Mais dois pontos perdidos

O Corinthians perdeu mais dois preciosos pontos em Itaquera contra times da parte de baixo da tabela:  totalizando oito pontos perdidos em casa, (Ceará, 19º colocado, Santos, 15º colocado, Vitória, 14º colocado e Atlético-PR, 18º colocado), que poderão fazer falta no final do Campeonato Brasileiro. 
Com um time misto e predominantemente juvenil, poupando jogadores e improvisando em duas posições, o Timão não conseguiu passar de um empate sem gols. Com um elenco enxuto, com atletas lesionados e com pouco tempo disponível, num calendário irracional, Osmar Loss escalou um time sem entrosamento, com pouca experiência e que sequer treinou junto para a partida. A razão disso foi preservar jogadores mais desgastados para o jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América contra o Colo Colo na próxima quarta feira no Chile. 
Não participaram do jogo os laterais Fagner e Danilo Avelar e o volante Gabriel. Thiaguinho, volante de origem foi improvisado na lateral direita, Carlos Augusto substituiu Danilo Avelar e o zagueiro Léo Santos atuou improvisado na cabeça de área. Mantuan, reserva imediata de Fagner, e os volantes Ralf e Paulo Roberto estão lesionados e ainda sem condições de jogo. 
O desentrosamento e a inexperiência de atuarem juntos teve reflexos em todos os setores do campo, acarretando problemas na defesa, na saída de bola, no ataque e muita dificuldade para passar pela marcação adversária. O Atlético-PR explorou ao máximo o fato de Thiaguinho estar estreando em jogos oficiais fora de sua posição de origem, investindo em cima do nosso lateral improvisado. 
Com Jadson apagado e sem conseguir criar jogadas, a bola quase não chegou ao ataque, Clayson errou muitos passes, sendo facilmente desarmado, Romero chegou a levar perigo ao gol adversário, mas foi parado pelo goleiro Santos, e Pedrinho foi quem mais incomodou o Atlético-PR com sua movimentação e habilidade. Pedro Henrique deu alguns sustos e quase entregou um gol de presente, Henrique foi muito seguro e Carlos Augusto demonstrou segurança no setor defensivo e ajudou no ataque. Thiaguinho foi o que mais sofreu na estreia e errou muitos passes. Léo Santos, mesmo improvisado na cabeça de área foi seguro na defesa e ainda foi para o ataque, Douglas não comprometeu na marcação, a entrada de Matheus Vital melhorou o time ofensivamente, Araos, pouco acionado, não levou perigo à área adversária e Danilo, embora tendo feito boas jogadas, não conseguiu alterar o placar no pouco tempo em que esteve em campo. 
Cássio foi o melhor jogador em campo. Fez várias defesas, duas bastante difíceis, desarmou, mostrou qualidade ao jogar com os pés e foi seguro em todos os lances. Graças a ele não fomos vazados e saímos com o empate. 
Osmar Loss, pressionado por um jogo de mata mata no meio da semana, fez o que foi possível com o que tinha disponível no elenco e com o tempo escasso. Apostou nos garotos, promovendo estreias e improvisando, mas o desentrosamento e a inexperiência pesaram negativamente. Creio que teria sido mais eficaz ter colocado Léo Santos na lateral e Thiaguinho na sua posição de origem. Jogando como volante, talvez ele pudesse ter apresentado uma atuação mais segura. Demorar para mexer no time tem sido uma falha recorrente nos jogos de Loss. Com substituições mais cedo, haveria mais tempo para tentar mudar o jogo. No entanto, não podemos nem devemos crucificá-lo pelo empate. Nas condições vigentes, fez o que era possível. Com a volta dos titulares e com a recuperação dos lesionados, a tendência é melhorar. 
Com o resultado, o Corinthians, com 26 pontos, permanece na 7ª posição no Campeonato Brasileiro e o Atlético-PR, com 14 pontos, é o 18º colocado. 
Na próxima rodada, o Timão enfrentará a Chapecoense, no domingo, 12/08, na Arena Condá, em Chapecó. Mas antes, viaja ao Chile para enfrentar o Colo Colo, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América, a ser realizado na quarta feira, 08/08, às 21:45 horas, no estádio Monumental David Arellano, em Santiago. Por sua vez, o Atlético-PR enfrentará o Penãrol na terça-feira, 07/08, pela segunda fase da Copa Sul-Americana e, pelo Brasileirão, o Ceará, no sábado, 11/08, no estádio Castelão. 

Créditos e fontes de imagens 
globo esporte.globo.com-twitter.com/@brunocassucci 
twitter.com/-@Corinthians/Rodrigo Coca-Agência Corinthians 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!