Buscando o empate

Não foi um jogo fácil. Nem parecia amistoso. O Cruzeiro veio babando para devolver a derrota de Belo Horizonte, E, já no primeiro tempo, nos vencia por 2 a 0. Mas não desistimos e fomos buscar o empate. E, se não fosse a vacilada do Jadson na cobrança do pênalti, poderíamos ter saído com a vitória. Mas não foi pênalti e nosso meia ajudou os deuses do futebol fazerem justiça. 
Mais do que o resultado, o jogo, bem como os demais amistosos, foram importantes para diagnosticar as falhas, dar ritmo de jogo aos atletas e integrar os novos jogadores e os novos integrantes da comissão técnica. Estamos passando por um período de reajustes, assimilando as perdas e tapando os buracos deixados pelas transferências de jogadores e pessoal de apoio técnico e, como toda mudança, sofrendo os desarranjos a ela inerentes. 
Melhores momentos e gols
Apesar dos dois gols que impediram a derrota, o primeiro numa triangulação de Vital, Rodriguinho e Paulo Roberto, e o segundo numa jogada individual de Marquinhos Gabriel e finalização certeira de Pedrinho, ainda temos problemas para resolver e muito a melhorar. 
Estamos com problemas na defesa, no meio campo e ainda não acertamos o ataque, que está refém de jogadas individuais. Ainda sem o entrosamento necessário, nossa defesa vacilou e levamos dois gols pelo alto. Tivemos dificuldades na saída de bola, na armação das jogadas e na criação. Consequentemente, a bola não chegou ao centro avante. Além disso, alguns jogadores continuam devendo futebol e produzindo muito menos do que podem render. Rodriguinho melhorou um pouco, participou da jogada do primeiro gol, mas parece estar sem inspiração, apresentando um desempenho muito aquém do que já produziu. Jadson vem errando muitos passes e criando pouco, Roger não aproveita as bolas que recebe e a dupla de volantes, Gabriel e Renê Júnior, estão com dificuldades na transição. 
Em contrapartida, Marquinhos Gabriel tem entrado ligado e aproveitado as oportunidades que teve, Pedrinho melhorou no último jogo, Danilo Avelar tem mostrado segurança defensiva e ofensiva e Romero continua sendo decisivo. 
Na quinta feira, jogadores pouco ou não utilizados contra o Cruzeiro participaram, no CT Dr Joaquim Grava, de um amistoso contra o São Caetano. O Corinthians venceu por 1 a 0, com gol do recém contratado Jônathas, que mostrou boa movimentação e oportunismo. O gol resultou de uma jogada de Pedrinho e Marquinhos Gabriel. O zagueiro Vilson, que não jogava há um ano, e o atacante Clayson, recuperado de cirurgia no joelho, participaram do jogo. 
Apesar das dificuldades encontradas e dos problemas detectados, o saldo dos amistosos foi bastante positivo, não só pelos bons resultados obtidos. Ele serviram para diagnosticar problemas, corrigir falhas, reajustar o esquema tático e remontar o time. Apesar das transferências de jogadores e pessoal do apoio técnico, o time mostrou evolução. Não estamos em terra arrasada e temos possibilidades de retomar, no reinício da temporada, o caminho das vitórias. Diante de tantas perdas e mudanças, a palavra de ordem é serenidade. Serenidade para promover as mudanças necessárias, integrar jogadores e pessoal técnico e entrosar e reajustar os setores do campo. 
Osmar Loss deverá aproveitar o que resta da intertemporada para os ajustes necessários. As voltas de Ralf, Fagner e Clayson e a chegada de Jônathas darão novas opções ao time. E, neste momento de transição, o comprometimento, a garra e a determinação de todos os envolvidos serão tão importantes quanto as condições físicas e técnicas e o esquema tático do time. 

Créditos e fontes de imagens e vídeo 
globoesporte.globo.com-Sergio Barzaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.com
youtube.com/+LanceTV!-globo.com 
Sergio Barzaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!