Acabando com a meleca e exorcizando os fantasmas

Melhores momentos
Depois da meleca que foi o jogo no Equador, onde além de jogar futebol, o Corinthians teve que se defender do MMA e das lambanças da arbitragem, o Timão fez valer a sua superioridade técnica e conseguiu exorcizar fantasmas e quebrar tabus, classificando-se para as quartas de final da Copa Santander Libertadores. Vencendo o fraco time do Emelec por 3 a 0 no Pacaembu lotado, o Coringão enfrentará o Vasco na próxima fase, fazendo o 1º jogo no Rio e o 2º no Pacaembu.
Torcida - lances - comentários
Torcida
Apesar da ansiedade que durante toda a semana esteve presente na torcida, a Fiel não deixou de acreditar e de incentivar. O jogo era aguardado como uma grande festa e como a oportunidade de mostrar que a violência e a catimba do adversário e a arbitragem tendenciosa não são maiores que o Corinthians. E, que dentro de casa, nossa torcida faz a diferença e, assim como o Padroeiro, entra em campo e joga junto. Por isso, apesar dos preços extorsivos dos ingressos, a torcida compareceu em massa, apoiando, cantando, pulando, gritando e assustando o adversário, que nunca deve ter visto espetáculo tão grandioso.
Ciente de que um empate sem gols levaria para os pênaltis e, com gols, a classificação seria do Emelec, o Corinthians, de início, não bobeou e, logo aos 7 minutos, Alex fez um lançamento para Émerson que encontrou Fábio Santos na área que ganhou a dividida com dois zagueiros, marcando o 1º gol. Parecia que ia ser um jogo fácil, mas só aos 20 minutos do 2º tempo, conseguimos o 2º gol, quando numa cobrança de falta da intermediária, Chicão lançou a bola na área e Paulinho de cabeça, mandou pro fundo da rede. E, aos 40 minutos, Alex faz o 3º, tirando qualquer possibilidade de reação do time do Equador.
Estatística
O resultado, embora excelente, não traduz o que foi o jogo. Apesar da inquestionável superioridade técnica do time da casa, perdemos muitas bolas, erramos quase 25% dos passes, erramos na saída de bola, tivemos problemas na armação e nas finalizações, perdendo gols imperdíveis. Apesar do discurso do treinador de não administrar o resultado, o time recuou depois do 1º gol, dando muito espaço para o adversário, que felizmente, pela sua inferioridade técnica, não foi aproveitado. Na etapa inicial eles chegaram a ter maior posse de bola, deram alguns sustos e, se nossa defesa não fosse uma muralha, poderiam ter nos complicado. Contra o próximo adversário, que possui melhor qualidade técnica, não poderemos dar essa bobeada.
Mas, apesar dos problemas citados, não faltou determinação. Ninguém fez corpo mole e embora, ainda um pouco nervoso no início, o time esteve muito mais seguro e controlado que nos dois jogos anteriores. Ainda de positivo, o reencontro de Fábio Santos com o gol, após o jejum de um ano, a bela cobrança de falta do Chicão, que está voltando a ser o Xerife dos velhos tempos, a entrega e a raça do Émerson, jogador que é a cara do Corinthians, movimenta-se o tempo inteiro, busca o jogo, faz assistências, apanha e vai pra cima sem medo. E, como lapidação da boa defesa que temos, a atuação tranquila, fria, segura e precisa do nosso goleirão. Cássio, não só pelo seu tamanho, mas, principalmente, pela sua habilidade e pela sua técnica, fecha o gol. Com ele, sentimos a zaga menos tensa e mais tranquila. E nós também.
Entrevistas
Único time invicto no campeonato, com um saldo de 14 gols, com apenas dois gols sofridos e com a melhor defesa, o Corinthians apresenta ainda a melhor média de público e a maior arrecadação num só jogo. Se isso dá confiança, não pode ser motivo para jogar de salto alto e se colocar como imbatível. O verdadeiro campeonato só está começando e o importante é manter a pegada e a concentração, aprimorando a parte técnica, as condições físicas e o equilíbrio emocional, não esquecendo jamais que

Ficha Técnica - Corinthians 3 X 0 Emelec-Equador
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 9 de maio de 2012, quarta-feira 
Renda: R$ 2.286.061,00 
Público: 32.577 pagantes/ 34.329 no total 
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Dario Ubriaco (Uruguai)
Assistentes: Miguel Nievas e Marcelo Costa (ambos do Uruguai)
Cartões Amarelos: Pedro Quiñonez, Carlos Quiñonez e Figueroa (Emelec); Paulinho (Corinthians) 
Gols: Corinthians: Fábio Santos, aos sete minutos do primeiro tempo, Paulinho, aos 19, e Alex, aos 40 do segundo tempo. 
Corinthians: Cássio; Edenílson (Alessandro), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Emerson (Douglas) e Willian (Liedson). Técnico: Tite 
Emelec-Equador: Dreer; Carlos Quiñonez (De Jesús), José Quiñónez, Achilier e Baguí; Pedro Quiñónez, Gaibor, Giménez e Valencia (Mera); Mondaini e Figueroa. Técnico: Marcelo Fleitas


Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
Leonardo Soares/esporte.uol.com.br
globoesporte.globo.com
facebook.com/fielarquibancada/twitter.com/@marco_bello
Fernando Dantas/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
globoesporte.globo.com
gazetaesportiva.net
Miguel-Schincariol/lancenet.com.br
Ari Ferreira/lancenet.com.br
gazetaesportiva.net
esporte.uol.com.br
gazetaesportiva.net
Leonardo Soares/esporte.uol.com.br
Ricardo Matsukawa/esportes.terra.com.br
gazetaesportiva.net
aquiecorinthians.wordpress.com
corinthians.com.br

Comentários

  1. Prezada mestra. O campeonato começou contra o Tachira. Agora é a fase mais complicada. Apenas isso. Quarta-feira eu só posso assistir ao segundo tempo das partidas e o que tenho visto me dá uma certa confiança em ganhar esta bagaça. Mas concordo plenamente com vc. Tem que focar, jogar sério, sem salto alto (que foi o que acabou nos prejudicando naquele jogo com a Ponte). Aos poucos o Adenor vai encontrando o time ideal para as próximas batalhas. Valeu!
    (Mucio Rodolfo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Múcio. Creio que a fase de grupos foi um aquecimento e que o campeonato pra valer está começando agora, quando vamos encontrar adversários mais consistentes. Mas, estou confiante. Condições pra vencer nós temos. #VaiCorinthians

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!