Corinthians e Fluminense - A última batalha


Diz o ditado popular que "recordar é viver." E, nada melhor na vida do que reviver momentos de alegria, momentos de felicidade, momentos de emoção, momentos de esperança no futuro da nossa Nação. Melhor ainda é poder documentar esses momentos, torná-los permanentes para, no futuro, podermos reavivar, pelas imagens, as doces lembranças gravadas na memória e no coração.

Vinte e cinco de janeiro de 2012 foi o dia em que ocorreu um desses momentos marcantes. Nesta data, o Corinthians, com uma campanha invicta e gloriosa, com 8 vitórias, 30 gols marcados e somente 2 tomados, sagrou-se octacampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao vencer o Fluminense, de virada, num Pacaembu lotado pela Fiel.
A sempre e perseverante Fiel, aquela mesma que na véspera enfrentou filas imensas e que chegou logo cedo pra incentivar a garotada e não perder o espetáculo. Mas, não apenas os torcedores comuns foram ao Pacaembu. Dirigentes, técnico do time principal e até o técnico da seleção de base do país, também foram prestigiar a grande final.
Vídeo motivacional
Nos vestiários, concentração total. Muita adrenalina, muita esperança, muita confiança... Confiança demonstrada e testemunhada por aqueles que um dia já estiveram em situação semelhante e sabiam o que os meninos estavam sentindo. Por isso, transmitiram todo o apoio e o incentivo necessários para o êxito da garotada naquela batalha final.  
Os dirigentes e o técnico do Timão não se omitiram. Antes da bola rolar, foram lá no vestiário, pra garotada incentivar. E depois, se juntaram à torcida, para a equipe apoiar.
O jogo foi tenso, muito pegado. Os dois times entraram pra ganhar. Nada de moleza nem de tranquilidade. Nossa garotada parecia ansiosa, o gol não saia e o 1º tempo acabou empatado. Mas, logo no início da etapa final, levamos um susto. Os cariocas abriram o marcador. 
Aí, a Fiel, que já estava jogando junto, ampliou o apoio e o incentivo. Continuou gritando, agora mais alto e com mais força. E nossos meninos valentes, do susto se recuperaram rapidamente. 
Não desanimaram, não se entregaram, continuaram lutando e eis que numa cobrança de escanteio, o capitão Antonio Carlos, empatou a partida, para o delírio da Fiel. Mas, o jogo continuou pegado e, apesar do adversário não dar brechas, o Timãozinho continuou lutando. 
No final, o Fluminense até parecia estar conformado em levar a disputa para os pênaltis e mais se defendia do que atacava, até que aos 43 minutos, numa nova cobrança de escanteio, Antonio Carlos, novamente, marca mais um gol de cabeça, desempatando a partida, liquidando a fatura e conquistando o octacampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Título sofrido, de virada, na raça e na superação. Num jogo diferente dos anteriores, tenso, pegado, disputado bola a bola, onde os gols não saíram dos pés dos atacantes, mas da cabeça do zagueiro. Até ouso sugerir um novo feriado da Nação: Dia 25 de janeiro, "dia nacional do zagueiro". Veja como saíram os gols e  a entrevista do nosso herói.
Gols e entrevista do capitão Antonio Carlos
Mas, em nenhum momento, o time entregou os pontos. Nem a Fiel torcida, que mesmo depois do gol sofrido, continuou acreditando, apoiando e incentivando. Eis uma pequena amostra do importante papel da torcida e da força que emana das arquibancadas e das numeradas.
A torcida, sempre Fiel
No final, toda essa energia foi compensada. O sofrimento, a angustia e a ansiedade, ficaram no passado. 
Mais uma vitória desse Timãozinho gigante, ousado, guerreiro, valente, persistente, técnico, habilidoso e aguerrido, que tão bem incorporou o espírito mosqueteiro. Mais uma vitória da superação das dificuldades estruturais pelas quais os juniores passaram quando cederam seu espaço para a construção do novo estádio do Corinthians. 
Uma vitória, também da competência e da experiência, não só do técnico Narciso e de seus auxiliares, mas de toda a diretoria de base do futebol do Corinthians. Vitória para mostrar para todos aqueles que tanto criticaram e desmereceram nossa base, que nossos jovens nunca estiveram abandonados nem desprezados, que sempre foram valorizados e que, apesar dos percalços do caminho e das dificuldades impostas pela mudança de domicílio, sempre tiveram apoio, incentivo, orientação e os cuidados necessários para a sua formação esportiva e, principalmente para o desenvolvimento dos valores humanos pertinentes ao exercício da cidadania.
Comemorando muito
Como sempre se colhe o que se semeou, a conquista do título da Copinha é mais um indício do sucesso da nova safra. É bom relembrar que esse time conquistou, em 2011, o bi campeonato mundial sub 17, vencendo o clube considerado o maior celeiro de craques do Planeta, o badalado Barcelona. É, também, a esperança do futuro da Nação Corinthiana numa nova política de valorização da base e de sua articulação com o time principal, voltada para a integração gradativa dos novos talentos no elenco.
Nossa rapaziada foi aprovada com louvor no vestibular da bola, com menção honrosa no quesito raça. Que o Corinthians seja capaz de dar continuidade ao trabalho, lapidando os novos talentos e que os jovens não esmoreçam diante dos novos desafios, são os desejos e os votos da torcida Fiel. Tudo concorre para o sucesso futuro do Timãozinho e para o engrandecimento do Timão, porque eles já demonstraram, na prática, que incorporaram a garra e o espírito de luta corinthiano. Eles já sabem que 
Corinthians 2 Fluminense 1 (jogo completo)




Créditos é fontes de imagens
Miguel Schincariol/lancenet.com.br
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Fernando Donasci/esporte.uol.com.br
Futura Press/esporte.ig.com .br
corinthians.com.br
Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com
Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com
Fernando Donasci/esporte.uol.com.br
Miguel Shincariol/lancenet.com.br
Miguel Shincariol/lancenet.com.br
gazetaesportiva.net
gazetaesportiva.net
domingossscp.blogspot.com
Diego Ribeiro/globoesporte.globo.com
TV Globo/youtube.com
esportes.terra.com.br
aquiecorinthians.wordpress.com
TV Brasil/youtube.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!