Três pontos no sufoco

Melhores momentos
Eu que sonhava com uma goleada, acabei me tornando uma séria candidata às previsões furadas do blog do Paulo Monteiro. O sonho, por pouco, não virou pesadelo. Sub valorizei o adversário ou supervalorizei a situação atual do meu Coringão? Creio que cometi os dois erros. O jogo mostrou o que sempre soubemos, diante do Corinthians, todos os times fazem o seu jogo da vida. E mostrou, também, que ainda estamos mal das pernas e que temos que melhorar muito, tanto física quanto tecnicamente. A parte tática até que não foi tão mal, foram criadas algumas boas jogadas, mas faltou fôlego, pontaria e objetividade nas finalizações, um pouco mais de tranquilidade e de fazer valer o entrosamento de um time que não teve perdas no seu elenco principal. 


Ficha Técnica - Corinthians 1 x 0 Linense 
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP) 
Data: 29 de janeiro de 2012, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília
Público: 16.510 no total
Renda: R$ 461.185,50
Árbitro: Marcelo Rogério (SP) 
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (ambos de SP) 
Assistentes adicionais: Camilo Morais Zarpelão e Adriano de Assis Miranda (ambos de SP) 
Cartões Amarelos: Ânderson, Diego Macedo, Bruno Quadros e Fabão (Linense); Élton e Jorge Henrique (Corinthians) 
Gols: Corinthians: Emerson, aos 34 minutos do segundo tempo. 
Corinthians: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Jorge Henrique) e Alex; Émerson (Vitor Júnior) e Liedson (Élton) - Técnico: Tite 
Linense: Douglas; Fabão, Bruno Quadros e Ânderson; Diego Macedo, Makelelê, Elias, Éder e Alexandre Silva (Bruno Farias); Lenílson (João Henrique) e Chimba (Neto) - Técnico: Pintado

Infelizmente, o jogo esteve muito longe do futebol apresentado no 1º tempo do amistoso contra o Flamengo e revelou a existência de problemas físicos e técnicos bem como a falta de entrosamento. Com um início dinâmico e com predomínio da posse de bola, até conseguimos ser ofensivos e criar algumas jogadas, todas desperdiçadas. Depois, o time diminuiu o ritmo e ficou um jogo morno. Dava a impressão de displicência e de que os jogadores estavam acreditando que fariam o gol na hora que quisessem. 
Mas, um lance polêmico deu o maior susto na torcida, causou muito chororô no adversário e deu muita munição para a imprensa anti soltar os cachorros em cima da arbitragem e, por tabela, desancar o Corinthians. Apito amigo, (Milton Neves), gol mal anulado (Gaciba), benefício aos grandes (Neto), "O Linense foi operado cirurgicamente pelo árbitro Marcelo Rogério,na derrota para o Corinthians.Uma vergonha." (Alexandre Praetzel no twitter) e outras babozeiras semelhantes povoaram os jornais, programas esportivos de rádio e TV, sites, blogs e o twitter.

Mas, eis que surge a prova do "crime" favorecendo o acusado e mostrando que o juiz acertou no lance. Será que os que que tentaram desqualificar nossa vitória vão ter a hombridade de pedir desculpas? E porque os mesmos detratores do Timão se calaram diante dos dois pênaltis não marcados a nosso favor, um em Fábio Santos, pelo Diego Macedo e o outro no Liedson, pelo Fabão? E as faltas não marcadas? Porque se calaram? Onde está o profissionalismo?
Na etapa final, o cansaço chegou, o gás acabou, o time desligou e o Linense voltou com sua defesa melhor posicionada. Nossos erros de passes possibilitaram vários contra ataques do adversário e nos deram alguns novos sustos. Para dar mais velocidade e energizar o time Tite trocou Danilo por Jorge Henrique e Liedson por Elton. 
Mas, somente aos 34 minutos, a rede finalmente balançou. Alex cruzou da esquerda e Douglas afastou com um tapa, mas a bola sobrou para Emerson à direita da área e o Sheik chutou de primeira para marcar um lindo gol e colocar o Timão em vantagem. Quatro minutos depois, Tite promoveu a saída do camisa 11, muito aplaudido, para a entrada de Vitor Júnior. Após o gol, o jogo diminuiu o ritmo. O Linense não teve força para reagir e o Timão só esperou o tempo passar para comemorar mais um triunfo.
Mas, apesar da vitória, nem o Tite gostou do desempenho do time e criticou muito a falta de garra e de vontade dos jogadores durante o jogo.
Tite cobrou o time por não ter matado o jogo antes e pela falta de pegada e de decisão dentro do campo. 
"Deve ter tido 60% ou mais de posse de bola. Mas, ficam pensando que vão fazer o gol a qualquer momento.O time tem que ir pra dentro. É assim que se faz. É isso que careceu."
A bronca do Tite
Criticou, também, a falta de empolgação do time ao fazer o gol e mandou um recado para o Émerson, que na visão do técnico, comemorou o gol timidamente.
As explicações do Émerson
 
Tal puxão de orelha levou o atacante a ter que se explicar. Muito boa praça, o atacante atribuiu sua comemoração comedida ao próprio significado do ato, um agradecimento a Deus pelo gol marcado, bem como às dores que estava sentindo.
Eu só estranhei uma coisa. Porque essa bronca com a comemoração do Émerson? Quando o Alex, uma contratação pedida pelo técnico, não comemorou o gol que fez em Porto Alegre contra o Internacional o Tite não fez nenhuma crítica. Por que o Sheik mereceu um puxão de orelha e o Alex não?
Com tantos problemas para serem resolvidos e com tantas falhas para serem corrigidas, não se justifica tamanho foco numa comemoração nem a bronca naquele jogador, que mesmo com dores, lutou o jogo todo, (e assim vem fazendo em todas as partidas) e fez o gol salvador.
Entre esses problemas, merece atenção especial a saída de bola. Também neste jogo, faltou paciência pra trabalhar a bola e, apesar do zagueiro "boneco de Olinda" do adversário, com mais de 2 metros de altura, as bolas altas continuaram sendo lançadas na área para os nossos baixinhos atacantes. O jogo revelou uma certa afobação, dificuldade de manter a bola nos pés e falta de concentração nos arremates das jogadas, o que implica na necessidade de acertar o passe e as finalizações. 
E como afirmou o Domingos no seu blog:
 "A FIEL VAI EMBORA PENSATIVA: PRECISA MELHORAR"
O próximo jogo do Corinthians será na próxima 4ª feira, 01/02, contra o Ituano, na cidade de Itu. Mas isso já é assunto para o próximo post.

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
Sérgio Barsaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
sportv.globo.com/youtube.com
domingossccp.blogspot.com
domingossccp.blogspot.com
domingossccp.blogspot,com
meutimao.com.br
Sérgio Barsaghi/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
domingossccp.blogspot.com
Agência Estado/esporte.ig.com.br
TV Lance/lancenet.com.br
gazetaesportiva.net
domingossccp.blogspot.com
domingossccp.blogspot.com

Comentários

  1. O mais importante agora é ir aquecendo os motores para as próximas partidas. Não adianta nada começar arrebentando e depois virar o fio. E tem outra, não dá para esperar goleadas diante destes bem armados times do interior e que estão se preparando desde novembro.
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  2. Múcio
    Se não dá pra golear, pelo menos que os 3 pontos não venham no sufoco. Mas, poderíamos ter sido mais incisivos, mais objetivos e menos afobados. Precisamos aumentar o saldo de gols, pra não repetir 2011 e ter que decidir a final fora de casa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!