaram o espírito guerreiro do nosso Padroeiro e tão bem utilizaram as armas de Jorge em prol do engrandecimento da Nação Corinthiana. A eles toda a nossa gratidão.
E, para relembrar tão importante evento, veja abaixo a escalação do jogo final e dois vídeos de tão importantes e gloriosos momentos.
Escalações da final:
Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Neto (Ezequiel); Fabinho, Tupãzinho e Mauro (Paulo Sérgio).
Técnico:
Nelsinho Baptista
São Paulo: Zetti, Cafu, Antonio Carlos, Ivan e Leonardo; Flávio, Bernardo e Raí (Marcelo Conti); Mário Tilico (Zé Teodoro), Eliel e Elivélton.
Técnico:
Telê Santana


Créditos e fontes de imagens
Vídeos: youtube. com
Fotos
todopoderosotimao.com
futebolmensagemsena.esquadrointerativo.com.br

Comentários

  1. Do time titular três crias da casa: Ronaldo, Marcelo e Márcio. Os demais jogadores, nenhum deles teve suas contratações sendo noticiadas em manchetes de primeira página nos jornais esportivos da época. Para nenhum deles, acredito eu, a famosa sirene foi acionada. O Giba chegou a ser considerado como incapaz de jogar no Corinthians pelo “entendido” Juca Kfuro. O próprio Neto veio desacreditado trocado pelo excepcional Ribamar. Isto prova por a + b que não precisa fazer contratações pirotécnicas para montar um time vencedor. Em 1990 eu fiz uma descoberta. A sensação de ser campeão brasileiro é a mesma de ser campeão paulista. E o dia em que ganharmos aquela competição que os abutres adoram (se bem que agora descobriram que o “paulistinha” paga mais) certamente eu vou achar a mesma coisa. Com o Mundial foi assim. Da conquista eu me lembro dos jogos finais (Atlético Mineiro, Bahia, Vila Sonia)-todos emocionantes; da emoção daqueles jovens jogadores comemorando o título do gramado, do choro do velho Matheus, da pressão que os bambis exerceram na segunda partida, dos gols incríveis que o Neto perdeu na primeira partida, do chororô do técnico adversário sob apoio da midia purpurinada. Um momento realmente inesquecível.
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  2. VIVEMOS DE VARIOS ESTIGMAS,UM DELES FORAM OS 23 ANOS DE FILA NO PAULISTA,O OUTRO DE SERMOS UM TIME REGIONAL,E AINDA OSTENTAMOS O TITULO DE VIRGENS DAS AMÉRICAS.
    O QUE NÃO SE PODE ESQUEÇER NUNCA É QUE SOMOS UM TIME MOVIDO PELA PAIXÃO DO POVO,E ESTA PAIXÃO JA DERRUBOU ALGUMAS BARREIRAS,E SEM DUVIDAS,DERRUBARA A ULTIMA QUE NOS FALTA,POIS SEREMOS CAMPEÕES DA LIBERTADORES UM DIA,E ASSIM SENDO TODA A LEGIÃO DE ANTI-CORINTHIANS TERA QUE SE CALAR DE NOVO,COMO JA VIMOS VARIAS VEZES.
    PORQUE TODO MUNDO QUER SER O CORINTHIANS,MAS O FATO É QUE JAMAIS IRÃO CONSEGUIR,PORQUE SOMOS UNICOS,E O TEMPO SEMPRE ESTARA A NOSSO FAVOR.
    MATADOR DA FIEL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!