Ao Dentinho, com carinho

Um assunto recorrente na mídia atual é o comportamento do Dentinho, em campo e extra campo. Jogador habilidoso, destacou-se nas categorias de base, teve participação fundamental nas campanhas vitoriosas do Timão em 2008 e 2009. Atualmente, não tem apresentado o mesmo rendimento em campo, em parte por conta de algumas lesões. Ultimamente, sua projeção resulta muito mais de suas atuações extra campo do que da sua produtividade nos gramados, ou seja, do que escreve no  twiter, da sua participação no cinema e na TV, das suas ações sociais, (padrinho de projetos sociais, leilão beneficiente...) e até do seu namoro com a modelo Dani Souza.

Obviamente ninguém tem nada a ver com sua vida particular. No entanto, como ela tornou-se pública, até porque ele não faz questão de escondê-la, são inevitáveis as comparações entre sua queda de aproveitamento em campo e sua ascensão na mídia social. Sem dúvida, o futebol que o projetou, abriu-lhe as portas para a fama. Bom jogador, garoto humilde, alegre e brincalhão, caiu nas graças da Fiel, tornando-se logo xodó da torcida. Com a chegada de Ronaldo e Roberto Carlos, foi por eles  "adotado", protegido, paparicado e tornou-se o parceiro preferido nas brincadeiras. De 2010 para cá, seu desempenho em campo e seus gols diminuíram, na mesma proporção que aumentaram suas brincadeiras, sua participação no twiter, nas badalações, nos eventos sociais,  na TV e no cinema. Dentinho parece deslumbrado com o novo mundo em que passou a viver, com sua nova condição social. Atualmente, não temos visto em campo a mesma concentração e determinação de antes e nem seus gols, outrora tão frequentes. Estes foram substituídos por jogadas pouco objetivas, por toques de lado, por gracinhas e firulas que só servem para irritar o adversário e, só muito raramente, presenciamos uma boa jogada e bola na rede. No último jogo, sua desconcentração virou descontrole e, numa jogada desnecessária, com o adversário já abatido, foi expulso do jogo, três minutos após fazer o gol que poderia ter sido o começo da virada. O final da história todos já conhecemos. No dia do julgamento no TJD ele não apareceu para se defender. Estava muito ocupado. Pegou três jogos de gancho e domingo, quando seus companheiros estiverem concentrados para, logo mais, tentarem conseguir um melhor lugar na tabela de classificação, Dentinho estará mais uma vez nas telas da TV e, novamente, não será pelas suas belas jogadas, pelos seus dribles nem pelos seus gols.

Muitos atribuem sua atual má performance ao seu namoro com uma mulher linda e famosa, o que não deixa de ser uma atitude um tanto machista.  Devem ser os mesmos e as mesmas que acreditam que Adão perdeu o Paraíso por causa da Eva e que Sansão perdeu a força por causa da Dalila. As dificuldades do Dentinho em campo são anteriores ao início do seu namoro. Além disso, um bom relacionamento amoroso  só pode fazer bem e a história está aí para provar. É só analisar a trajetória amorosa e profissional de grandes craques, Ronaldo, Romário e outros. E, no presente, temos o exemplo de Piquet, zagueiro do Barcelona e da Seleção Espanhola, que, depois que começou a namorar a Shaquira, alem de fechar a defesa, está até fazendo gols. E o time do Barça nem se concentra antes do jogo...

Acompanho a carreira do Dentinho desde as categorias de base. Vibrei com todos os seus gols,  torci pelo seu sucesso e sempre  o incentivei, enviando-lhe mensagens no site oficial do clube e no site Notícias do Corinthians. Embora não tenha o hábito de comprar camisas de jogadores, fiz questão de adquirir a camisa do gol 10 000 e que ela fosse autografada por ele. Não o conheço pessoalmente, mas tenho por ele um grande carinho. Sua má fase causa-me tristeza, principalmente por perceber que uma carreira tão promissora está correndo sérios riscos, em decorrência da postura equivocada do próprio jogador. Por isso resolvi escrever este post e mandar-lhe o seguinte recado:  

Moleque Dentinho
Está na hora do mulekinho virar Homem, com H(agá) maiúsculo. Está na hora de levar a sério sua carreira, de treinar e jogar com mais concentração e determinação. Curta esse momento maravilhoso que você está vivendo em sua vida pessoal, mas não se esqueça que o bom desempenho em campo é o passaporte para o as conquistas extra campo. Dinheiro, fama, glamour e outros prazeres só aconteceram porque você se tornou um ídolo de um time com a visibilidade e o prestígio que só o Corinthians tem. Priorize sua carreira, seja mais profissional, mais focado no seu trabalho, mais dedicado... Volte a brilhar pelos seus dribles, pelos seus gols, pelas suas belas jogadas e não pelo que você diz no twiter, pelas suas aparições no cinema e na TV, pelas suas badalações e por estar namorando uma modelo linda e famosa. Se você não recuperar seu bom desempenho em campo poderá perder a titularidade e tudo o que você conquistou até agora. Você não precisa deixar de ser alegre nem tornar-se sisudo e ranzinza. Apenas saber separar as coisas e focar mais no seu trabalho, para, assim como já ocorreu com muitos jogadores, não perder o leme do seu barco. Seja menos deslumbrado, pois, não dá para querer fazer tudo junto e misturado e ter êxito em tudo. Alguma coisa vai ficar para trás e, por enquanto, o que está ficando na rabeira é o seu futebol.  Tenho idade para ser sua avó e, apesar de não conhecê-lo pessoalmente, tenho por você muita estima e um grande carinho. E, em nome desse carinho, envio-lhe mais um recadinho. 

Cuidado Dentinho! Toma tento e volta a jogar o que você sabe e pode. Senão, você será extraído e teremos um implante no time. No campo, você anda meio cariado. Reaja enquanto é tempo… Tem muita gente querendo morder a bola e não podemos ficar na banguela… Os jogos não são sopa e precisamos de um Dentinho que ainda seja capaz de dar umas boas mordidas. Abraços carinhosos.

E que Deus o abençoe e proteja, hoje e sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!