Título do Carille

Visto com desconfiança pela torcida e desacreditado pela mídia, Fábio Carille, contrariando os mais terríveis prognósticos, levou o Corinthians à conquista dos campeonatos Paulista e Brasileiro, dando o maior cala boca nos "entendidos" do futebol. Jornalistas, inclusive corinthianos, duvidaram de sua capacidade de gerir um time com a grandeza do Corinthians e, numa análise superficial, decretaram sua falência como técnico de futebol, sem ao menos dar-lhe o tempo necessário para mostrar seu trabalho. 
Obviamente que ninguém poderia cravar seu sucesso, mas foi bastante leviana a postura daqueles que, prematuramente e sem nenhum dado objetivo, lhe atiraram pedras, mesmo antes do início do seu trabalho. 
Aqueles que desdenharam a efetivação do Carille ignoraram indícios importantes a favor do técnico: o fato de ter trabalhado como auxiliar do Mano e do Tite, o que lhe proporcionou uma grande aprendizagem, e seu conhecimento do Corinthians e do corinthianismo. Sabemos que sua contratação não se deu por esses fatores, mas eles foram fundamentais para o seu êxito no comando alvinegro. Outro fator decisivo foi sua capacidade de gerir o grupo, fazendo dos jogadores mais experientes seus colaboradores no direcionamento dos mais jovens. 
Com um elenco limitado, com jogadores jovens, sem nenhuma grande estrela, Carille teve a capacidade de montar um time taticamente disciplinado e definir um padrão de jogo que, mesmo manjado, tornou-se difícil de ser batido. E assim o time conquistou o Paulistão e o Brasileirão para a alegria da Fiel e o desespero dos antis. 
Obviamente que nem tudo foi perfeito. Carille não é Deus e, como todo ser humano, tem suas qualidades e seus defeitos. Mostrou uma certa dose de teimosia ao demorar para mexer no time, mas os maus resultados do segundo turno obrigaram-no a fazer as mudanças necessárias à oxigenação da equipe quando os titulares perderam o gás. Em dado momento mostrou excesso de confiança, mesmo diante dos resultados desfavoráveis. No entanto, suas qualidades de gestão, seu conhecimento tático e sua capacidade de gestão do grupo predominaram e foram determinantes para o sucesso alvinegro e para a recuperação de jogadores desacreditados. Mesclando a experiência dos mais velhos com o entusiasmo dos mais jovens ele conseguiu montar um time organizado, equilibrado e aguerrido, onde o coletivo potencializou as qualidades individuais. Cercando-se de auxiliares competentes e dedicados, conseguiu, com muito trabalho, fazer do Corinthians de 2017 a primeira e maior força do futebol paulista e brasileiro. 
Por isso, sem medo de errar e sem menosprezar os jogadores e demais membros da comissão técnica, afirmo que esse título que acabamos de conquistar é um título do Carille

Créditos e fontes de imagens e vídeo 
Djalma Vassão/Gazeta Press/gazetaesportiva.com 
youtube.com/You Timão 
twitter.com/@canalpremiere 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!