Emelec X Corinthians

Preparem os corações, pois teremos grandes emoções. Inicia-se hoje nossa participação nas oitavas de final da Copa Libertadores e, como todos os campeonatos que disputamos são importantes, queremos esse título. 
Embarque do Marquinhos
A bolerada e a cúpula corinthiana já se encontram em Guaiaquil, o time já treinou, o Marquinhos já chegou e o Timão não conseguiu fazer o treino de reconhecimento do campo, devido ao mau estado do gramado. 
Com o início do mata mata todos os recursos passam a ser utilizados pelas equipes adversárias. É pura pressão, não só dentro do campo. No Equador, o Corinthians terá de encarar um verdadeiro caldeirão para vencer o Emelec. Além da arquitetura do estádio George Capwell, chamado de Calderita, ser favorável à pressão, a previsão é de que ele esteja lotado. Dos 25 mil lugares, apenas 5 mil foram reservados ao Timão. A pressão promete ser intensa. As arquibancadas circundam todo o gramado e forma uma espécie de caixa, semelhante à Vila Belmiro. Cássio, goleiro titular do Corinthians, terá problemas. As tribunas leste e oeste estão muito próximas das metas. O espaço aumenta um pouco nas laterais em virtude do banco de reservas. 
Já o gramado, embora visualmente aparente estar em boas condições, repórteres e jogadores que por ele caminharam perceberam que existem buracos que estão encobertos pela grama. E isto antes das fortes chuvas que caíram na terça feira e impediram os treinos no estádio.
Primeiro treino
No 1º treinamento em Guayaquil, realizado na Cidade Desportiva Carlos Peres, centro de treinamentos da prefeitura local, o técnico Tite trabalhou jogadas de bola aérea, ponto forte do Emelec. Cássio, o novo titular da meta, foi bastante cobrado em cruzamentos para a área. William participou do ataque com Jorge Henrique e Émerson e Chicão treinou sem problemas, mostrando que está recuperado.
Entrevista com Cássio
Bastante exigido no treino, Cássio, que tem a altura e a desenvoltura na saída do gol como seus pontos fortes, está confiante e disposto a não deixar escapar a oportunidade que caiu no seu colo. Tranquilo, frio e confiante, prometeu dar o máximo de si no jogo, que pode ser a grande oportunidade de alavancar sua carreira, firmando-se de vez no gol do Timão. Uma coisa é certa, pelo seu porte, os adversários vão pensar duas vezes antes de entrar numa dividida.
Entrevista com Cléber Xavier
Para não ser surpreendido dentro do campo, o Corinthians enviou o auxiliar técnico Cléber Xavier para observar o adversário e analisar suas principais jogadas. O Emelec, que ocupa a terceira posição no campeonato equatoriano, tem o seu forte nas jogadas aéreas e foi com ela que eliminou seus principais concorrentes na fase de grupos. Os cruzamentos para a área são as principais jogadas dos equatorianos. O alvo é sempre o argentino Luciano Figueroa, estrela e artilheiro da equipe na competição, com três gols, que deve receber marcação especial para não ter espaço. Para Marcelo Fleitas, técnico do Emelec, seu time deve impedir que os corinthianos tenham a bola nos pés, porque se não tirarem a bola do Corinthians será difícil vencer o jogo. Jogando duas vezes por semana, os equatorianos devem estar mais cansados que os nossos jogadores. Os treinos do Timão para os jogos das oitavas de final foram realizados a partir das informações do olheiro, que nas últimas semanas acompanhou e observou atentamente os jogos do Emelec.
Tite e os jogadores consideram que a eliminação precoce do Campeonato Paulista serviu para o time refletir sobre a preparação para o torneio continental. Para o técnico o time está pronto para o mata mata e se valerá da maturidade e experiência dos jogos fora de casa na fase de classificação para enfrentar as adversidades encontradas no Equador. Chamando os jogadores à responsabilidade, declarou que "fora de casa temos que ter personalidade para jogar, agredir o adversário e buscar o resultado."
Segundo informação do repórter Rodrigo Vessoni, do jornal O Lance, no último treino, Tite posicionou sua equipe de maneira defensiva com as peças e posicionamentos tradicionais, mas com ênfase no contra-ataque. Com Emerson do lado esquerdo e Jorge Henrique do lado direito, volantes, laterais e zagueiros tinham a obrigação de encontrá-los nas duas pontas do campo, com Willian e Danilo oferecendo opções pelo meio. A intenção foi dar coordenação aos homens de trás que, sem pensar tanto, terão essa válvula de escape pelos cantos do campo. O popular "bote", como é chamado no futebol, está preparado e treinado. A bola aérea, como vem acontecendo há uma semana, voltou a ser trabalhada à exaustão. E não seria diferente, já que essa é a principal jogada do Emelec, que eliminou Flamengo e Olímpia com gols de cabeça
O colombiano José Buitrago apita a partida. Os auxiliares são os compatriotas Abraham González e Wilson Berrío.
O Corinthians já sentiu o clima desfavorável e a pressão, pois nem treinar no campo da partida conseguiu. O adversário, apesar de mais cansado vem embalado pela boa campanha que faz no campeonato local e pela classificação dramática na fase de grupos da Libertadores. Não vamos encontrar facilidade no Calderita, mas isso para nós não é novidade. Descansados e mordidos com o vexame no Campeonato Paulista, temos condições de trazer um bom resultado, desde que tenhamos mais raça que o adversário já demonstrou possuir. De goleiro novo e sem centro avante de ofício, precisamos tomar cuidado com as bolas altas e impedir que a bola chegue na cabeça do Figueroa. A marcação terá que ser forte e Cássio deve estar atento. Creio que a altura e a frieza do goleiro serão decisivos. Júlio César é tão corinthiano, que nos jogos decisivos o torcedor superava o jogador. Sua ansiedade era visível e não conseguia ter a tranquilidade e o equilíbrio emocional exigidos nessas ocasiões. Confio que viremos do Equador com um bom resultado, pois temos time para superar o Emelec, que embora heroicamente, classificou-se na bacia das almas, enquanto o Corinthians terminou invicto a fase de grupos.  Além disso, tenho certeza que não entraremos de salto alto nem displicentes. Com os jogadores descansados e com tempo suficiente para treinamento e cientes da necessidade de dar a volta por cima e salvar o semestre, espero ver em campo um time vibrante, aguerrido, concentrado, determinado e guerreiro. E que possamos mostrar para o mundo que existe bom futebol no lado debaixo do Equador.



Créditos e fontes de imagens
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
band.com.br/jogoaberto
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
TV Corinthians/corinthians.com.br
TV Corinthians/corinthians.com.br
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
Rodrigo Vessoni/lancenet.com.br
fielpari.wordpress.com
lanceactivo.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!