Ponte Preta X Corinthians

Pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrentará a Ponte Preta neste domingo, 04/10, à 16 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O Corinthians, líder do campeonato, com 60 pontos, 18 vitórias, 6 empates, 4 derrotas e 71% de aproveitamento, terá por adversário o 9º colocado, com 40 pontos, 10 vitórias, 10 empates, 8 derrotas e 48% de aproveitamento. 
Olhando apenas os números, pode parecer um jogo fácil. Ledo engano. Jogar com a Macaca em Campinas é sempre complicado. Além disso, ela está num bom momento no Brasileirão, vem de quatro vitórias seguidas e tem apenas um desfalque de peso, o volante Fernando Bob, enquanto o Timão atuará com vários desfalques importantes. Mas, apesar das dificuldades previstas, os reservas tem dado conta do recado, o time tem um padrão de jogo definido e está bastante focado no trabalho.
Ficha Técnica - Ponte Preta X Corinthians
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 4 de outubro de 2015, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP-CBF-1)
Árbitro Assistente 1: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-FIFA) 
Árbitro Assistente 2: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP-CBF-2)
Quarto árbitro: José Cláudio Rocha Filho (SP-CBF-2)
Assessor: Gilberto Corrale (SP-ASS)
Ponte Preta: Marcelo Lomba; Rodinei, Renato Chaves, Ferron e Gilson; Elton e Juninho; Felipe Azevedo, Cristian e Biro Biro; Borges; Técnico: Doriva
Corinthians: Cássio; Edílson, Felipe, Gil e Yago; Ralf; Jadson, Elias, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love; Técnico: Tite
No Corinthians, também foram relacionados o goleiro Walter, o lateral Samuel, os zagueiros Edu Dracena e Pedro Henrique, o volante Marciel, os meias Rodriguinho, Danilo e Matheus Pereira, e os atacantes Romero, Lucca e Lincom.
Estão fora, na Ponte Preta, Fernando Bob, suspenso por três cartões amarelos, o volante Josimar, com dores na coxa, e o meia Bady, com incômodo muscular. No Corinthians, além de Fagner, Uendel e Guilherme Arana, com problemas musculares, Cristian, com dores na panturrilha direita, Bruno Henrique, que voltou a sentir dores no tornozelo direito. Completam a lista de desfalques Luciano, recuperando-se de cirurgia no joelho direito, e Rildo, recuperando-se de cirurgia no ombro esquerdo.
Estão pendurados com dois cartões amarelos, na Ponte Preta, Biro Biro, Borges, Felipe Azevedo, Ferron e Tiago Alves; e no Corinthians, Cássio, Felipe, Malcom, Renato Augusto e Vagner Love.
Bastante focado no jogo, no treinamento de sexta feira, Doriva, técnico da Macaca, alertou seus jogadores sobre as principais jogadas do Corinthians, com atenção especial às jogadas do meio campo, pedindo cuidado com as ultrapassagens de Elias, as viradas de jogo de Renato Augusto e a presença de Jadson nos arredores da grande área: "Tem de ficar ligado o tempo todo, não pode descuidar deles", gritava o comandante alvinegro. 
Pedindo que sua equipe atue com muita intensidade e organização, alertou seus jogadores que eles precisam participar do momento defensivo e atacar em bloco, para conseguirem superar a equipe visitante. 
Sem poder contar com Fernando Bob, suspenso por três cartões amarelos, a única mudança em relação à vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR será a entrada de Juninho ao lado de Elton. Além da manutenção da base, Doriva também quer a mesma postura da equipe para neutralizar os pontos fortes do líder do Timão na busca do quinto triunfo consecutivo da Macaca.
A ausência do volante representa uma grande perda para o time campineiro, pois ele lidera o ranking de passes certos do campeonato, ou seja, grande parte do jogo da Ponte passa pelo pés de seu capitão. A importância de Bob, inclusive, foi destacada por Tite, que apesar de valorizar a qualidade da Macaca, reconheceu o desfalque.
No Corinthians, a única novidade no time titular é a presença de Edílson na lateral direita, substituindo o Fagner, lesionado no início do jogo anterior. Estarão no banco pela 1ª vez no campeonato o lateral Samuel e o zagueiro Pedro Henrique. 
Ciente das dificuldades que encontrará em Campinas, Tite manterá a base do time e o mesmo esquema tático, o 4-1-4-1. Além disso, pediu aos atletas concentração total e foco, que pensem jogo a jogo e que não se preocupem com os jogos dos rivais. No último treino, acertou o posicionamento dos jogadores, em função das características do adversário, e treinou cruzamentos e bolas paradas ofensivas e defensivas.
Embora a Ponte venha embalada e ainda tenha esperança de chegar ao G4, o Corinthians, mesmo com os desfalques, tem um padrão de jogo definido e todos os que entram mantém esse padrão. Só espero que as especulações sobre contratações e a "eterna" volta do Tevez não tenham tirado o foco dos atletas. Com a vitória do Atlético-MG em Curitiba, o Timão precisa da vitória hoje para retomar a diferença de 7 pontos em relação ao vice líder. É uma tarefa difícil, mas não impossível. O importante é controlar a ansiedade e/ou a euforia, manter o foco e a concentração e procurar jogar como atua em casa. É jogar o que sabe, é entrar focado e determinado.
A missão de hoje é passar ileso pela Ponte e derrubar a Macaca.

Créditos e fontes de imagens
facebook.com-Renato Silva/apontador.com.br/MAON
Oscar Herculano-EPTV-globoesporte.globo.com/Fernando Dantas-Gazeta Press-gazetaesportiva.net/MAON
Daniel Augusto Júnior-Agência Corinthians-globoesporte.globo.com/corinthians.com.br/MAON
Fabio Leoni/PontePress/globoesporte.globo.com
Fernando Dantas/Gazeta Press/gazetaesportiva.net.
globoesporte.globo.com
corinthians.com.br/MAON

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!