Corinthians 2 Mirassol 1 - Vitória no sufoco

Eu me entusiasmei no amistoso contra o Flamengo e até achei que este ano o time iria começar mais embalado, pois, sem perder nenhum jogador importante, entrosamento não seria problema. No jogo dos campeões, comecei a me preocupar. Apesar da desculpa da chuva e do campo pesado, alguns problemas do elenco ficaram evidentes. Até porque choveu nos 2 times e ambos jogaram no mesmo campo, molhado e pesado. Naquele jogo, já deu pra perceber a falta de criatividade e a ausência de um meia armador cerebral, capaz de pensar o jogo e  armar as jogadas, bem como dificuldades na defesa, com lentidão da zaga e deficiências nas laterais, principalmente do lado direito do campo. No time reserva constatamos haver problemas em todos os setores, apesar do esforço e da boa atuação individual de alguns jogadores. Acendeu uma luzinha amarela, piscando o sinal de alerta. 

Escalação
Eventos
Na estréia do Campeonato Paulista, os problemas se repetiram. Na etapa inicial já presenciamos os vacilos da defesa, a inoperância e a falta de criatividade na armação das jogadas, duas avenidas com trânsito livre nas laterais do campo, isolamento e falta de objetividade dos atacantes, falta de entrosamento e de articulação entre defesa, meio campo e ataque, bolas perdidas e erros de passes.
Aproveitando-se de nossos erros, o time do Mirassol contra atacava, passeando sem ser perturbado pelas laterais. Felizmente, fomos salvos pelas boas defesas do Júlio César. 
Mas, aos 28 minutos, em um contra-ataque rápido, Esley contou com uma falha de Alessandro para avançar pela esquerda e cruzar para Xuxa, que cabeceou para a rede, sem chance para a defesa do Júlio César. No lance, nossa defesa vacilou feio. A partir daí, o adversário se fechou na retranca, restando ao Corinthians trocar passes infrutíferos na intermediária de seu ataque. A movimentação deixou os jogadores ainda mais perdidos e mais cansados, os visitantes continuaram melhores em campo e os corinthianos foram para o intervalo reconhecendo ser necessário arrumar o time para o segundo tempo.
Na etapa final, Jorge Henrique, que substituiu William, entrou motivado, deu um chapéu em seu marcador assim que tocou na bola pela primeira vez e contagiou seus companheiros. Com uma postura diferente no segundo tempo e mostrando melhor entrosamento, o time acertou o passe, tornando-se mais efetivo. Numa bela cobrança de falta, Alex só não empatou devido a defesa do goleiro do Mirassol. 
Apesar de ter melhorado, o Corinthians não conseguia furar a retranca  adversária, ainda mais fechada após a expulsão do seu meio campista Alex Silva, aos 23 minutos. Mas, neste momento, brilhou a estrela do Tite e o técnico foi pro tudo ou nada, colocando Danilo e Elton nos lugares de Alessandro e Paulo André. E, com um minuto de jogo, o atacante  fez um golaço e empatou a partida
O Corinthians não desistiu de buscar a vitória. Aos 43 minutos, Alex arrancou pela esquerda e cruzou. Dezinho, na tentativa de interceptar a bola lançada para o Liedson, anotou contra. Virada e festa garantida para os 16.117 torcedores que pagaram ingresso para ir ao Pacaembu neste final de semana.
Apesar da festa e do alívio geral da Nação, o desempenho do Corinthians na sua estreia, evidencia claramente nossas carências e  é motivo de preocupação, expondo a fragilidade do conjunto e as deficiências de alguns jogadores e confirmando a necessidade de reforçar alguns setores deficitários, inclusive com novas contratações. O mal condicionamento físico do elenco é preocupante, principalmente por termos que enfrentar times que iniciaram seus treinamentos há mais tempo. Quanto a isso, Tite já declarou que prevê dificuldades nas próximas rodadas. A falta entrosamento, manifestada durante a partida, não deveria existir num time que jogou junto durante todo o ano. As falhas na defesa, decorrentes de deficiências físicas e técnicas, precisam ser corrigidas com urgência, bem como os erros de passe, que poderão ser mortais num contra ataque rápido. Falta-nos ainda maior ofensividade dos laterais, que principalmente do lado direito, tem falhado por falta de técnica e de pernas pra correr.
Vencemos o jogo de virada, na raça, mas jogando mal. O time só melhorou quando ficamos com um a mais. Mas, por questão de justiça, cabe-nos ressaltar a ousadia do Tite nas substituições. Diante da retranca do Mirassol, ele soube ler corretamente o jogo, sacando Alessandro e Paulo André para a entrada de Danilo e Elton e deslocando Jorge Henrique para a lateral direita. Felizmente desta vez, a retranca ficou do outro lado e a ousadia nos levou a vitória, garantindo-nos os 3 pontos da rodada. 
Ainda estamos no início de temporada e temos tempo para corrigir as falhas e reforçar o elenco. Com a palavra, e, principalmente, com atitudes e ações, a comissão técnica e a diretoria.
Melhores momentos


Créditos e fontes de imagens
Arte GE. Net/gazetaesportiva.net
esporte.uol.com.br
Tom Dib/lancenet.com.br
esporte.uol.com.br
esporte.uol.com.br
Gazeta Press/esporte.ig.com.br
Tom Dib/lancenet.com.br
Tom Dib/lancenet.com.br
Tom Dib/lancenet.com.br
Fernando Dantas/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
Tom Dib/lancenet.com.br
Mauro Horita/terra.com.br
youtube.com


Comentários

  1. Ola Angélica, de forma alguma quero que você interprete estas palavras como críticas destrutivas. Eu gostaria de comentar seu Blog. O problema é: o foco do texto, a direção dele. Vc demora cerca de 3 dias para comentar um jogo. É claro que vc tem seus motivos para esta demora, e nao estou falando que é obrigatório postar assim que termina um jogo; o problema é o foco que vc da ao texto. Depois de 3 dias do jogo, vc escreve como se o leitor não tivesse visto o jogo e nem lido em nenhum outro veículo de imprensa. Seus textos narram detalhadamente as partidas, mas... isso eu já sei, já vi, já li e reli, há dois dias atrás. Assim, o texto perde a atratividade. Minha sugestão: já que fica difícil postar em no máximo no dia seguinte ao jogo, por que vc não faz textos menores e recheados com mais opiniões suas do que com fatos detalhados do jogo?
    Enfim, curto muito a organização do seu blog, a disposição das fotos e o respeito aos direitos autorais...
    de mais um blogueiro..
    anonimo preto e branco

    ResponderExcluir
  2. Comentarista anônimo
    Agradeço sua participação e seu comentário. Críticas educadas e respeitosas são sempre bem vindas, pois se constituem em importante feedback e contribuem para a melhoria e o aperfeiçoamento do trabalho realizado. Fica difícil postar imediatamente após o jogo, não pelo texto, mas pela pesquisa e edição das imagens e vídeos. Meu objetivo com os posts é oferecer um resumo ilustrado para quem não tem muito tempo ou oportunidade de acesso aos diferentes sites. Mas, suas observações são pertinentes e vou procurar absorvê-las nos próximos textos. Mais do que um canal de expressão pessoal, o blog é um espaço para nós, corinthianos de coração, expressarmos nossa opiniões. Abraços e #VaiCorinthians

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!