O Penta é pra você Magrão

 

Além do dom da vida, Deus me deu vários presentes, entre eles a oportunidade de apreciar coisas bonitas e grandes acontecimentos. Nesta categoria de dádivas coloco o privilégio de ter visto o Sócrates jogar futebol. Quem pode vê-lo em campo testemunhou a ação de um dos remanescentes do futebol arte. Ele sim, pode ser considerado o verdadeiro mago da bola. Com ela nos pés, era um verdadeiro artista. Cada jogada sua era uma pintura e cada gol uma canção melodiosa a alegrar nossos corações. 
E, ninguém como ele, entendeu o que é o Corinthians, a Fiel torcida e a essência da alma corinthiana. Perguntado sobre o que é o Corinthians, ele afirmou que "o Corinthians não é só um time e uma torcida; é um estado de espírito." Em diferentes ocasiões manifestou seu carinho e respeito pela Nação Corinthiana, em declarações marcantes: São afirmações suas:
"Todos sabem o que essa torcida representa. Parece que Deus deu uma paradinha lá no Parque São Jorge e transformou o time e a torcida no que eles são."
"A grande força do Corinthians é a emoção que a torcida passa para o time, algo numa dimensão que nenhuma outra passa."
"O Time do Corinthians não ganha jogo. Quem ganha jogo é a torcida do Corinthians."
Assisti sua última participação no programa Cartão Verde da TV Cultura, onde ele enalteceu mais uma vez a força da torcida corinthiana e a grandeza do Timão.

Apesar de ter jogado em outros times, nunca deixou de ser Corinthiano e ídolo da Fiel. Por isso, domingo, a Nação amanheceu mais triste. Sócrates partiu para o mundo espiritual, deixando em todos nós uma sensação de perda e uma imensa tristeza. 
A Nação alvinegra amanheceu de luto, chorando a separação do seu ídolo inesquecível que partiu do jeito que ele pediu: "Quero morrer num domingo e com o Corinthians campeão." Sua vontade foi atendida e ele nos deixou na madrugada do dia em que o Corinthians sagrou-se pentacampeão brasileiro.
Mas, não foi só dentro de campo, com suas jogadas geniais e com seu calcanhar mágico, que Sócrates foi importante e decisivo. Sua liderança ultrapassou os gramados e os próprios limites do Sport Clube Corinthians Paulista. 
Liderando o movimento mais significativo do esporte nacional, possivelmente até mundial,  a Democracia Corinthiana, suas idéias repercutiram na sociedade brasileira e contribuíram imensamente no processo de redemocratização do país. Como idealizador e líder da Democracia Corinthiana, fez do futebol uma alavanca e um canal de mobilização em prol da luta pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente do país, além de estimular a participação e a organização popular. Sócrates, sonhador e revolucionário apaixonado, era guiado pela utopia de uma sociedade mais justa. Polêmico fora do campo, jamais abriu mão de seus sonhos; franco e direto, não fazia média com ninguém e não abdicava de suas ideias e valores.


Vítima de seus próprios atos e invigilância, seu corpo físico não aguentou e morreu precocemente, deixando um vazio, não só na Nação Corinthiana, mas no coração de todos os que tiveram o privilégio de acompanhar sua trajetória profissional e política. 
Por isso, nada mais justo do que as homenagens póstumas que recebeu no Pacaembu, palco de suas jogadas de gênio, de seus gols inesquecíveis e de tantas vitórias. E nada mais justo e merecedor do que lhe dedicar o título do pentacampeonato. Este não é um sentimento pessoal, embora dele eu também compartilhe, mas sim, um sentimento global de toda a Nação e da torcida do Timão. E, ninguém mais que o Doutor soube entender o significado da Fiel Torcida. E é por isso, que como torcedora do Corinthians, neste momento em que a dor da separação e a saudade se fazem presentes em nossa Nação, eu declaro solenemente:
                   O Penta é pra você Magrão                                                   


Créditos e Fontes de imagens
youtube.com
blogdofsilva.blogspot.com
Emanuel Colombari/terra.com.br
youtube.com
facebook.com/Fotos do mural
youtube.com
lanceactivo.com.br
Agência Estado/esporte.ig.com.br
facebook.com/Fotos do mural

Comentários

  1. "COISAS QUE PRECISO DIZER"

    Não serei um tolo em querer denegrir a imagem do meu time do coração,longe disso,pelo amor de Deus.

    Mas tem certas coisas que não podemos nos esqueçer,eu continuo com a minha opinião de que temos que trocar o treinador,não é um titulo que coroa as deficiencias que como técnico o Tite tem.

    È preciso terminar o que se começou,se partimos para afilosofia definitiva de time grande,temos que agir como tal,meio profissionalismo,e meio amadorismo não se enquadra mais nesse futebol moderno estabelecido.

    Vamos ter mudança de comando,é mais do que sabido que dentro do corinthians,não se fala a mesma lingua,e isto pode estar em tempos de bonança,ou em meio a uma tempestade,alias acho eu,que seja a maioria preferida por todos.

    Não temos mais como voltar atras,foram muitos as conquistas relevadas por muitos,nestes cem anos,e isso devemos sim,louvar as atitudes do Andrés,porque se todas elas não foram com cem por cento de acerto,foram todas voltadas para o corinthians,como outros ja deveriam ter feito antes.

    Ainda precisamos mudar algumas mentalidades,como a que não vivemos de titulos,e nem temos o prazer de participar de libertadores,não é assim que devemos nos comportar,mas encarar todos esses desafios de frente,e entrar em todos com convicção,e não com frasezinhas de efeito para justificar fracassos,depois.

    Temos um elenco muito inchado,com peças completamente inuteis,e outras não aproveitadas devidamente,não temos mais base,não temos nem boa vontade de reestabelecer uma peça tão importante a qualquer clube grande,fazer parcerias absurdas não è a solução,mas sim voltarmos a investir no que é nosso,e sempre foi marca importante no clube.

    Precisamos a aprender planejar,tivemos um resquicio disto no incio do campeonato brasileiro,depois de tres fracassos seguidos,se erramos ou acertamos,em ja naquela época termos mudado tudo,a insistencia no erro acabou dando certo,mas a qual preço?

    Terminamos o ano comemorando o titulo do brasileiro,e não podemos esmoreçer,temos que continuar dentro do sentido de grandeza,não como soberba,mas dentro de um fato,somos o primeiro clube do Brasil em arrecadação,nossa marca é a mais cara da América do Sul,e temos que ser coerentes com toda essa riqueza,e continuarmos colhendo bons frutos com ela,pois o dinheiro do mesmo modo que coroa,leva a desilusão.

    Se é desejo do clube que o Tite permaneça,que o esclareçam que ser corinthians,não é matarnos obrigatoriamente do coração,o jogo de domingo foi tudo o que jamais queriamos assistir em uma partida de futebol,ainda mais quando se tem a vantagem de depender de si mesmo,o que vimos foi uma partida de um time obrigado a ser covarde pelo seu treinador,jogadores foram sacrificados sem necessidade,pelo seu medo descabido.

    Nunca desejei tanto o termino de um campeonato em que o corinthians esteve envolvido como esse,o que o time passou nas mãos deste treinador foi de um absurdo sem igual,se houvesse um meio de dividir os momentos de genialidade dele,entre os momentos de puro medo,não sobraria nada a ser julgado,ou uma parte penderia mais do que a outra.

    Podemos exaltar esse sofrimento,que corintiano teima em dizer de boca cheia,mas sem duvidas poderiamos só utilizar a palavra,e não o sentido dela.

    Sei que irei contra a opinião de muitos,mas eu precisava expor o que sinto,porque de todos os momentos ruins que presenciei do meu time do coração,este foi,sem duvidas,o que mais perto cheguei de papai do céu.

    Matador da fiel.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Maria Angélica. Vc bem sabe o quanto eu estou feliz com esta conquista não só pelo fato de ser corinthiano, mas pelo fato de provar uma tese minha (e de muitos outros corinthianos) de que é possível ser feliz com o Tite. Aquela idéia de que empregando os seus conceitos futebolísticos é possível arrebatar algumas taças desde que tenha condições para isso. E não precisa ter uma seleção brasileira a disposição. Sobre a homenagem ao doutor Sócrates eu acho justíssima. Sócrates mudou o Corinthians e o Corinthians mudou o Sócrates. Mas eu gostaria tb que se lembrasse de outros craques do passado que se foram este ano- o Adãozinho e o Paulo Borges- e também de outro que a fatalidade impediu de fazer o seu nome no Corinthians- William Morais. E se a gente pensar bem, Maria Angélica, veremos que este ano no geral foi muito amargo pra gente. Nem vou considerar a eliminação na pré-dita cuja e a derrota na final pros sardinhas. Então por tudo o que aconteceu. Por todas as sacanagens que fizeram com a gente, este título veio para lavar a nossa alma e foi merecidíssimo. Valeu!
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  3. angélica, vc poderia me passar seu email?
    to querendo trocar uma idéia sobre... 2012
    ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!