E no entanto é preciso ganhar

Acabou a rodada e, pelos desígnios dos deuses do futebol, continuamos na liderança e com nove pontos na frente. A diferença é que agora temos não mais um, mas três times nos perseguindo com 50 pontos: Grêmio, Palmeiras e Santos. E, apesar da diferença, se não retomarmos as vitórias, corremos o sério risco de sermos ultrapassados. Nossa performance no segundo turno não é nada animadora e está exigindo providências urgentes da comissão técnica e uma nova postura do time. É preciso buscar as causas dessa queda brusca de rendimento para poder saná-las. E parar de passar a mão na cabeça dos jogadores, justificando suas falhas. Ninguém desaprende jogar bola de uma hora para a outra e é preciso descobrir os motivos do mau desempenho dos jogadores nessa fase do campeonato. 
No último jogo, contra o vice líder, enquanto a defesa apresentou uma boa atuação, o setor ofensivo ficou devendo, e muito. Faltou criatividade no meio campo, Jadson e Rodriguinho pouco criaram, a bola não chegou para o Jô, que teve apenas uma oportunidade de gol e não aproveitou. Fagner pouco chegou ao ataque e Arana, apesar de ligeira melhora, continua devendo e muito. Parece avoado, desconcentrado... Está com a cabeça na Europa ou nas aventuras noturnas? Maycon é outro que caiu de rendimento. Será que o seu bebê anda atrapalhando seu sono? Onde está o jogador que brilhou na Ponte Preta e no início da temporada? Arana e Maycon são dois garotos. Será que não estão sabendo lidar com o sucesso precoce? Deslumbramento também atrapalha. 
Fagner, Arana, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero tiveram queda de rendimento e estão muito longe dos jogadores que foram no primeiro turno. Jô, mesmo prejudicado pela falta de criação, também está abaixo do patamar anteriormente apresentado. Seria problema físico ou algo mais? 
Quaisquer que sejam os motivos dessa queda no desempenho do time, precisam, urgentemente, ser diagnosticados e corrigidos. Não dá ficar nessa mesmice, perdendo ponto em casa e fora de casa e continuar apresentando no segundo turno um rendimento de time rebaixado. 
Por que não ousar um pouco e buscar alternativas para, pelo menos,  tentar melhorar o time, dando oportunidade para outros jogadores. Jadson e Romero precisam ser substituídos em todos os jogos, Rodriguinho não consegue sair da marcação e pouco tem produzido, Clayson e Marquinhos Gabriel têm entrado bem, Danilo está recuperado e fazendo golaços nos treinos, Pedrinho, também recuperado, já mostrou ser capaz de mudar um jogo. Alternativas existem. Qual é o medo de Carille? Perder o vestiário? Prefere morrer abraçado com seus protegidos e não mexer no time, colocando no banco quem não está bem? Versão 2017 do pastor e suas ovelhas?
Um time que jogando em casa, finaliza apenas cinco vezes, e todas erradas, sinaliza que não está bem, que o esquema tático não está funcionando, que há algo errado e que precisa ser corrigido com a máxima urgência. Estratégias de jogo, condições físicas, técnicas e psicológicas precisam ser avaliadas. A própria comissão técnica precisa fazer uma auto avaliação, uma auto crítica e buscar alternativas para o time, pois, como já afirmei no post anterior, se continuarmos nessa mesmice perderemos o título, não para os adversários, mas para nós mesmos. 

Crédito e fonte de imagem 
propmark.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!