Mais intensidade na treinabilidade

Não tenho a intenção de massacrar o Tite, pois, reconheço que ele não é culpado por todos os problemas do time, que é limitado, principalmente, em algumas posições, onde os reservas precisam ser improvisados. No entanto, alguns problemas foram criados por suas ações, na montagem, escalação e atuação do elenco.
Errou na montagem quando desprezou promissores talentos da base, em posições carentes, emprestando Dodô, lateral esquerdo e o meia William Morais, de saudosa memória. Errou, quando não trouxe de volta o Marcelinho, atacante emprestado para o Mirassol e quando avalizou a venda do meia Everton Ribeiro para o Coritiba, sem ao menos ter sido testado em um jogo. Todos eles foram formados nas categorias de base do Corinthians. 
Se omitiu quando não exigiu reforços para as posições carentes.
Errou na escalação quando  colocou o Bruno César para jogar de ponta, e não como meia armador  e quando transformou o atacante Jorge Henrique em jogador multiuso, atuando, simultaneamente, de volante/meia/atacante e, às vezes, até de zagueiro. E erra, também, quando pede que os atacantes voltem para marcar e para buscar a bola. Nesse vai e vem dos atacantes a defesa adversária tem tempo de se arrumar e anular o ataque.
Com o que sobrou do time, depois das aposentadorias e transferências, sem reservas para os laterais e volantes e com um meio campo tecnicamente defasado, principalmente depois da fritura e venda do Bruno César, Tite teve que se virar para montar um time competitivo, o que não vem conseguindo.  Depois do desastre Tolima, o time até esboçou uma reação e com a vinda do Liedson, teve uma boa sequência de vitórias. Mas, a boa fase foi passageira e voltaram os empates e as derrotas. Suspensões e contusões forçaram a improvisação de jogadores reservas e agravaram ainda mais o que já não estava bom.

Aí é que entra a responsabilidade do técnico. Se o time é limitado, precisa ter um padrão de jogo definido e cada jogador ter clareza tática do que se espera dele. Além disso, cabe ao técnico tirar o máximo dos jogadores,  possibilitando que cada um jogue na posição em que pode render mais, sem muita invencionice.  É hora de tirar leite de pedra. 
Se o time está em formação e ainda não conseguiu um padrão de jogo, como o próprio Tite reconhece, uma jogada de bola parada, uma falta bem cobrada, um escanteio bem batido, um chute de fora da área, um cruzamento certo e/ou um volante chegando de surpresa na área e dando um passe certo para o atacante podem fazer a diferença, principalmente diante de adversários retrancados.


Aí entra a tão falada treinabilidade.
O Corinthians joga apenas um campeonato, raramente tem jogos no meio da semana, tem uma semana cheia para treinar. Mas, quando consultamos o site do clube, que decepção!
Joga-se no domingo e, muito justamente, folga-se na segunda. Mas, no calendário da semana os treinos de 3ª a 6ª feira são marcados em um só período, geralmente às 16 horas e por volta das 19horas, a bolerada que tem twitter já twiuttou, #fim de treino, #indo pra casa, #jantando com minha esposa, #preso no trânsito... No sábado treino recreativo, que ninguém é de ferro, e concentração...  Na 3ª feira, para quem jogou é treino regenerativo, isto é, piscina e/ou academia. E quando chove muito, o que tem ocorrido com frequência, academia para todo mundo.
Assim, para treinar posicionamento tático, finalizações, escanteio, cobrança de faltas, acertar os passes, analisar jogos dos adversários,  orientar os jogadores quanto ao controle emocional e garantir o tão falado equilíbrio, sobram, em média, 10 horas por semana, pois, raramente o treino ocorre nos dois períodos.
Após o empate com o Botafogo, o técnico elencou três problemas básicos do time, finalizações, bolas paradas e descontrole depois do gol. Teve uma semana inteira para corrigí-los e contra o Azulão eles permaneceram. Está se aproximando a fase do mata-mata de um só jogo. Se as falhas não forem corrigidas, estaremos mortos e não chegaremos nem à semifinal. Tal como alunos que não fizeram a lição de casa e chegam ao final do ano tendo que ralar muito para ser aprovado, o Corinthians vai precisar de um bom reforço para não ser reprovado. Precisa passar por um intensivão. Treinar nos dois períodos é obrigação. A não ser que esteja pensando em jogar a toalha ou fazer mais um papelão.

Professor Tite. A hora é agora! Para ter uma boa jogabilidade é preciso assumir a responsabilidade e proporcionar mais intensidade à treinabilidade. Senão, em seu currículo, vai constar mais uma ferrabilidade.
E para o Corinthians e  corinthianos, outra decepcionabilidade.

Comentários

  1. Adorei o texto, kkkkk, bem escrito, coerente e sarcástico na medida certa. Ótimo. Esse Tite é uma piada pronta. Infelizmente, só vai sair quando der uma ferrada legal no time (tipo uma goleada pra um dos rivais paulistas). O sanchez tem uma dívida moral com ele, por causa da demissão nos tempos da MSI.

    ResponderExcluir
  2. VEJA PELO LADO BOM DA COISA,MARIA,PELO MENOS O PROFESSOR ADENOR,NOS ESTA ENSINANDO UM MONTE DE PALAVRAS NOVAS,E FAZENDO A NOSSA CRIATIVIDADE VOAR.

    ResponderExcluir
  3. Leandro
    A dívida já está mais que paga com a oportunidade dele ter voltado a treinar o Corinthians. Pena que ele não soube aproveitar. Como diria o caipira, o cavalo passou arriado, quem mandou ele não saber montar...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. É Dib, você tem razão, meu vocabulário nunca teve tanta ricabilidade e minha paciência está plena de esgotabilidade. Se não fosse a nossa ferrabilidade estaria com vontade de aumentar minha risibilidade.
    Mas, só me resta a cornetabilidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. MARIA,OUTRO DIA EU DISSE QUE A MAIOR FAÇANHA QUE VI NO ANDRÉS ATÉ HOJE,FOI PEITAR OS LORDES DA VILA SONIA,QUE SINCERAMENTE NÃO VI VANTAGEM NENHUMA,OS CARAS CONTINUAM DEITANDO E ROLANDO NOS BASTIDORES,E O ULTIMO JOGO DELES CONTRA O SANTA CRUZ NÃO ME DEIXA MENTIR,EXPULARAM UM MONTE DE JOGADOR ATÉ ELES GANHAREM.
    A GENTE ATÉ ACHOU QUE DEPOIS DISSO,A ASSOCIAÇÃO COM O TEIXEIRA,O LULA,NÓS É QUE REINARIAMOS NESTE CAMPO,MAS LEDO ENGANO.
    JA SÃO 2,5 ANOS QUE NÃO TEMOS TIME NENHUM,NÃO CHEGAMOS A LUGAR NENHUM,E FICAMOS SEM JOGADOR ALGUM,OS QUE SOBRARAM SÃO UMA PIADA.
    JORGE HENRIQUE,RALF,DENTINHO ESTÃO LOUQUINHOS PARA IREM PARA A EUROPA,E OS CARAS DEIXAM SAIREM OS JOGADORES,NÃO FICAMOS COM UM TOSTÃO DELES,E POR CONSEQUENCIA NÃO TEMOS COMO COMPRAR JOGADOR DE PONTA.
    ANTES TIVESSEM VALORIZADO O TERRÃO,PELO MENOS PASSARIAMOS NERVOSO COM SANGUE NOVO,E VINDO DO PROPRIO CLUBE,DO JEITO QUE ESTAMOS,NÃO CHEGAREMOS A LUGAR ALGUM,E AO MEU VER,COM ADRIANO,OU SEM ADRIANO,COM UM TÉCNICO MOLENGÃO DESSES,VAMOS PENAR MUITO ESTE ANO.
    DEUS QUE NÃO ME OUÇA.

    ResponderExcluir
  6. Dib. Tem horas que o Andres perde o foco. Acho perda de tempo ficar provocando o Juju e o time do Jardim Leonor.E dar cartaz pra quem não tem, valorizar o adversário e a soberba do time "organizado". Como diria minha mãe, é queimar vela com defunto ruim.
    Enquanto houver essa relação espúria com certos empresários, a base continuará desprezada e sub aproveitada, o clube continuará sendo vitrine e ponte para clubes europeus e centro de recuperação e reciclagem de jogadores em fim de carreira. O pior é que a oposição é ainda mais problemática. Quando dirigiu o clube foi um desastre e o possível candidato Paulo Garcia, faz parte do grupo que não conseguiu administrar nem o Noroeste.
    Deus que não te ouça e que São Jorge nos proteja. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!