O que esperar?

Sobre a derrota para o Ceará, foi uma tragédia anunciada. Infelizmente, não surpreendeu. O que vimos em campo não foi um time, foi um amontoado de jogadores desorganizados, desmotivados, descontrolados, apáticos, amorfos, sem garra, sem raça e perdidos em campo. Sem dúvida, foi o reflexo da falta de comando de uma comissão técnica inexperiente em grandes campeonatos e sem o devido preparo para enfrentar grandes competições. 
O desejo da torcida foi atendido, Osmar Loss foi demitido, um novo técnico foi contratado e novas esperanças se vislumbram nos horizontes alvinegros. 
Mas, será que o problema era só o técnico? Será que apenas a sua troca livrará o Corinthians da situação calamitosa em que se encontra? Ou Osmar Loss não passa da ponta do iceberg que ameaça a nau corinthiana?
Depois do rapa feita pelo Carille e da migração em bloco de membros da comissão técnica para a Arábia Saudita, a mesma foi quase totalmente recomposta com profissionais oriundos da base e quase sem experiência em disputa com times mais capacitados e experientes. Dos 6 novos membros da comissão técnica, 5 vieram da base. Uma coisa é treinar jogadores em formação, outra é tratar com profissionais formados e rodados. 
Além disso, a tarefa era árdua, reconstruir o time após mais um desmanche após a perda de jogadores decisivos. Era muita areia para o caminhãozinho da nova comissão em formação.
Para resolver os problemas que ora afligem o Timão, a reestruturação terá que ser mais ampla e abrangente, com técnicos e auxiliares mais experientes e cascudos. Apesar da estrutura corinthiana, apenas ela é insuficiente para enfrentar os desafios dos diferentes campeonatos disputados. É preciso pessoal devidamente preparado para geri-la e fazê-la funcionar a contento. 
Jair Ventura dará conta da tarefa para a qual foi contratado? Se por um lado conseguiu, com um time mediano, levar o Botafogo às quartas de final da Libertadores, não teve sucesso no Santos. Talvez o DNA ofensivo do time litorâneo tenha sido desfavorável ao seu estilo mais defensivo. Tomara que consiga arrumar nossa defesa. 
Outra dúvida que paira é quem virá com ele para compor a comissão técnica, pois ele sozinho dificilmente suprirá a inexperiência dos atuais membros da comissão alvinegra, muitos deles fracos e inexperientes. E como ficará o ambiente e a convivência com o ex técnico rebaixado para auxiliar? 
Não deixa de ser estranho que um técnico que deixou o Santos próximo à zona de rebaixamento venha para "salvar" o Corinthians. Talvez a semelhança das condições em que pegou o Botafogo com a situação atual do Timão, bem como seu estilo de jogo mais defensivo, tenha favorecido sua escolha. E já que foi contratado, vamos apoiar e rezar para que dê certo. E que valha-nos São Jorge! 

Créditos e fontes de imagens 
globoesporte.globo.com-Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians/gazetaesportiva.com-Victor Pazella/globoesporte.globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!