Corinthians X Palmeiras

No 1º clássico na Arena, o Corinthians vai receber seu arquirrival Palmeiras neste domingo, dia 28/07, às 16 horas pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora valha 3 pontos, como os demais jogos do Brasileirão, um clássico é sempre um campeonato a parte, principalmente quando o adversário é o maior rival, para mim, o único rival. Os outros são adversários e alguns, apenas fregueses.
Ficha Técnica - Corinthians X Palmeiras
Local: Arena Corinthians, em Itaquera, São Paulo (SP)
Data: 27 de julho de 2014, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Émerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Corinthians: Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Renato Augusto; Romero e Guerrero; Técnico: Mano Menezes
Palmeiras: Fábio; Wendel, Tobio, Wellington e Marcelo Oliveira; Renato, Wesley e Felipe Menezes; Mouche (Josimar), Diogo e Henrique; Técnico: Ricardo Gareca
Além dos possíveis escalados, Mano Menezes relacionou o goleiro Danilo Fernandes, o lateral Uendel, os zagueiros Ânderson Martins e Felipe, os volantes Bruno Henrique e Guilherme Andrade, os meias Danilo e Zé Paulo e os atacantes Romarinho, Luciano e Malcom.
Sem dúvidas no esquema de jogo, o Timão deverá repetir o que deu certo contra o Bahia. Renato Augusto substituirá o suspenso Jadson, armando o jogo juntamente com Petros, fazendo a ligação para os atacantes Ángel Romero e Paolo Guerrero e tentando dar o último passe para as finalizações dos companheiros. Romero, após sua excelente atuação, formará dupla de ataque com Guerrero, mas Romarinho, que sempre atua bem contra o Palmeiras, pode ser acionado. 
Renato Augusto, que entrou bem no 2º tempo contra o Bahia, pela Copa do Brasil, livre das dores e lesões, além da armação, vai assumir, também, as bolas paradas. 
Estão fora do jogo, no Corinthians, o meia Jadson, suspenso, o goleiro Walter, ainda em recuperação de uma cirurgia de hérnia, o lateral Ferrugem, que se recupera de lesão e o meia Lodeiro, que aguarda regularização na CBF. No Palmeiras, Fernando Prass, Lúcio, Eguren e Diogo (lesionados). 
Estão pendurados, com dois cartões amarelos, no Corinthians, Cleber, Guerrero, Petros e Romarinho e no Palmeiras, Josimar e Mendieta.
Mano fechou o último treino, impedindo que a imprensa presenciasse a movimentação tática e os trabalhos de posicionamento nas jogadas de bola parada, tradicionais nas vésperas das partidas. O treino começou às 10 horas, mas a presença dos jornalistas só  foi liberada próximo ao meio-dia, quando estava começando o tradicional rachão e na sequência, os jogadores fizeram diferentes exercícios técnicos, com finalizações, cruzamentos e cobranças de falta. 
O Palmeiras, que na última quarta feira, ao conquistar sua primeira vitória com o novo técnico ganhou alguma tranquilidade, terá uma equipe bem diferente da que bateu o Avaí. Vários jogadores foram poupados em Santa Catarina, Lúcio e Eguren estão machucados, e William Matheus foi liberado para acertar com o Toulouse e, por isso, não estão à disposição do técnico Gareca. Assim, Wellington vai entrar na zaga, deslocando Marcelo Oliveira para a lateral esquerda. A formação tática pode ser um 4-3-3 com Mouche na frente ou um 4-4-2 com Josimar reforçando a marcação no meio.
Os corinthianos estrearão o novo uniforme, inspirado nos dos anos 70, utilizando o uniforme número 1. As novas camisas trazem as tradicionais listras verticais, grossas como as da época, e gola em formato V. Dentro de cada camisa, perto da nuca, há uma etiqueta com a imagem de São Jorge derrotando o dragão. As meias também são listradas, na horizontal, lembrando o uniforme original. O uniforme número um é branco com listras pretas, e o modelo dois é preto com as listras brancas. Ambos possuem uma listra horizontal no arremate de cada manga. O modelo branco acompanha calção preto, e a camisa 2 é utilizada com o calção branco. As cores das meias seguem o padrão de cada camisa. 
Os torcedores do Corinthians também terão a possibilidade de comprar uma camisa para guardar de recordação do primeiro clássico na Arena. O clube fez um modelo registrando o primeiro Dérbi, com data, e um desenho do estádio. 
 
Os palmeirenses que forem à Arena Corinthians ficarão em um espaço maior do que o setor visitante do Pacaembu e terão proximidade com o gramado. Não há alambrados de separação, apenas placas de acrílico. 
Serão cerca de 2 mil palmeirenses no Setor G da Arena Corinthians. O aparato para o acesso dos alviverdes já está montado com a entrada embaixo de um dos telões provisórios, no espaço diagonal entre o Setor Leste e o Setor Sul. Por questão de segurança, divisórias de alumínio foram instaladas de ambos os lados, mas a proximidade física possibilitará a troca de provocações entre os torcedores rivais. 
Lanchonete e os banheiros serão separados e não há contato com os torcedores do Corinthians. Com boa visão e com cadeiras com a mesma qualidade dos outros setores, os visitantes terão uma boa acomodação e uma ótima visão do gramado.
No caso de danos no setor, caberá ao Palmeiras ressarcir o prejuízo causado.
Invictos há sete rodadas no Brasileirão, o Corinthians não só precisa manter a invencibilidade, mas ganhar o jogo, para se manter na cola do líder Cruzeiro, enquanto o Palmeiras, sem vencer há cinco partidas no campeonato nacional, precisa da vitória para dar tranquilidade à equipe e deslanchar no campeonato.
Considerando o momento de cada time, bem como o fator casa e torcida, temos plenas condições de vencer o derby. Mas, clássico é um campeonato à parte, que transcende qualquer favoritismo. Por isso, não podemos bobear. Nosso time tem que entrar com sangue nos olhos e faca nos dentes, pois a vitória será de quem apresentar mais raça, mais garra e determinação.

Créditos e fontes de imagens e vídeos
globoesporte.com
gazetaesportiva.net
gazetaesportiva.net
Diego Ribeiro/globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
Djalma Vassão/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
Diego Ribeiro/globoesporte.globo.com
Daniel Augusto Júnior/ Corinthians/globoesporte.globo.com
Agência Corinthians/globoesporte.globo.com 
globoesporte.globo.com
Rodrigo Faber/globoesporte.globo.com
Rodrigo Faber/globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
domingossccp.blogspot.com/MAON

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!