Sinal de alerta

Mais que uma análise do jogo, é preciso refletir sobre o atual momento do Corinthians na temporada e o que é possível fazer para não degringolar de vez. No entanto, não podemos ignorar o que aconteceu ontem em Itaquera por representar um sintoma claro do atual momento alvinegro. O que vimos em campo foi um Corinthians completamente diferente do que estamos acostumados a ver. Vimos um time desatento, desorganizado, desconcentrado, apático e pouco ligado. Tanto que, logo no início tomou o gol e não teve forças para reverter o placar. Às característica acima elencadas, juntou-se o desequilíbrio emocional dos jogadores e, numa cobrança de escanteio, Romero se atrapalhou e ampliou o placar para o adversário. Depois se redimiu, dando assistência para o Jadson marcar o gol, mas o estrago já estava feito. 
Carille tentou mudar o time, que voltou do intervalo com Marquinhos Gabriel no lugar de Matheus Vital, e depois tirou Sidcley e colocou Pedrinho, que deu outro gás no jogo, deixando o Corinthians mais criativo. Aos 35 minutos da etapa final, Emerson Sheik substituiu o Jadson e, quando esperávamos que a experiência e a frieza poderiam ser o diferencial capaz de, pelo menos conseguir empatar, o veterano jogador pôs tudo a perder. Antes mesmo de tocar na bola, deu um pontapé em Sanchez Miño e foi, merecidamente penalizado com o cartão vermelho. Atitude juvenil, maldosa e anti desportiva, prejudicando o time num momento em que ainda havia a possibilidade de um empate. Com um jogador a menos, o esforço de Pedrinho e a correria de Romero não foram suficientes e o Corinthians teve a sua primeira derrota na Libertadores. 
Surpreendeu-me a saída de Matheus Vital, bastante participativo no jogo, bem como a saída de Jadson e não do Rodriguinho, que assim com Sidcley, foi muito mal. 
Mesmo com o resultado adverso, o Corinthians é o líder do seu grupo com 7 pontos ganhos, contra 6 do Independiente e do Deportivo Lara, da Venezuela. O Millonarios, da Colômbia é o lanterna com 4 pontos. 
Na quinta-feira, 17/05, todos os times da chave estarão em ação novamente. O Corinthians visitará o Deportivo Lara e o Independiente enfrentará o Millonarios, também fora de casa. Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrentará o Ceará neste domingo, 06/05, às 11:00 horas, em Itaquera.
Os dois últimos jogos evidenciaram um Corinthians extenuado, sem força de marcação, sem criação e sem capacidade ofensiva. Aliado a esse quadro, os desfalques de Ralf, Renê Júnior, Fagner e Clayson por lesão, mostram claramente que as condições físicas dos jogadores estão interferindo no desempenho em campo nos aspectos técnicos, táticos e emocionais. Se o rodizio de jogadores anunciado pelo Carille já tivesse iniciado, possivelmente algumas lesões teriam sido evitadas. Mas, se temos jogadores estourados e extenuados, temos jovens promissores esperando e merecendo uma oportunidade e atletas sub aproveitados. 
Está dado o sinal de alerta. Antes da parada para a Copa do Mundo, teremos jogos importantes e decisivos, o calendário é pesado e providências urgentes terão que ser tomadas. No Campeonato Brasileiro, longo e de pontos corridos, teremos tempo para recuperar possíveis deslizes, mas na Libertadores e na Copa do Brasil, qualquer deslize será fatal.
A situação não é nada confortável. É um grande desafio para a comissão técnica que não poderá contar com jogadores importantes e decisivos. Até o término da Copa do Mundo, Carille vai ter que se virar com o que tem disponível. E não podemos, diante dessa situação, deixar de responsabilizar a diretoria atual e a anterior pela venda de jogadores sem reposição à altura e pelas péssimas contratações realizadas, que resultaram numa leva de jogadores emprestados e alguns encostados. Lamentável. 

Créditos e fontes de imagens 
globoesporte.globo.com-syssa.com-risc 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!