São Paulo e Corinthians. Perdemos para nós mesmos

Toda derrota é dolorida. Mas, dói muito mais quando suas causas decorrem mais das nossas próprias falhas do que do mérito do adversário. E essas começaram bem antes do time entrar em campo,  na ausência de planejamento para a temporada, na demora na reposição dos desfalques da equipe, na carência de criatividade no meio campo e  na instabilidade emocional gerada pelas mudanças no elenco na semana que antecedeu o jogo decisivo na tabela de classificação.

A falta de planejamento e demora na reposição de jogadores resultaram nas nossas deficiências técnicas e táticas. Nosso meio campo é muito fraco na criação e na armação, deixando o ataque na dependência de um volante chegar de surpresa, dos laterais, (que pouco chegam na área)   e dos próprios atacantes que precisam fazer múltiplas funções, marcando como volantes, armando como meias e partirem para fazer o gol. Morais, além de fraco na criação, é irregular e esteve abaixo de sua média, que já é baixa. Cachito movimenta-se bem, mas, é melhor na marcação que na armação e Danilo é um ex jogador recebendo salário do Corinthians com direito a usar o CT para manter-se em forma. E o único que poderia ter feito a diferença, após ter sido escalado fora de posição pelos Pardais travestidos de técnicos, foi fritado e vendido. (O próximo post será sobre o Bruno César). E num setor tão carente, também vendemos o Éverton Ribeiro sem ao menos testá-lo num jogo.  Carente de um meia armador, Jorge Henrique, Dentinho e Liedson, atacantes multi usos, foram fortemente marcados,  o que limitou o poder ofensivo do time.

Outro problema crucial, também reflexo do planejamento, ou melhor, do não planejamento, é a ausência de um técnico mais criativo e ofensivo. Tite não tem perfil para dirigir um time de ponta, que briga para ser campeão. É técnico para time intermediário e para time pequeno, que luta para não cair. Até cheguei a pensar que ele fosse mais um motivador do que um técnico, mas, me enganei. Um técnico que se desequilibra quando o time leva gol, que demora e vacila nas substituições, que mais reclama da arbitragem do que orienta os jogadores e que é incapaz de uma atitude propositiva nos momentos críticos não consegue motivar nem a si mesmo, quanto mais o grupo. O Morais e o Jorge Henrique não estavam jogando nada e nem deveriam ter voltado no 2º tempo. O descontrole emocional dos jogadores evidenciam que o tão falado equilíbrio não foi devidamente trabalhado na preparação do time, que demonstrou desespero, e os jogadores, além de não terem a frieza necessária, perderam a cabeça, acarretando as expulsões. A atitude do Dentinho foi de total irresponsabilidade e  imaturidade. Um time perdido e desorientado reflete a desorientação de seus comandantes.

Até que ponto a ameaça da perda da posição com a vinda do Adriano, o novo camisa 10, alterou o emocional do elenco, principalmente do Morais, JH e Dentinho? Se o elenco tivesse sido montado no início do ano, este e outros problemas teriam sido trabalhado na pré temporada e não teriam desestabilizado o time às vésperas de um clássico. Aliás, depois deste jogo, revi minha posição anterior em relação aos atacantes. Não estamos bem e o Adriano pode fazer a diferença.
 
Erros do adversário e da arbitragem também ocorreram. O árbitro foi muito mais rigoroso com o Timão, deixou de dar o 2º cartão para o Rodolfo, a falta do 2º gol foi duvidosa, o goleiro deles fez cera nas  reposições de bola e não foi punido, eles bateram muito e não foram penalizados, sendo que em alguns lances nem foram marcadas faltas. Mas, nossos erros foram decisivos para a derrota, perdemos para nós mesmos e por isso perdemos o jogo e a liderança, tal como perdemos o Brasileirão 2010 e a pré Libertadores.

Que isso tudo sirva de alerta para a diretoria, comissão técnica e elenco. Que as reposições ocorram com urgência. Que venham os jogadores que faltam e que se busque um técnico competente, à altura da grandeza da instituição Corinthians. E, principalmente, que todos tenham inteligência e competência para aprenderem  com os próprios erros.

Comentários

  1. O planejamento do Corinthians vem errado desde o dia que o Mano Menezes assumiu a seleção brasileira. Técnicos incompetentes chegaram no Timão, mas apesar de achar q o Tite não seja o professor ideal para o nosso time, estou dando o maior apoio a ele e inclusive acho que agora ele começou a enxergar o futebol de forma ofensiva... até o jogo contra o Tolima era só na retranca.
    Apesar de respeitar a opinião de todos "loucos" do bando, gostei do jogo de domingo contra os "Bambis", acredito que não faltou vontade e garra aos jogadores, mas infantilidades como do Júlio César na hora da falta do Rogério, Alessandro em um carrinho sem necessidade e Dentinho, que levou tanta pancada e só revidou, foram os pontos decisivos.
    Com esse elenco dá pra sermos campeões paulistas, mas precisamos de reforços se quisermos conquistar pelo menos uma vaga na Libertadores do próximo ano.
    Que essa derrota de domingo sirva de lição para as próximas fases da competição.

    ResponderExcluir
  2. SO PARA LEMBRAR,QUE EU JA LAVEI A MINHA BOCA COM SABÃO,NÃO ESTOU MAIS XINGANDO OS BAMBIS,RSRSRS.

    ResponderExcluir
  3. Kennedy
    O planejamento acabou antes da saída do Mano. Acabou com a demissão do Antonio Carlos da gerência de futebol. A partir daí perdemos jogadores importantes, sem reposições à altura, contratamos mal para o centenário, priorizamos o marketing e esquecemos o futebol.
    Quanto ao Tite, teve uma melhora, mas, ainda não está à altura das nossas necessidades atuais.
    Domingo, a maioria mostrou a raça corinthiana, mas, faltou equilíbrio, principalmente emocional. E um centro avante tanque de guerra para enfrentar os zagueiros brucutus do adversário. No Brasileiro, o Adriano fará a diferença.

    ResponderExcluir
  4. Antonio Dib
    Roubaram sim, mas, demos mole no jogo. E, antes dele, também.
    Estou um pouco mais ocupada. Ah! agora também tenho um blog! Ainda estou adaptando-me à nova rotina. Aguarde-me, aqui e em seu blog.
    Assim como digo para o Timão, digo, também, para os amigos.
    Eu nunca vou te abandonar!

    ResponderExcluir
  5. ASSIM ESPERO,NÃO PELO BLOG,MAS POR TE-LA PERTO DA GENTE,HOJE SERIA O ANIVERSARIO DE MINHA MÃE,71 ANOS,COMO NÃO TENHO MAIS,RESOLVI FICAR PERTINHO DE VOCE.
    DESCULPA VIU.

    ResponderExcluir
  6. Dib
    Hoje não seria, hoje é o aniversário de sua mãe, da sua última chegada em nosso mundo material. Embora, fisicamente, ela não mais esteja ao nosso lado, embora você não mais consiga vê-la, ela continua viva e muito atuante. Apenas está em outro plano, no mundo espiritual, onde todos nos re-encontraremos no futuro. Tenho certeza que ela está ao seu lado, pois, nunca abandonamos aqueles que amamos. E, nós corinthianos entendemos bem o que isso significa.
    Faça uma oração em memória dela, se lhe fizer bem, chore. Mas, de saudade e não como desespero ou revolta pela sua ausência. Ela sentirá todo o carinho que você tem por ela e ficará muito feliz. O Espírito é imortal e somos Espíritos. A diferença é que ainda estamos encarnados e ela não. Mas, todos estamos vivos.
    Você sempre estará pertinho de mim, pois, amigos jamais se separam.
    E que Deus o abençoe e proteja, hoje e sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!