Sucesso pra garotada, o Corinthians de amanhã


O título deste post é mais um desejo que uma previsão. Não que eu duvide do sucesso da garotada. Minha dúvida é sobre as oportunidades que eles possam ter para se transformarem no Corinthians do futuro. Como eu gostaria que a nossa base fosse um celeiro de craques em que os garotos fossem garimpados, formados, burilados, lapidados e viessem a brilhar no time principal. E que, ao serem promovidos, eles fossem, gradativamente, tendo oportunidades de jogar e não entrassem só com o time perdendo e faltando poucos minutos para o fim do jogo. 
Que eles pudessem mostrar seu futebol, que fossem valorizados, que a comissão técnica tivesse competência e vontade de trabalhar suas potencialidades.
Sei que a legislação não favorece os clubes e que precisa ser modificada. Mas, coisas muito estranhas acontecem no Corinthians. Garimpamos e contratamos garotos da base de outros times e até da Série B e em contrapartida, com o argumento de dar experiência às nossas revelações, emprestamos nossos jovens para outros clubes e contratamos para a posição dos emprestados jogadores do mesmo nível técnico ou até de pior qualidade. Mesmo tendo no elenco jogadores promovidos da base, improvisamos atletas de outras posições e sequer testamos os garotos e preferimos gastar muita grana com jogadores de fora, alguns de qualidade duvidosa e até em fim de carreira do que investir naqueles que formamos.
A Copa, em que faremos nossa estreia no dia 04/02, poderá não somente nos dar outro título, mas revelar jogadores habilidosos e com grande potencial. Alguns deles já se destacaram nas seleções de base e em torneios internacionais. A equipe vem sendo treinada por um técnico competente, que sabe lidar com a garotada e que já trabalhou com jogadores que hoje são importantes em seus clubes e até na seleção. No último treino, o técnico Narciso esboçou o time base para disputa do torneio com os seguintes jogadores: Matheus Vidotto, Cristiano, Antônio Carlos, Marquinhos e Denner; Anderson, Fernando Gomes, Giovanni e Matheus Cotulio; Douglas Silva e Fernando.
O Timãozinho tem plenas condições de fazer sucesso e de levantar a taça da Copinha. Mas, tão importante quanto o título será a oportunidade que os garotos terão no futuro. Não podemos perdê-los para outros times como já ocorreu no passado, nem para nós mesmo, como vem ocorrendo no presente, onde garotos que se destacaram na base nem para o banco são convocados. 
Como toda a Nação Corinthiana estou e estarei torcendo e vibrando pelo êxito da nossa garotada. E mais que isso, para que eles sejam vistos pelos nossos dirigentes e pela comissão técnica como o Corinthians de amanhã. E que, como nosso futuro, sejam devidamente cuidados e valorizados.
Ao Capitão Marquinhos e aos seu companheiros, desejo muito sucesso e um bom campeonato, sob o comando do competente técnico Narciso.



Para mais informações sobre a participação do Corinthians na Copa São Paulo consulte http://blogdosilvinho.wordpress.com/ Os jogos do Corinthians na 1ª Fase da Copa São Paulo - 28/12/2011 ou no site www.meutimao.com.br/




Créditos e fontes de imagens
tvbrasil.org.br
Diego Ribeiro/globoesporte.com
globoesporte.com
Diego Ribeiro/globoesporte.com
Diego Ribeiro/globoesporte.com
meutimao.com.br

Comentários

  1. Eu curto muito ser campeão da Copinha! Pra muitos desses moleques pode ser a maior glória que o futebol irá lhes proporcionar na vida. Eu não acredito que um time possa ser campeão sem ter bons valores. O time campeão de 2009 tinha bons jogadores- só que foram sub-aproveitados ou mal aproveitados. O Marcelinho foi escalado até de lateral direito! Outros foram lançados em times, cujos demais jogadores não queriam nada com nada. Ai fica difícil. Também não acho que o Tite seja o único e principal culpado, pois vejo nisso uma filosofia adotada pela atual diretoria. Despreza a base e sai atras de jogadores do mesmo nivel dos que já temos no parque. Mas o Tite é culpado por se submeter a tal filosofia. Por ser, nas palavras do Paulo Monteiro, vassalinho.
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  2. Múcio
    Concordo com você. A Copinha é subutilizada pelos clubes. No Corinthians o problema é anterior à volta do Tite. O Mano não soube trabalhar, ou não quis, ou não deixaram com a boa safra de 2009. Preferiram contratar uma velharia inútil e em fim de carreira (Tcheco, Iarley, o próprio Roberto PIPOCArlos, Edu...) e outros que estavam na reserva (Marcelo Mattos) ou sem condições de jogo (Danilo) ao invés de investirem na meninada. Deu no que deu e nos ferramos em 2010. Tomara que a construção do CT da base venha acompanhada de uma nova mentalidade. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!