Empatou, virou, acomodou e... mais dois pontos perdidos

Melhores momentos
Gols
Apesar de alguns equívocos na escalação, era um jogo pra ganhar. Mas o time entrou desatento e logo de cara tomou um gol, numa vacilada da zaga, (né Paulo André?) e com a colaboração do Alessandro. Aí o time acordou, se ligou, entrou no jogo e o Guerrero logo empatou, numa cobrança de falta do Douglas, em que o Jefferson barrou o chute do Paulinho e o peruano, na sobra, cabeceou para as redes.
Aos 12 minutos, Douglas empatou numa cobrança de pênalti indefensável. Martínez foi derrubado na área, os adversários reclamaram de impedimento, com o aval da rede Globo. 
No 2º tempo, a defesa continuou perdida, (volta logo Chicão!) o time perdeu o pique, tentou administrar o resultado e o Botafogo, oportunista, aproveitou para empatar numa bela jogada do Seedorf, em que todo mundo vacilou, ninguém acompanhou e o Wallace também colaborou, não conseguindo interceptar a bola que nele desviou, tirando do Cássio qualquer chance de defesa. O Corinthians ainda esboçou uma reação, mas quem levou mais perigo foi o Botafogo.
Pelo o que foi o jogo, o empate ficou de bom tamanho. Mas, se não tivéssemos vacilado, recuado e perdido a concentração, teríamos ganho com folga. Deixar um jogador com a qualidade do Seedorf livre, leve e solto, é pedir pra tomar gol.
Entrevista do Tite
Apesar das desculpas do Tite de que faltou entrosamento, que tem jogadores que nunca jogaram juntos, vindo de lesões e das improvisações, na realidade, o técnico se equivocou na escalação do time e nas substituições.
A zaga com Wallace e Paulo André não deu liga e pra piorar, Alessandro na lateral esquerda, deixou este lado muito vulnerável. Reconheço o espírito guerreiro do Alessandro e agradeço tudo o que ele já fez pelo Corinthians. Mas, se ele já tem dificuldades na lateral direita, o que esperar dele improvisado na esquerda? Se era para improvisar, porque não colocou Jorge Henrique, que se saiu bem quando foi improvisado nessa posição? Paulo André é um zagueiro técnico, mas lento, e Alessandro não tendo mais o mesmo pique anterior, deixou o lado esquerdo muito vulnerável. Jorge Henrique teria dado mais agilidade e melhorado a marcação, pois se movimenta bem e chega antes na bola. E para melhorar a qualidade da zaga, porque não experimentou o Ânderson Polga, que por mais que possa estar sem ritmo de jogo, é, tecnicamente muito superior ao estabanado Wallace?
Eventos
No lado direito, porque improvisou o multiuso Edenilson, que sumiu na etapa final, tendo no elenco um lateral direito de ofício? Jogando numa posição diferente em cada jogo, o coringa Edenilson vai acabar não de firmando em nenhuma. 
No meio campo, Paulinho sumiu no 2º tempo. Se foi cansaço pelo desgaste da seleção, (ah! seleção que só atrapalha!) porque não foi substituído pelo Guilherme? 
E no ataque, Romarinho continuou perdendo gols. Aliás, não é só ele. Parece que já passou da hora de intensificar o treino de finalizações. Ou seria falta de concentração pelo fato de todos terem que voltar pra marcar? 
Entrevista do Guerrero
Guerrero é um guerreiro, foi em todas as bolas, não fugiu das divididas e teve participação ativa no jogo, não só pelo gol. Mas, precisa ser orientado a ser mais cauteloso, pois para a arbitragem brasileira, qualquer contato físico é falta. Acostumado com o futebol europeu, mais pegado, ele acaba fazendo muitas faltas e sendo um sério candidato a levar cartão.
No final do jogo, tudo indica que para o técnico, o empate era um bom resultado. Só isso explica termos terminado a partida com 4 volantes, nenhum meia e 2 atacantes cobrindo a lateral. 
Se o Douglas cansou, porque não adiantar um dos volantes e colocar o Giovanni que tem entrado bem e colocado um novo gás no time? Ah! eu me esqueci que empate fora de casa é sempre um bom resultado.
Mas, mesmo tendo se cansado no final do jogo, o que é natural, pois sem a colaboração dos laterais e com os dois atacantes abertos tendo que ajudar a cobrir as laterais do campo, ficou sobrecarregado na armação, Douglas foi o nome do jogo. Além de ter participado dos 2 gols, durante toda a partida errou apenas 3 passes e acertou 20, roubou duas bolas e, por várias vezes, deixou jogador na cara do gol. Pena que finalizaram errado!
Com o empate o Corinthians ganhou 1 ponto e subiu uma posição na tabela, estando agora com 36 pontos e ocupando o 8º lugar. Só faltam 9 para atingir a meta proposta pelo Tite e mergulhar de vez no preparo pro Mundial. Mas, pelo que vimos domingo, tem alguns pontos vulneráveis, principalmente nas laterais, e muito trabalho pela frente. Com os laterais vulneráveis e a zaga manca sem o Chicão, o jeito é colocar logo o Polga pra jogar, senão vai dar zebra. E, tratar de calibrar os pés da bolerada, pois temos que finalizar mais e acertar o gol. 
Tite ainda vai ter muito trabalho pra deixar o time preparado. Faltam peças e outras não estão se encaixando nesse quebra cabeça.  Como o Brasileiro foi jogado pra escanteio que, pelo menos se lembrem que o sucesso no Mundial depende de um bom desempenho no campeonato nacional. Como a Libertadores já passou e o Mundial ainda não chegou, que se lembrem, também, que o sucesso do futuro é construído no momento presente.
Portanto, não é hora de se poupar, de tirar o pé e de se sentir desmotivado pra jogar. Se, de fato, como afirma o treinador, ninguém tem lugar cativo no time, pelo desempenho de domingo, tem jogador que, ao invés de ir pro Japão, merece ver o Mundial pela televisão.

Ficha Técnica - Botafogo 2 X 2 Corinthians
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 23 de setembro de 2012, domingo 
Hora: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF) 
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Clóvis Amaral da Silva (PE) 
Cartões amarelos: Lucas e Márcio Azevedo (Botafogo); Douglas, Ralf e Jorge Henrique (Corinthians) 
Gols: Botafogo: Seedorf, aos cinco minutos do primeiro tempo e aos 30 minutos do segundo tempo Corinthians: Guerrero, aos oito, Douglas, aos 12 minutos do primeiro tempo. 
Botafogo: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo (Lodeiro); Gabriel, Jadson (Rafael Marques), Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira 
Corinthians: Cássio: Edenilson, Wallace, Paulo André e Alessandro; Ralf, Paulinho e Douglas (Guilherme); Romarinho, Guerrero (Guilherme Andrade) e Martínez (Jorge Henrique). Técnico: Tite

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
globoesporte.com/youtube.com
globoesporte.com/youtube.com
Cléber Mendes/lancenet.com.br
globo.com/youtube.com
globo.com/youtube.com
Rafael Morais/lancenet.com.br
globoesporte.com
TV UOL/meutimao.com.br
facebook.com/fotos do mural
esporte.uol.com.br
gazetaesportiva.net
TV Corinthians/youtube.com
facebook.com/fotos do mural
by-pollyanninha.blogspot.com
meutimao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!