Botafogo 0 x Corinthians 0 - A volta do pesadelo

Empatamos com um time pequeno porque jogamos como time pequeno. Foi um jogo horrível, truncado, defensivo, sem criatividade e sem objetividade. Só saímos com o empate porque eles falharam nas finalizações. Tite atribuiu o resultado à falta de entrosamento devido às ausências de Alessandro, Jorge Henrique e Dentinho, mas, este foi apenas um dos problemas. Os reservas, contrariando alguns prognósticos, não foram bem e decepcionaram. Moradei, volante de origem, foi mais volante que lateral. Sua 1ª descida pra área, das poucas que ocorreram, foi aos 25 minutos da etapa inicial. Luíz Ramires  ficou mais na marcação, estava muito lento e nada criou. Na prática, até a entrada do Bruno César, jogamos com 4 volantes, 1 lateral e 1 meia. William não foi bem jogando pela ponta, ao contrário de quando, substituindo o Liedson, jogou mais centralizado.
Júlio César não teve muito trabalho, pois os jogadores adversários eram muito ruíns nas finalizações, mas, precisa melhorar a reposição da bola. Tomou um cartão bobo por reclamação. Eu me arrepio só de pensar no seu 3º amarelo.


O maior problema do jogo foi a incapacidade do time na armação. Sem um meia armador criativo, a bola não chegava ao ataque e, por mais habilidoso que seja, atacante sem a bola não consegue fazer gol. Morais e Ramires não armavam as jogadas, Paulinho não chegava na área de surpresa, Liedson e William tinham que buscar a bola no campo adversário, quando chegavam na área eram dominados pelos zagueiros e não conseguiam finalizar. Faltou alguém com habilidade e oportunismo para chutar de fora da área.  O time ficava meio embolado no campo de defesa, errava muitos passes e não conseguia chegar ao ataque com objetividade.  Com a entrada do Bruno César, a bola passou a chegar,  mas sem muita qualidade. Se o Botafogo tivesse um mínimo de competência o resultado seria ainda pior.


A dura realidade é que o Tite levou um nó tático de um time de má qualidade técnica e que vinha de uma goleada recente, por um time que se encontra na zona de rebaixamento. Mas, apesar disso, em entrevista após o jogo, ele afirmou que o time foi bem, que foi um jogo de uma equipe só e que só não saímos com a vitória porque a defesa do Botafogo foi muito bem.
Sua avaliação do jogo e sua postura diante da situação do Corinthians, que se distanciou mais ainda da 1ª posição, é preocupante. Se ele não consegue enxergar as falhas, como vai poder corrigí-las? Já não bastasse sua retranca, colocando até os atacantes atrás da linha da bola, ainda temos que aguentar sua postura de avestruz? Estamos disputando só um campeonato, temos a semana inteira para treinar, não temos o desgaste de viagens no meio da semana e, apesar de não termos um elenco de Barcelona, temos alguns jogadores de boa qualidade que, se bem posicionados e bem orientados, podem fazer a diferença e os gols que precisamos. Se não temos um filet mignon para fazer um strogonof, temos ingredientes suficientes para, nas mãos de um bom cozinheiro, preparar um belo e nutritivo cozido e não desperdiçá-los.


As jogadas de bolas paradas, que num jogo difícil podem fazer a diferença, têm sido mal aproveitadas e ontem não foi diferente. Chicão desaprendeu bater faltas, os escanteios são mal cobrados e,  muitos resultam em contra ataques adversários. Mesmo com um CT de 1º mundo, com vários campos de treinamento disponíveis e com uma semana inteira para trabalhar, está faltando "treinabilidade" em muitos fundamentos, principalmente nas saídas de bola e nas bolas paradas. É preciso avisar o Tite que goleiro e zagueiros não são armadores. Eles devem passar a bola para os volantes, que deverão passar para os meias armarem as jogadas para os atacantes ou, então, chegarem de surpresa na área. E que o atacante não tem que ficar toda hora vindo buscar a bola que não chega, dando tempo para a defesa adversária se arrumar. 
Chega de chutões, de atacante virar marcador e de meia virar volante!
Reconheço que precisamos de reforços nas laterais e no meio campo, mas, mesmo assim, nosso elenco é melhor qualificado do que os dos times que temos enfrentado e dos quais temos levado os maiores sufocos.


No jogo de domingo tive uma péssima sensação de "dejavú". Passou um filme pela minha cabeça. Final do Brasileirão 2010, pré Libertadores...  E, comecei a temer a volta do pesadelo.

Comentários

  1. MEUS RADINHOS JA NÃO SUPORTAM MAIS TANTA AGONIA,TENHA DÓ,MARIA.
    (ATÉ RIMOU,RSRSRS)

    ResponderExcluir
  2. MARIA,COLOQUE AI UMA BULA DE COMO POSTAR EM SEU BLOG,O PESSOAL ESTA SE PERDENDO UM POUCO,SE DER PARA FACILITAR É MELHOR,MUITOS NÃO SABEM QUE É PRECISO CLICAR DUAS VEZES NO ENVIAR MENSAGEMPARA AI SIM APAREÇER AS LETRINHAS DE IDENTIFICAÇÃO,QUE PERMITE A POSTAGEM.
    UM BEIJO.

    ResponderExcluir
  3. Para postagem:
    1. digitar o comentário
    2. Selecionar um perfil (conta do Google, ou live journal, ou word press, ou etc.)
    3.Clicar em Vizualizar - (meu caso: abre a janrela para fazer o login na conta google)
    4. fazer o login de sua conta.
    5 Clicar em "Postar Comentário" , vai a "vizualização",
    6 clicar novamente "postar comentários"

    ResponderExcluir
  4. Antonio Dib
    Com assessoria do maridão tirei as letrinhas para simplificar. Agora ficou mais fácil. É só seguir, passo a passo, das instruções do Antonio. O maridão é seu xará. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. É,ASSIM O PESSOAL PARA DE RECLAMAR.
    AMIGA,A COISA ESTA SÉRIA PARA NÓS QUE TEMOS BLOG,A SEMANA TODA SEM JOGO,SEM TER O QUE FALAR,E ESCUTANDO BESTEIRAS DE CONTRATAÇÕES,E QUANDO A GENTE VE,VEM QUALQUER ZÉ ARRUÉLA,ASSIM,VOU TER QUE TIRAR FÉRIAS FORÇADAS DO MUNDO DA REDAÇÃO,(PRETENÇÃO E AGUA BENTA NÃO FAZ MAL NÉ.)

    ResponderExcluir
  6. Calma amigão. Precisamos ser criativos. Assim como inventaram tantas contratações eu vou inventar uma dupla caipira para animar o meio campo. Que tal Seedorf e Seedormezzzzzzzzzzzzzzzz?
    Advinha quem é que Seedorme em campo?

    ResponderExcluir
  7. NÃO PRECISA NEM PENSAR MUITO,KKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  8. PUTZ,MARIA,NÃO PRESTEI A ATENÇÃO,E MANDEI UM "PRETENÇÃO",COM Ç,VAI SER BURRO ASSIM,RSRS.
    É A PRESSA PARA ESCREVER,QUE FURO,NA FRENTE DE UMA PROFESSORA HEIN!

    ResponderExcluir
  9. Esqueça que eu sou professora. Afinal, estou aposentada. E, não leio os comentários com caneta vermelha na mão. Fico mais focada no conteúdo. E, para ser sincera, eu também me atrapalho, e muito, na digitação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!