Um tropeço e um mau começo

Um tropeço no Pacaembu e já começam as desculpas. "É início de temporada; a temporada é curta e os jogadores ainda não estão em suas melhores condições físicas; a Ponte só se defendeu e achou um gol; a viagem para os estados Unidos atrapalhou a preparação". Essas e outras justificativas foram dadas após a derrota do Corinthians em sua estreia no Campeonato Paulista. Acontece que é início de temporada para todos os times, que a preparação também foi curta para o adversário e eles também não devem estar em suas melhores condições físicas. De fato, a Ponte Preta mais se defendeu que atacou, mas foi efetiva no ataque que marcou o gol e o Corinthians, embora tivesse criado mais, errou tudo quando atacou, inclusive o pênalti mal cobrado, quando Jadson apenas atrasou a bola para o goleiro. Que a viagem caça níquel para os Estados Unidos iria atrapalhar a preparação e desgastar o elenco foi bola cantada por essa que vos escreve e, mesmo podendo ser evitada, foi mantida. Portando, as desculpas não se justificam e espero que as mesmas não venham a ser usadas para encobrir as reais dificuldades da equipe, principalmente no setor ofensivo. 
Embora com 68% de posse de bola, o time não conseguiu traduzir essa posse em resultado favorável. Das 14 finalizações, errou 8, contra 5 finalizações do adversário com um acerto de 3. Ainda erramos 36 cruzamentos, 32 passes e dos 18 lançamentos realizados, só acertamos 4. O ataque foi o setor mais deficitário, evidenciando o que todos já sabíamos, a necessidade urgente de um centro avante capaz de fazer gols. Kazim pode até acertar o gol de vez em quando, mas deve ser mais por acaso do que por capacidade. Seria mais útil improvisar Lucca, Júnior Dutra ou Danilo na posição, ou dar uma chance para o Carlinhos, do que continuar insistindo com ele. No meio campo, Gabriel foi preciso na marcação e ainda arriscou no ataque, Rodriguinho não estava em seu melhor momento, Jadson foi bem até errar o pênalti e cair de produção. No ataque, Clayson e Romero forem bem enquanto tiveram fôlego, Lucca e Marquinhos Gabriel entraram bem, Júnior Dutra quase não pegou na bola e Kazim foi péssimo. Na defesa os zagueiros não comprometeram, Guilherme Romão sentiu o peso da estreia, foi driblado no gol da Ponte e acabou sendo expulso pelo 2º cartão amarelo. Não dá para crucificá-lo por um jogo, mas precisa ser mais atento e cuidadoso na marcação. Cássio não teve culpa do gol sofrido e Fagner, seguro na defesa e participativo no ataque, foi o melhor em campo. 
Espero que a fala de Carille, minimizando os erros e a péssima atuação do Kazim, tenha sido apenas para não queimar os jogadores e que as falhas já comecem a ser corrigidas de imediato, inclusive com outro jogador atuando como centro avante. E que o time como um todo, a começar pelo Carille, aprenda com os erros cometidos e já melhorem na próxima partida. 

Créditos e fontes de imagens 
globoesporte.globo.com-Marcos Ribolli/globoesporte.globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!