Mais uma Falha do Grupo Folha

Enquanto a Nação Corinthiana  e Itaquera festejam a construção do Estádio que sediará a Copa do Mundo, a imprensa elitista e tendenciosa tenta desqualificar o Sport Club Corinthians Paulista e o bairro de Itaquera. Não bastasse jornalistas esportivos e blogueiros anti corinthianos, não é que a Folha de São Paulo, do mesmo grupo do UOL, que hospeda blogueiros inimigos do Timão, resolveu dar uma força pra campanha de desqualificação, veiculando um vídeo onde, a partir do seu título, exala preconceito, ao vincular nosso estádio e Itaquera ao problema do vício do crack.

Com o título: "O palco da abertura da Copa do mundo de 2014 está cercado pelo crack" o vídeo foi motivo de indignação e protesto de corinthianos, com manifestações em blogs, no twitter e em cartas dirigidas àquele periódico. Para a surpresa de muitos, a resposta da ombudsman foi simplória e padrão:
  
... "foi um erro, sem dúvida, chamar o que ocorre ali de “crackerão”, mas a reportagem visa mostrar que há um problema humano nos arredores de onde está sendo erguido o estádio que merece atenção das autoridades. Nesse sentido, a matéria é válida."

Atenciosamente,

Suzana Singer
Ombudsman – Folha de S.Paulo
Al. Barão de Limeira, 425 – 8o. andar
01202-900 – São Paulo – SP
Telefone: 0800 159000
Fax: (11) 3224-3895
ombudsma@uol.com.br

@folha_ombudsman

http://www.folha.com.br/ombudsman/


Como cidadã brasileira e como corinthiana, duplamente indignada, com a matéria e com a resposta da ombudsman, também fiz o meu protesto, que transcrevo a seguir:


Indignada que estou, como cidadã brasileira, com mais uma reportagem tendenciosa e parcial dessa empresa, não poderia deixar de protestar contra essa matéria bem como pela resposta padrão dada pela ombudsman a todos aqueles que me antecederam em semelhante protesto.
A matéria aborda o grave problema de viciados em crack como se o descaso pelo mesmo estivesse vinculado à construção do estádio do Corinthians, ignorando que tal problema está presente em todos os locais, inclusive nas imediações da sede da Empresa Folha de São Paulo e do call center do UOL. Assim, se a intenção da reportagem fosse chamar a atenção para o problema e se fosse fruto da preocupação com a questão social vinculada ao vício, a abordagem seria mais ampla e não focada apenas em Itaquera. E não precisaria ir tão longe. Bastaria olhar pelas janelas das empresas Folha de São Paulo e UOL, escolher quem entrevistar e descer para realizar a matéria. Poderia ampliar mais ainda o tema e focalizar a prostituição, o lenocínio, o tráfico de drogas, os assaltos e outro males sociais que correm solto em todas as regiões de São Paulo, inclusive na Alameda Barão de Limeira e imediações. E a reportagem poderia receber o nome sugestivo de ”O palco do Grupo Folha está cercado pelo crack, pelo tráfico de drogas, pela prostituição, por assaltantes e outros males sociais.” Longe de mim querer vincular o Grupo Folha às causas dessa situação, muito menos os profissionais que nela trabalham. Apenas pretendo mostrar o absurdo do enfoque da reportagem sobre o crack em Itaquera, que, explicitamente, a partir do seu título, vinculou o problema do crack ao futuro estádio do Corinthians, palco da abertura da Copa do mundo de 2014.
 

De antemão já aviso que se for para me enviar a resposta padrão Ctrl C Ctrl V, que a ombudsman poupe seu tempo, pois eu já li tal resposta em vários blogs.
O intuito deste é deixar público o meu protesto e a minha indignação contra uma matéria preconceituosa, tendenciosa que ao invés de informar e debater um assunto tão grave com seriedade, preocupou-se apenas em desqualificar o estádio do Sport Club Corinthians Paulista e o Bairro de Itaquera.
Mas, sinceramente, tal reportagem não me causou surpresa, apenas indignação. Não me causam mais surpresas matérias veiculadas por um jornal que, desrespeitando parentes e amigos daqueles que foram torturados, mortos e/ou desaparecidos nos porões dos órgãos repressores, considera que no Brasil a Ditadura foi, apenas, uma Ditabranda.

Maria Angélica de Oliveira Nascimento

Entorno do Estádio do Corinthians
Mas, como diz um velho ditado "enquanto a caravana passa, os cães ladram..."  Portanto, continuemos nossa caminhada na construção, não apenas do nosso estádio, a futura Meca do futebol Mundial, mas de toda a grandeza do nosso Corinthians, não só no futebol, mas em inúmeros outros esportes terrestres e aquáticos. E, para contrapor ao lixo dos pseudo jornalistas e pseudo blogueiros, assistam um vídeo que testemunha o trabalho realizado na construção do templo sagrado do futebol corinthiano.





Créditos e fontes de imagens
corinthians.com.br
rodadecorinthianos.blogspot.com
TV Folha de São Paulo/youtube.com
josiannebezerra.blogspot.com
sejaditaverdade.net
Masterplan
Odebrecht/ youtube.com

Comentários

  1. Bom dia Maria Angélica. Eu não acho o termo Itaquerão perjorativo. Eu não teria a menor vergonha de dizer que o apelido do nosso estádio (assim como o do Paulo Machado de CArvalho é Pacaembu) é Itaquerão. No entanto, eu sei que a brigada anticorinthiana usa o termo de forma depreciativa. Tudo depende do tom com que a palavra é usada. Com relação a reporcagem da foia, eu não li. Eu sei o que o pessoal comentou. A foia tem todo direito de fazer matérias abordando problemas sociais. No entanto, tal matéria me soou bastante oportunista e com o claro objetivo de atacar o Corinthians. Mas como vc disse "a caravana passa" Por isso....(desculpe-me por me expressar dessa forma) foda-se a foia da ditabranda
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  2. O termo em si não é pejorativo, mas é utilizado pelos antis para desqualificar Itaquera e o TIMÃO. Ninguém chama o estádio das MADAMES de Leonorzão, pois fica no Jardim Leonor e não no Morumbi. Quanto à Falha, cancelei minha assinatura quando ela chamou a ditadura de ditabranda. O triste é ver a filha do Paul Singer defendendo suas posições. Nossa caravana vai passar como um trator em cima da imprensa anti, que vai ter que cobrir a Copa do mundo em nossa casa. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu cancelei a minha assinatura quando me casei. Vendo que eu teria que gastar com fraldas descartáveis, por exempo, vi que tinha que cortar alguns gastos. Como vc pode ver o casamento me trouxe este benefício. Com relação a ditabranda, a foia quis diminuir o seu complexo de culpa por apoiado a ditadura do jeito que apoiou. É como se um alemão dissesse que o holocausto não fosse tudo isto que comentam. Este alemão não é culpado pelo que aconteceu, mas ao dizer isso acaba se colocando em defesa de quem o foi. Esse pessal que trabalha na foia não tem culpa se seus antecessores apoiaram a ditadura, mas deveriam ficar quietos. Preferiram a barbaridade de chamá-la de ditabranda para amenizar a responsabilidade dos primeiros. Abçs
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  4. É isso aê Maria Angélica! Ótimo texto. É cada vez maior a corrente corinthiana contra a imprensa anti. Parabéns pela atitude. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Não tive coragem nem de ler a reportagem,eu acho que um veiculo tão importante como esse deveria ter mais bom senso,e não se meter em polemica desnecessaria e de interesses escusos,nojento.
    Matador da fiel.

    ResponderExcluir
  6. Matador
    Não é a 1ª mancada da Falha. Até agora só recebi a resposta automática acusando recebimento do email. Mas, se eles quiserem cobrir a Copa, vão ter que encarar de frente o povo de Itaquera. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Ah, se fosse com o estádio do Corinthians... :

    http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/11/03/greve-na-obra-da-arena-pernambuco-continua-e-trabalhadores-entram-em-confronto-com-a-policia.htm

    Aliás, para aqueles que reagem com inconformismo histérico diante da engenharia financeira que proporciona a construção do Fielzão, que tal as recentes palavras do advogado do 5a0 paulo, vangloriando-se dos presentes que o Morumbi ganhará da administração pública? :

    =====================================

    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2011/10/29/de-jose-francisco-manssur-advogado-do-sao-paulo-todo-mundo-sabe-o-que-motivou-o-presidente-da-cbf-nessa-sua-sanha-vingativa/

    pergunta: Quanto a empreitada mal-sucedida custou (dinheiro) ao clube?

    "Não concordo com a sua opinião sobre o insucesso da empreitada."

    "Na parte externa, o volume de obras de infraestrutura projetadas quando o Estádio do Morumbi foi indicado como sede da Copa do Mundo vai causar uma mudança significativa nas condições de acessibilidade para o entorno, em benefício do Estádio e da população, especialmente no Bairro do Morumbi."

    "A chegada da Linha 4 Amarela do Metrô, com a inauguração da Estação São Paulo – Morumbi que ficará distante 1.180 m do Estádio, somada à construção da Linha 17 OURO que ligará o Aeroporto de Congonhas à Linha 4 na Estação São Paulo – Morumbi, vai causar uma melhoria essencial para as condições de trânsito do Bairro, hoje absolutamente sufocado."

    "Como parte das obras da Linha 17 OURO haverá a revitalização da Praça Roberto Gomes Pedrosa, um equipamento que hoje não tem a menor serventia para o lazer da população e que vai ganhar uma nova conformação, plana, arborizada e com estacionamento para os usuários do metrô e que poderá servir também para quem for ao Estádio nos dias de eventos. Além da construção de piscinões que será a solução para os gravíssimos problemas de enchentes na região."

    " Essa obra está orçada em R$ 3,2 bilhões de reais, nesse caso, investimento público em melhoria de infraestrutura que vai deixar legado para a população. Portanto, o valor investido gerou um retorno cujo valor é muitas, mas muitas vezes maior."

    =====================================

    Ou seja, mesmo após ter sua candidatura à Copa-2014 reprovada, o Morumbi ainda vai ser beneficiado por mais de R$ 3 bilhões saídos diretamente dos cofres públicos EM OBRAS PROJETADAS EM FUNÇÃO DA COPA! (conforme palavras do próprio advogado do 5a0 paulo).

    O MORUMBI SERÁ, PORTANTO, O ESTÁDIO QUE CUSTARÁ MAIS CARO PARA O ERÁRIO, EM FUNÇÃO DA COPA.

    Com o "pequeno" detalhe de que o Morumbi não será utilizado na Copa!

    AH, SE FOSSE COM O ESTÁDIO DO CORINTHIANS...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!