São Paulo X Corinthians - Campeonato Paulista

Pela 8ª rodada do Campeonato Paulista, o Corinthians enfrentará o São Paulo neste domingo, 08/03, às 16:00 horas, no estádio do Morumbi. O São Paulo lidera o Grupo 1 com 17 pontos em 7 jogos, com 5 vitórias, 2 empates e 81% de aproveitamento, e o Corinthians lidera o Grupo 2 com 16 pontos em 6 jogos, com 5 vitórias, 1 empate e 88% de aproveitamento. 
Ficha Técnica - São Paulo X Corinthians
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 8 de março de 2015, domingo
Horário: 16:00 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP)
Quarto Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima
São Paulo: Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Edson Silva e Reinaldo; Denilson, Souza, Michel Bastos, Ganso e Centurión (Thiago Mendes); Luis Fabiano; Técnico: Muricy Ramalho
Corinthians: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf e Elias; Jadson, Danilo e Emerson; Guerrero; Técnico: Tite
No São Paulo também foram relacionados o goleiro Renan Ribeiro, o zagueiro Lucão, os volantes Thiago Mendes e Hudson, o meia Boschilia e os atacantes Alan Kardec, Jonathan Cafu e Ewandro.
No Corinthians, Tite relacionou também o goleiro Walter, o lateral Edilson, os zagueiros Edu Dracena e Yago, o volante Cristian, o meia Petros e os atacantes Malcom, Luciano e Vagner Love.
Estão fora, no São Paulo, Dória, tornozelo esquerdo inchado, Carlinhos, recuperação de lesão no joelho esquerdo, Rodrigo Caio, recuperação da forma física após operar o joelho esquerdo, Denis, recuperação de cirurgia no ombro direito, Daniel, cirurgia no joelho direito, Pato, cláusula contratual, Breno, Antonio Carlos e Wesley, não estão inscritos no Paulista; no Corinthians, estão fora o lateral-esquerdo Fábio Santos, cirurgia no joelho direito, o volante Bruno Henrique, luxação no cotovelo esquerdo, o atacante Mendoza, lesão no adutor da coxa esquerda e Renato Augusto, lesão no tornozelo esquerdo. 
Estão pendurados, no São Paulo, Denilson, Bruno e Hudson.
Enquanto o time da Vila Sonia teve a semana cheia pra treinar e descansar, o Timão teve um jogo difícil no meio da semana em Buenos Aires, quando venceu o San Lorenzo por 1 a 0 pela Copa Libertadores. Mesmo assim, Tite não vai poupar ninguém e escalou o que tem de melhor disponível. As novidades em relação ao jogo de 4ª feira serão a volta do zagueiro Felipe, que formará a zaga titular com Gil e a presença de Emerson e Guerrero no ataque. Danilo deverá substituir Renato Augusto, lesionado devido à uma entrada criminosa de Buffarini no jogo na Argentina. 
Devido à alteração no meio campo e tendo em vista as características do Danilo, Tite trocou o esquema tático, substituindo o 4-4-1 pelo 4-2-3-1. No último treino, neste sábado, no novo esquema, Elias foi recuado para a função de segundo volante, um pouco mais atrás do que vinha jogando, Emerson atuou pela esquerda, Danilo pelo centro e Jadson pela direita, com Guerrero mais avançado. Durante a atividade, Tite deu ênfase ao posicionamento da equipe, alertando os jogadores para as principais jogadas do São Paulo, sobretudo pelo lado esquerdo do ataque rival, e pediu atenção especial com Paulo Henrique Ganso, principal articulador de jogadas do adversário, e Luis Fabiano, principal referência no setor ofensivo.
Mas, o time não deverá atuar num esquema rígido, devendo movimentar-se bastante, com os laterais, alternando-se no apoio ao ataque, com Elias aparecendo de surpresa e com todos ajudando na marcação, quando não estiverem com a bola. E, como já é de praxe, com inversão de posições, para confundir o adversário.
Mais que os três pontos, está em jogo um tabu. O Corinthians não perde para o São Paulo desde fevereiro de 2007. Após esse jogo, em 12 partidas venceu 5 e empatou 7. Além disso, venceu o adversário por 2 a 0 no jogo de ida da Copa Libertadores. Assim, para o São Paulo, o jogo terá um sabor de revanche e o time deve vir mordido. 
Será um jogo equilibrado, com o tricolor tendo a vantagem de uma semana cheia para treinar. O São Paulo melhorou em relação ao início do ano. Muricy treinou o time no espelho do Corinthians, no 4-1-4-1, mas devido à troca de Renato Augusto por Danilo, Tite mudou o esquema tático para o 4-2-3-1. Os dois times vão buscar a vitória, ninguém vai querer perder.
Enquanto o São Paulo está mais descansado e joga em casa, o Corinthians tem um time mais organizado, melhor entrosado, mais compactado e com boa movimentação. Mas, deve ter cuidado na marcação do Ganso, principal armador do adversário, e com Luiz Fabiano, no ataque. Pra isso contamos com Gil, com Ralf e com Felipe, nas bolas pelo alto. 
No ataque, a volta de Emerson e a presença de Guerrero, pela experiência, mobilidade e segurança da dupla serão essenciais. Na armação, espero um Jadson acordado e mordido, por ter sido descartado pelo rival. 
Apesar das dificuldades temos grandes possibilidades de vitória, ou pelo menos, de manter o tabu. Se não for na tática, será na raça.

Créditos e fontes de imagens
facebook.com/Renato Silva
globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians/corinthians.com.br
Carlos Augusto Ferrari/globoesporte.globo.com
globoesporte.globo.com
Daniel Vorley/AGIF/Gazeta Press
Daniel Vorley/AGIF/Gazeta Press/MAON
Daniel Vorley/AGIF/Gazeta Press/MAON

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!