Caindo na real - A crônica de uma tragédia anunciada

Não #Tolider, não ganhamos o jogo, já vejo dois na minha frente e outros chegando perto. De uma só vez, perdemos o jogo, a liderança e a invencibilidade em clássicos como mandantes. Aconteceu o que temíamos e o que já era previsível. A "sorte" não entrou em campo e nesta rodada, desfalcados deste nosso melhor jogador, caímos na tabela, pois no rendimento e em produtividade, já tínhamos caído há tempos. 
Quando afirmei que a liderança era ilusória, pois não traduzia a realidade, me chamaram de corneteira, quando cobrei mais treinamento, menos baladas, mais trabalho e mais responsabilidade dos jogadores, fui chamada de implicante, cobraram-me provas e contra provas das atividades extra campo e até insinuaram que eu sou irresponsável e que estaria contra o Corinthians. Não entrei no oba oba do #Tolider, #sigaolider e outras pavonices, pois, grande era, e é, minha preocupação com o fraco futebol apresentado em campo, com empates e derrotas para times tecnicamente inferiores, com vitórias pouco convincentes, com o time sempre "morrendo" no 2º tempo, com a queda de rendimento dos jogadores, com esquema tático confuso, ou mesmo sem esquema tático nenhum, com jogadores fora de suas posições, com o técnico grilo falante e péssimo treinante, omisso, retranqueiro, medroso, incapaz de corrigir os erros recorrentes, de apresentar uma variação tática, uma jogada ensaiada, que não sai da mesmice, tornando o time previsível e facilmente anulado e engolido e levando nó tático de técnicos de times medianos.
Sobre o jogo em si, mais um fiasco em casa. Até que iniciamos bem o jogo, saímos na frente e parecia até que iríamos vencer sem muito sofrimento. Mas, apareceu um escanteio no caminho e como escanteio do adversário é para nós tão perigoso quanto um pênalti, lá foi todo o time pra área e na zorra total, com o William atacante, no alto do seu 1m71cm de zagueiro, acontece o de sempre e o Santos empata. Pra não variar, bola na área é sempre um susto para a torcida e um desafio dificilmente vencido pela nossa zaga. No intervalo, Muricy arrumou o time deles e o Tite desarranjou o nosso. Morto em campo, o time perdeu a intensidade na marcação e no ataque. e numa jogada que começou com Neymar, num rebote do Júlio César, a bola sobrou para Alan Kardec que cruzou para Borges e aí ficou fácil. Levamos a virada, o time se descontrolou e degringolou. Mesmo com um jogador a mais nos últimos 25 minutos do jogo, o Corinthians não conseguiu se recuperar e sofreu o 3º gol. Alan Kardec tentou cruzar pra Neymar, mas Chicão facilitou, mandando a bola pra rede.
Mas, a participação do Tite no resultado foi ainda mais decisiva que as instruções e a preleção no vestiário. William, um dos poucos produtivos em campo, que segurava o Leo na lateral foi substituído por Jorge Henrique, com os agradecimentos do Muricy e do lateral santista. Ramon, lateral esquerdo, sentiu dor na coxa e teve que ser substituído. Como seu reserva, o Denner, não foi relacionado pro jogo, lá vai o lateral direito Welder, mais uma vez improvisado na esquerda. E o Alessandro, lateral direito, arrastando-se em campo, permaneceu no jogo. Depois ele tira o Ralf e coloca o Danilo, como se não tivéssemos necessidade de apertar na marcação. Além de Muricy, Neymar e companhia ficaram muito gratos pelo serviço facilitado. E quando o fôlego do Émerson acabou, não tinha nenhum atacante no banco. Nem o  Elias nem o Taubaté estavam relacionados.
No balanço geral, façamos justiça ao William, que segurou o Leo, ao Émerson, que lutou muito enquanto teve fôlego, ao Liedson, que fez o gol e só não foi mais eficiente porque a bola não chegou e ao Júlio César, que fez boas defesas e impediu uma goleada. Nossa zaga, além de ter falhado nos dois primeiros gols, ainda fez o 3º deles. Desatenção e desconcentração total. Nas laterais, Ramon até que se esforçou, enquanto Alessandro, totalmente fora de forma e sem condições de jogo, pouco produziu. Nossos volantes erraram muitos passes e pareciam cansados e distantes. Não sei se ainda estavam na seleção ou se já foram para a Europa. Alex, totamente anulado e com o pé descalibrado me fez sentir saudades do Bruno César chuta-chuta que domingo fez um gol pelo Benfica. Pelo menos ele acertava muito mais os chutes e marcava uns golzinhos de falta. E não custou R$14 milhões. Os atacantes foram prejudicados pela falta de criação.
Nos últimos 7 jogos do campeonato brasileiro perdemos 5 e de 21 pontos disputados ganhamos apenas 6. A diretoria afirma que manterá o treineiro até o fim do campeonato, porque ele vem fazendo um bom trabalho. Alguns jogadores são vistos nas baladas e afirmam que nas suas horas de folga eles fazem o que querem e ninguém tem nada com isso. O técnico declara que não deve satisfação para a torcida  e, no estádio, a maioria da torcida continua aplaudindo e cantando mesmo nas derrotas, enquanto poucos indignados protestam no CT e na porta do vestiário. E continua tudo na mesma. Técnico mantido, jogadores intocáveis e imexíveis, mesmo com rendimento pífio, treinos pouco efetivos e em um só período, geralmente no fim da tarde e a diretoria satisfeita com os vexames. 
E a torcida que paga caro pra ver um futebol pífio, que gasta a maior grana comprando os produtos oficiais do clube, que viaja para acompanhar o time nos jogos faz o papel de palhaço neste circo que os incompetentes estão transformando o Corinthians. 
Se o time treina só 3 horas por dia sobra muito tempo pra folga e pra vadiagem. Neste tempo, cada um faz o que quer, mas se todos fossem responsáveis, nada fariam que pudesse interferir no desempenho em campo. Mas, a queda evidente do rendimento de alguns é um mal indício. Algo extra campo está potencializando a má treinabilidade e a subutilização de um dos melhores CTs do planeta. Se o rendimento não tivesse caído, ninguém estaria falando nada. Vampeta e outros eram baladeiros e nunca ninguém reclamou, pois em campo mostravam serviço.
E antes que me chamem de corneteira, deixo claro que não critico o Corinthians enquanto clube, enquanto instituição. O que eu questiono são as atitudes, a postura, a irresponsabilidade, a omissão, o descaso, o desrespeito e a teimosia daqueles que hoje tem a incumbência de dirigí-lo, treiná-lo e defendê-lo dentro e fora de campo e que não o estão fazendo devidamente, salvo poucas exceções. Identificar os sintomas e diagnosticar as causas dos fracassos sucessívos nos campeonatos disputados é essencial para reverter o quadro negativo. Se isso não é feito por quem deveria fazê-lo, nós, torcedores fieis, não podemos nos omitir nem nos enganar. Somos mais de 30 milhões de vozes que não podem e não devem se calar dinte dos desmandos daqueles que deveriam ser os primeiros a defender o Corinthians.  


Diretoria, comissão técnica, gerente de futebol, jogadores são passageiros. O Corinthians é eterno e é maior que tudo isso.


Fontes de imagens
mitrach.blogspot.com
oglobo.globo.com
clolne.com
peregrinacultural.wordpress.com
medeirosrs.blogspot.com
coloqueisilicone.blogspot.com
adjustaable.tumbir.com

Comentários

  1. “PREVISIBILIDADE”
    Melhor agora, que estamos em crise declarada voltaram as manchetes nos jornais,e isso graças a falta de habilidade de uma diretoria que se perdeu em meio ás proprrias lições aplicadas nos tidos imperadores do futebol.

    Nosso presidente tomou gosto pelo desbancar de certos reis e agora ele se senta no trono dos depostos pelas proprias palavras.

    O corinthians com isso esta se declarando aberto ao publico em geral,virou óbvio até para os mais leigos no futebol,e olha que por falta de nossa cornetagem não foi,porque a encruzilhada estava logo ali,e agora que não sabem mais qual o caminho a seguir,se escondem sob a proteção da policia.

    O corintiano tem que deixar de ser besta,de se deixar levar por frasezinhas de efeito,por encantos de castelos de areia,e ser mais realista para as coisas que acontecem ao seu redor,isso até pouco tempo atras era prerrogativa de outra torcida,não a nossa.

    Ha os que aparecem querendo manipular opiniões,é por isso que esta aumentando cada vez mais a incidencia de drogas entre a juventude,porque os pais mascaram a realidade com palavras de efeito,por isso o afastamento da religião,a votação em maus politicos,e isso se deve ao fato de acharmos que tudo esta bem,que não é bem assim,que é uma fase,e buscamos nos consolar no passado,quando se o fato fosse combatido no primeiro sintoma,nem a história para contar existiria,mas o medo e a vergonha,e principalmente os comentarios alheios inibem qualquer ação.

    Opa,é claro que estamos falando de futebol,do que acharam que fosse de mais um daqueles e-mails que recebemos de lições de vida,de quem aprendeu na marra e vivendo a desgraça, pelos quais quem os passa nem eles proprios acreditam?

    Se partimos do principio de que ja temos cem anos de existencia e que estas coisas que nos estão oferecendo agora,não é nada mais do que obrigação,daqueles que ja levaram em dinheiro dez estadios e dez ct’s,e só agora estão se vendo forçados a fazerem alguma coisa pela galinha dos ovos de ouro,estamos ainda muito,mas muito defazados nestas contas.

    E principalmente estamos aprendendo a acreditar que desgraça pouca é bobagem,ainda é cedo para agir,deixa para quando estivermos forçados a levar o nosso doente para uma clinica,ou uma operação de emergencia,por enquanto qualquer dipirona cura,e nessa a saude do paciente vai se deteriorando.

    Se o nosso problema não é técnico,não é de jogador,não é de diretor,é do que,futebol não é um conjunto?

    È claro que no proximo jogo estaremos ainda mais vulneraveis,quem entrar em campo,o fara sem cofiança,seremos presa facil,e nenhuma frasezinha de efeito vai recuperar a confiança perdida,é tão claro isso que até besteria se comentar,e se formos forçados a pagar para que esses mercenarios joguem um jogo especifico só pela rivalidade,por favor parem as maquinas.

    Meu fanatismo iria me matar do coração,mas ao ponto que chegamos estou vendo que os sintomas estão aos poucos mudando e afetando outra parte do corpo,meu estomago agora é quem esta sofrendo as consequencias,porque da nojo ver tantas fezes juntas.

    Titulo para estes mercenarios e vagabundos ja deixou de ser consequencia,mas sim obrigação,temos que aprender que o palhaço do circo nestas circunstancias,não somos nós,e sim eles,porque nos tempos de hoje,até criança esta evitando deixarem roubar o seu doce,ou seja não tem mais bobinho em nenhum setor de nossas vidas mais.

    Matador da fiel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!