Vitória X Corinthians

Pala 32ª rodada do Brasileirão, o Corinthians, 12º colocado com 41 pontos, 9 vitórias, 14 empates e 8 derrotas, enfrentará neste domingo, à 17 horas, no estádio Barradão em Salvador, o Vitória, 6º colocado, com 47 pontos, 13 vitórias, 8 empates e 10 derrotas.
Com jogadores e técnico na berlinda, acordando do sonho da Libertadores para o pesadelo da ameaça do rebaixamento, em queda na tabela e precisando se distanciar da parte de baixo da classificação, para atingir a “zona de conforto” tão almejada pelo treinador, o time ainda fala em atingir a zona de classificação para a Libertadores, sonhando com a remotíssima possibilidade do G4 se tornar G5 ou G6, eventualmente com as presenças do Atlético-MG (campeão do torneio continental) ou do futuro ganhador da Copa do Brasil.
Tite terá 7 jogos no Campeonato Brasileiro para mostrar o que não conseguiu fazer em trinta e uma partidas. Pressionados pela torcida, técnico e jogadores, até pela necessidade de sobrevivência, têm a obrigação de terminar o campeonato com a dignidade que ainda não demonstraram. E de, quando conseguirem um golzinho chorado, não recuarem, como tem sido a praxe do time.
Ficha Técnica - Vitória X Corinthians
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA) 
Data: 3 de novembro de 2013, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS) 
Assistentes: Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Ricardo Bezerra Chianca (PE)
Vitória: Wilson; Ayrton, Renato Santos, Luiz Gustavo e Juan; Marcelo e Cáceres; Marquinhos, Renato Cajá e Escudero; Dinei; Técnico: Ney Franco
Corinthians: Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho, Douglas e Émerson; Renato Augusto; Técnico: Tite
Com Cássio, Fábio Santos, Guilherme Andrade e Guerrero lesionados, Tite fez poucas mudanças no time que iniciou o jogo contra o Santos. Apenas trocou Diego Macedo pelo Romarinho.
Não consigo entender o porquê de manter o atrapalhado do Edenílson na lateral direita, mesmo tendo o Diego Macedo à disposição, e o Romarinho como titular e o Pato no banco. Cheguei a imaginar que fosse pelo pênalti mal cobrado, mas, se o Edenílson que erra passes, cruzamentos, chutes a gol e também errou a cobrança de pênalti permanece, o motivo deve ser outro. 
No Vitória, Ney Franco não poderá contar com André Lima, Fabrício, Luiz Alberto, Mansur, Maxi Biancucchi e Nino Paraíba, lesionados, nem com Kadu e Victor Ramos, suspensos. Assim, Renato Santos estreante como titular, e Luiz Gustavo, que é volante de origem, formam a nova dupla de zaga. Marcelo, que se recuperou de problemas musculares, assumirá a vaga de Michel no meio-campo.
Com a semana toda para treinar, foi possível recuperar alguns jogadores, muito desgastados e realizar algumas atividades específicas. Sob pressão e cobranças da torcida, Tite tem a esperança de apresentar algo diferente e de recuperar o time na reta final: 
“O que mexe com a gente é a possibilidade real de, em sete jogos, reconduzir o trabalho, reestruturar e consolidar”, afirmou o treinador.
A esta altura do campeonato, tal afirmação só não é hilária, por ser muito triste e dolorosa. Com o elenco e com a estrutura que tem a disposição, com um mínimo de competência, o time já deveria estar reestruturado e consolidado.
Sexta feira, após o rachão, o técnico comandou um treino de finalizações com o objetivo de melhorar o poder ofensivo da equipe e na manhã de sábado, realizou o treino de posicionamento da equipe, só com os titulares.
Sinceramente, depois de tantas promessas, pactos e expectativas de melhoras não honrados pelo time, não vou fazer nenhum prognóstico do jogo. Teoricamente, existe possibilidades de vitória, mas, infelizmente, tem faltado competência e ousadia para conquistá-la. Com recuabilidade e retrancabilidade não dá para ganhar nada. Assim, o resultado dependerá, unicamente da atitude do técnico e dos jogadores e da postura em campo.
Precisamos vencer, não pelo título nem pela vaga no G4, mas sim para permanecermos na Série A do Brasileirão. Fim de ano melancólico para quem o iniciou como campeão mundial.

Créditos e fontes de imagens e vídeo
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
gazetaesportiva.net
Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians/globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
esporte.uol.com.br
Rodrigo Faber/globoesporte.globo.com
Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians/globoesporte.globo.com
facebook.com/Torcedores Corinthianos/vaicorinthians

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!