Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Sabemos que não existe time imbatível, mas sempre tentamos não pensar na possibilidade de uma derrota, ainda mais em casa e para um time que briga para não cair. E vindo de uma mini inter temporada que, teoricamente, serviria para dar descanso ao time após uma maratona de jogos, recuperar jogadores desgastados e/ou lesionados e treinar novas estratégias. O script estava perfeito, mas parece que não ensaiaram direito e o resultado não foi o esperado. Perdemos o jogo, perdemos dois jogadores por lesão (Arana e Balbuena) e, na metade do segundo tempo, tínhamos atletas se arrastando em campo. 
Será que nos dias sem jogos perderam o foco e o ritmo de jogo? O que deu errado? É preciso fazer um diagnóstico preciso, pois, durante as eliminatórias da Copa do Mundo, teremos outra parada no Campeonato Brasileiro. Não se trata de caça às bruxas, mas sim de identificar os erros para não repeti-los.
Sobre o jogo, o Corinthians teve um desempenho muito aquém do esperado e de jogos anteriores. Podemos dizer que jogou bem menos do que sabe e do que pode jogar. Mesmo com mais posse de bola, (65%), e com mais finalizações (5 certas e 9 erradas) contra 3 certas e duas erradas do Vitória, faltou objetividade no arremate final, não conseguindo transformá-las em gols. Errou muitos passes (69), insistiu pelo meio congestionado, quando deveria atuar mais pelas beiradas, abusou dos lançamentos longos (errou 19) e sofreu 19 desarmes. Até criou, mas faltou efetividade e objetividade nos chutes a gol. Com o placar adverso, faltou tranquilidade e frieza e sobrou afobação. 
Não sei se subestimaram o adversário, achando que fariam o gol quando quisessem, se faltou ritmo de jogo ou se sentiram o revés do gol do Vitória. Mas há muito tempo não via um Corinthians tão afobado e atrapalhado. 
A arbitragem, para não variar, continua de péssima qualidade, com erros para os dois times. Deixou de marcar dois pênaltis a favor do Corinthians e anulou um gol legítimo do Vitória. Mesmo com seis árbitros em campo, continuam não enxergando nada. 
Com o resultado, o Corinthians, apesar de perder a invencibilidade de 34 jogos na temporada, continua na liderança do Campeonato Brasileiro com 47 pontos, 14 vitórias, 5 empates, uma derrota e 78% de aproveitamento, 7 pontos à frente do Grêmio, o segundo colocado.  Já o Vitória, encontra-se em 18º lugar, com 22 pontos, 6 vitórias, 4 empates, 11 derrotas e 35% de aproveitamento. 
O próximo compromisso do Corinthians será no dia 23/08, quarta feira às 19:30 horas na Arena Condá, em Chapecó, jogo atrasado da 20ª rodada. E no sábado, 26/08, o Timão receberá o Atlético-GO às 19:00 horas em sua Arena, em Itaquera. O Vitória enfrentará a equipe do Coritiba, na segunda-feira, 28/08, no estádio Couto Pereira.
Apesar de sentirmos a derrota, não há razão para desespero nem desânimo. Se não tem nada ganho, também não tem nada perdido. É colocar a cabeça no lugar, fazer auto crítica do jogo, retomar o foco perdido, a concentração e a humildade. E seguir o conselho de Paulo Vanzolini: 
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!