Corinthians+Fiel 2 Avaí+Leandro Vuaden 1

Vencemos mais uma batalha. Começou com festa, virou uma guerra e só com muita luta e labuta conseguimos a vitória. Vitória sofrida e de virada, vitória da raça e da superação. Vitória com a marca de um time que quer ser campeão.
O começo foi pomposo, com muitas homenagens, entusiasmo e saudações. O Timão entrou em campo homenageando seu mais ilustre torcedor, Luiz Inácio Lula da Silva, que inicia uma nova luta, agora contra o câncer. 
Carregando uma faixa com a mensagem #ForçaLULA, o time manifestou sua solidariedade, vibrando intensamente pela sua recuperação, enquanto nas arquibancadas, faixas com o seu retrato e palavras de incentivo demonstraram o carinho da torcida para com o ex presidente do país. 
A Copa do Mundo, também foi tema do jogo do Pacaembu. Faixas e bandeirões referentes à participação do Estádio do Corinthians no próximo mundial de Futebol foram exibidas antes da partida. Uma delas, medindo 50 metros de largura por 80 metros de comprimento, feita pela Sony, patrocinadora oficial da Copa do Mundo na cidade, exibia o logotipo de São Paulo e a expressão "Bem-vindo" em seis idiomas.
O jogo iniciou com o timão indo pra cima, mas de maneira um tanto atabalhoada, revelando ansiedade e afobação por parte dos jogadores. Aos 12 minutos o Avaí abriu o placar, num lançamento de William, que estava impedido, para Robinho, que livre, mandou para o gol uma bola indefensável para o Júlio César. Mais uma bobeada da zaga no campeonato. Depois do gol, nosso time se descontrolou, tentando, a todo custo, buscar o empate e reverter o resultado, mas de forma desorganizada, atabalhoada e sem objetividade. 
Diante da forte marcação do Avaí nossos jogadores, nervosos, erravam muitos passes no setor ofensivo, o meio campo não conseguia se articular com o ataque, deixando Liedson encaixotado entre os zagueiros adversários e Paulinho, totalmente marcado, não conseguia avançar. Aos 30 minutos Jorge Henrique se contundiu e, após uma verdadeira conferência no banco corinthiano, Émerson entrou em campo, dando outra dinâmica ao jogo. No 1º tempo, as nossas finalizações ou foram para fora ou foram defendidas pelo goleiro deles que, apesar de ser meio mão de manteiga, estava numa tarde inspirada.
No 2º tempo o Corinthians voltou diferente, mais centrado, mais organizado e objetivo, Tite conseguiu acertar o time e principalmente, transmitir aos jogadores o equilíbrio psicológico que faltou na etapa inicial. Com uma nova postura, com Émerson contagiando os companheiros com seu entusiasmo e determinação, o time foi se ajustando e engrenando, demonstrando, já nos primeiros minutos, sua capacidade de reação. Mas, eis que, novamente, entra em campo, o 12º jogador do Avaí, a arbitragem. O auxiliar já havia validade um gol impedido, faltas a nosso favor não foram marcadas, mas outras contra nós foram inventadas e apesar disso, passamos a mostrar possibilidades reais de reação e de reverter o resultado. Se nossa desorganização na etapa inicial permitiu ao adversário segurar a vantagem, no 2º tempo a situação começou a se inverter. Aí Leandro Pedro Vuaden acionou sua arma, ou seja, seu apito, para, descaradamente nos prejudicar.
E, num lance, que nem foi falta, deu o cartão vermelho para o Castán, que nem amarelo tinha, deixando-nos com 10 jogadores em campo. O árbitro considerou que nosso zagueiro interrompeu com falta uma situação clara de gol na intermediária da área quando nosso goleiro já estava com a bola dominada. É incrível como o Corinthians vem sendo sistematicamente prejudicado pela arbitragem na proporção em que os times cariocas vem sendo beneficiados. Só para exemplificar, nos três últimos jogos fomos vítimas da arbitragem com um pênalti inventado no jogo contra o Cruzeiro e com expulsões de jogadores que não tinham nem amarelo nos jogos de Porto Alegre e no do Pacaembu



Novamente, cartão vermelho para a arbitragem.




Com a expulsão de Castán, o time teve que se remontar em campo. Ao invés de promover substituições, Tite optou por redefinir as funções dos que estavam no jogo. Ralf virou zagueiro, com Paulinho recuado para a função de 1º volante, Danilo e Émerson foram colocados mais para trás, permanecendo William e Liedson no ataque. E, cada jogador em campo se dou e correu mais para suprir a ausência do Castán. E a torcida continuou fazendo a sua parte, apoiando o time sem parar.
Mesmo com um jogador a menos, o Corinthians continuou atacando e após várias tentativas, aos 16 minutos, após receber um passe de William, Émerson invadiu a área e com um belo gol, empatou a partida. 
O Timão continuou pressionando, até que aos 32 minutos, Liedson fez o gol da virada e o Pacaembu explodiu de alegria. O Avaí tentou desesperadamente o gol de empate, mas o Corinthians, valentemente, segurou o resultado. Após a virada, Tite, aos 34 minutos substituiu Liedson, que saiu aplaudidíssimo, por Wallace, reforçando a defesa e aos 38 minutos, Edenilson substituiu William, reforçando a marcação.
A entrada de Émerson, bem como a orientação de Tite no intervalo, foram determinantes para nossa vitória e Júlio César não teve culpa pelo gol sofrido e fez boas defesas. Émerson foi o melhor jogador em campo, demonstrando espírito de luta e liderança, incentivando e time e fazendo valer sua experiência e malícia, embora tenha exagerado no final da partida, o que lhe custou um cartão amarelo. Mas, todo o time doou-se muito em campo e tudo foi feito para compensar a inferioridade numérica.


Foi a vitória de um time aguerrido, vibrante, determinado, aplicado e raçudo, uma vitória contra a chuva que deixou o campo pesado e contra um time bem organizado e determinado que precisava vencer e que lutou muito. Foi, também, uma vitória contra uma arbitragem tendenciosa e parcial, que validou o gol impedido do adversário, encerrou a etapa inicial interrompendo uma jogada em que estávamos no ataque e na etapa final esperou que o Avaí concluísse uma jogada que o favorecia para apitar o fim da partida e deu um cartão amarelo para o jogador adversário numa jogada semelhante àquela em que o Castán foi expulso, além de, durante todo o jogo, usar critérios diferentes, sendo mais rigoroso diante de nossos lances. 
Se você não pode estar no Pacaembu ou não viu o jogo pelo PFC, assista os vídeos do início da partida, os melhores momentos, entrevista do Émerson e a repetição dos gols e partes da entrevista do Tite sobre a orientação dada no intervalo e as mudanças promovidas depois da expulsão do Castán.








Créditos e fontes de imagens
globoesporte.globo.com
Edson Lopes/tera.com.br
Carlos Augusto Ferrari/globoesporte.globo.com
Thiago Bernardes/esporte.uol.com.br
Tom Dib/lancenet.com.br
Agência Estado/esporte.ig.com.br
esporte.uol.com.br
Thiago Bernardes/esporte.uol.com.br
seniores123.bloguedoesporto .com
Agência Estado/globoesporte.globo.com
esporte.uol.com.br
esporte.uol.com.br
Edson Lopes Jr/terra.com.br


Fonte de vídeos
esporteinterativo.com.br
sportv.globo.com
lancenet.com.br
lancenet.com.br

Comentários

  1. Prezada Maria Angélica. Como a Globo não transmitiu o nosso jogo e como não pude acompanhá-lo pela Internet, fiquei na dependência daquelas bolinhas da Globo. A cada bolinha que pintava, "esticava" os ouvidos na esperança de ter a informação de um gol do Coringão. Imagine a minha agonia quando o Kleber Machado anunciou com gosto e satisfação o gol do Avaí. Imagine a minha aflição toda hora que pintava uma bolinha e eu via que saia gol de tudo quanto é lugar menos de onde interessava! Mas a informação que eu tanto esperava chegou para decepção do tal de Kleber Machando- que fez questão de rever o lance para pegar alguma irregularide no nosso gol. Preocupação esta que não existiu no gol do Avaí. Veio o segundo gol e a prova de que apesar dos pesares ainda somos Corinthians, capaz de vencer com um a menos, com uma torcida que ainda é capaz de levar o time no grito.
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  2. #caverão

    vamos ser campeões com juiz e tudo pra sacola. Tá com cara de ano santo e o axé tá com a Fiel.
    GOL DO AVAI IMPEDIDO E EXPULSÃO INJUSTA, MAS NÃO PRECISAMOS DISSO, NÃO SOMOS TIME DE DVD, SOMOS TIME DE VENCER...BÓRA MOSQUETEIRO !

    ResponderExcluir
  3. # CAVERÃO
    MARIA, JÁ ENCOMENDEI UMA EXCURSÃO PARA O DIA 13/11 - ATL PR...VAI DE TOBOGÃ MESMO..E TOMARA QUE CHOVA rsrs

    ResponderExcluir
  4. #CAVERÃO
    ANALISANDO MAIS FRIAMENTE, NO PRIMEIRO TEMPO A BOLA ESTAVA QUEIMANDO NO PÉ, MAS NÃO VI MUITO DESESPERO PORQUE O AVAÍ VEIO FECHADO E ACHOU UM GOL, O QUE ENERVOU O TIME DO CORINTHIANS DIANTE DA PRESSÃO DE TER QUE GANHAR. A MANEIRA COMO VOLTOU EMPENHADO E CONCENTRADO NO JOGO MESMO COM 10, E O SHEIK QUE FOI FUNDAMENTAL, SACRAMENTARAM A VITÓRIA ALÁ O CORINGÃO DE SEMPRE. ISSO NESSA ALTURA MOSTRA MATURIDADE DE CAMPEÃO. PÉ NO CHÃO E JOGAR COMO NO SEGUNDO TEMPO ATÉ O FINAL.

    ResponderExcluir
  5. Teremos que jogar contra tudo e contra todos para conseguir esse título! Mas estamos no caminho certo, o Emerson vestiu a camisa mesmo!! As coisas estão começando a se acertar no Timão!

    Quem sabe um time sem JH e Castan não seja a formação ideal???

    ResponderExcluir
  6. O que vale é raça e mais tres pontos na caderneta.
    Matador da fiel.

    ResponderExcluir
  7. Múcio
    Se você não conseguiu ver o jogo assista os melhores momentos no 2º vídeo do post. Foi um jogo muito sofrido e o time foi valente e raçudo. Tudo indica que meu Corinthians está voltando. Que bom!!! Abraços e Vaaaai Cooooorinthians!!!

    ResponderExcluir
  8. Caverão
    Apesar de sofrida, foi a vitória da raça e da superação. Méritos para o Tite que conseguiu reequilibrar o time no vestiário e remontá-lo após a expulsão do Castán. E dos jogadores que tudo fizeram para buscar a virada. Vencemos a chuva, o Avaí e a arbitragem. Abraços e Vaaaai Coooorinthians!!!

    ResponderExcluir
  9. Marcos
    É o Corinthians contra tudo e contra todos. Émerson é o maloqueiro que faltava no time. É muito raçudo. pena que se contunde com facilidade. Meu time ideal não tem Jorge Henrique nem Alessandro e se o Chicão voltar a antiga forma minha zaga ideal é Chicão e Paulo André. Abraços e Vaaaaai Cooooorinthians

    ResponderExcluir
  10. Matador
    Raça não faltou, principalmente no 2º tempo. E com ela vieram os 3 pontos e a liderança. Quando a arbitragem resolveu embassar, o time reagiu com garra e determinação. Meu Corinthians está voltando. Abraços e Vaaaai Coooorinthians!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!