Uma tragédia anunciada?

Brasileirão 2010, Pré Libertadores e agora Paulistão 2011. Coincidências ou incompetências?
Quando faltam técnica e padrão tático de jogo, não há santo que resolva. Não adianta acender vela no campo nem no vestiário, não adianta rezas nem promessas... Aliás, há mais de 2000 anos atrás um sábio já nos prevenia: "Ajuda-te que Deus te ajudará", sinalizando que sem trabalho não existe êxito.

E por falar em trabalho, o que esperar de um time que durante quase todo o campeonato teve a semana inteira para treinar e só treinava pouco mais de duas horas por dia? E que tinha a semana inteira para se recuperar e se cansava no 2º tempo? E que, apesar de ter um CT e um Centro de Recuperação de 1º mundo, as contusões foram frequentes e recorrentes? 

O elenco é limitado, embora tenha alguns talentos individuais que, em alguns jogos, fizeram a diferença. Ficou fácil para os adversários. Era só anular esses jogadores, impedindo que a bola chegasse aos seus pés e estava garantido, pelo menos um empate. Foi o que fizeram e se deram bem. Além disso, tivemos jogadores escalados fora da posição, fritados e negociados durante o campeonato e outros, escalados sem a mínima condição de jogo. Alguns destes, para serem substituídos, precisavam proporcionar ao menos quatro contra ataques perigosos aos adversários.
Com pouca treinabilidade e com muita descansabilidade, as condições físicas, técnicas e o padrão tático tornaram-se escassos. O time em campo perdeu-se muito nos chutões, errou passes, escanteios e cobranças de faltas, a bola pouco chegou ao ataque e tomou  gols bobos. Tornou-se um time burocrático e previsível.
Além de limitado, o elenco não produziu o seu melhor, a não ser em alguns momentos excepcionais em que, motivados ou pressionados, superaram a técnica e a tática com a raça e com a vontade. Pena que isso não ocorreu sempre, o que seria uma missão quase impossível. 

Tão ou, até mais limitado que o time, é o técnico que não teve a capacidade de aproveitar a vantagem de ter uma semana cheia para treinar e de ter à disposição um elenco descansado e com disponibilidade total para o campeonato. Como comandante da equipe, cabia-lhe a responsabilidade de colocá-la em condições de jogo, de definir um padrão tático que permitisse o rendimento máximo de cada jogador na posição mais compatível com suas características individuais, de escalar os que estivessem em melhores condições, de substituir na hora certa e de acordo com a necessidade de promover uma mudança tática, de usar os treinos para reforçar os fundamentos, de analisar os jogos dos adversários e definir a tática mais adequada. Isso é o mínimo que se espera de um técnico e não palestras de autoajuda e discursos desculpistas após os fracassos. Está certo que ele não tinha o elenco do Barcelona ao seu dispor, mas, mais certo ainda é que ele está muito mais distante do Guardiola...

Mas, tudo isso só ocorreu devido à diretoria, principalmente, aos responsáveis diretos pelo futebol. Foram eles que contrataram mal, não repuseram à altura os jogadores vendidos e aposentados, mantiveram o técnico, mesmo após dois fracassos sucessivos e falharam totalmente no quesito planejamento, ou melhor, na falta de planejamento. 

Aliás, ouso dizer que, com tantas limitações, chegamos longe demais. E, isso só ocorreu pelo esforço individual de guerreiros que conseguiram, na raça e com muita garra, superar muitas dificuldades. Além disso, o nível técnico deste campeonato esteve muito aquém do desejado.
Não perdemos o campeonato no último jogo, embora pudéssemos ganhá-lo neste jogo. Perdemo-lo durante toda a competição, devido à negligência dos responsáveis pelo futebol do Corinthians, principalmente da diretoria e comissão técnica. O despreparo do nosso time impediu que usufruíssemos da vantagem de um adversário mais cansado e desgastado. Em momentos decisivos é possível superar muita coisa, mas não a incompetência decorrente de um planejamento equivocado ou, mesmo, inexistente.
O jogo da final? Fica para o próximo post.

Comentários

  1. FOI UMA MESCLA DE TUDO MARIA,MAS O PRINCIPAL FOI A GANACIA POR DINHEIRO QUE FEZ COM QUE VENDESSEMOS 3 JOGADORES FUNDAMENTAIS POR POUCO MAIS DE CINCO MILHÕES DE DOLARES,E AGORA ESTAMOS PAGANDO MAIS DE 13 POR APENAS UM.
    IMAGINENEMOS QUE SEU ADENOR FOSSE ATENDER OS NOSSOS DESEJOS DE UM TIME OUSADO E AVANÇADO,JA PENSOU QUANTAS GOLEADAS TERIAMOS TOMADO,COM ESSES JOGADORES LIMITADOS?
    ESTA CERTO QUE,COM UM POUCO MAIS DE CRIATIVIDADE ATÉ PODERIA SAIR ALGUMA JOGADA ENSAIADA,MAS HOJE,(ENTRE ASPAS),OS NOSSOS MELHORES JOGADORES SÃO O LIEDSON,DENTINHO,JORGE HENRIQUE E BRUNO CESAR,COM TODOS ELES NÃO JOGANDO NADA,COMO MONTAR UM TIME DECENTE COM O QUE RESTA NO BANCO?
    A VERDADE É QUE ESTAMOS A DERIVA FAZ TEMPO,TANTO NA QUESTÃO DE DIRETORIA,QUANTO DE TÉCNICO E PRINCIPALMENTE DE JOGADORES,E MESMO ASSIM COM ISSO AI FOMOS VICE CAMPEÕES,E NÃO PERDEMOS NEM DE 6 E NEM DE 3,FOI 2 X 1,DENTRO DA VILA,MENOS MAU.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!