Cruzeiro X Corinthians - Pré-jogo

Na guerra pelo título mais um desafio, mais uma batalha a ser vencida, agora fora de casa e longe da torcida, lá na Arena do Jacaré, na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Uma batalha que ninguém pode nem quer perder. O Corinthians precisa da vitória para manter a liderança e o Cruzeiro para fugir da ameaça do rebaixamento. Alternando resultados positivos e negativos, mas líder na tabela com 51 pontos, o Timão é seguido de perto pelo Vasco, com o mesmo número de pontos, mas com uma vitória a menos, Flamengo, com 51 pontos, mas com um jogo a mais, Botafogo com 49 pontos, mas com um jogo a menos, São Paulo com 48 e Fluminense com 47 pontos. Por sua vez, o Cruzeiro, com 31 pontos e a apenas 1 da zona de rebaixamento, não vence há 10 rodadas e precisa da vitória para fugir da zona da degola. O time mineiro promete muita marcação e vir pra cima do Timão. Da parte do Corinthians, este jogo não deixa de ser uma revanche, pois o Cruzeiro, no 1º turno, foi o 1º time a nos vencer, quebrando uma invencibilidade de 11 jogos. Assim, pelo caráter decisivo da partida, a previsão é de um jogo pegado, nervoso e com muita movimentação.
A escalação provável do Cruzeiro é a seguinte: Fábio; Leo, Victorino e Éverton, (Diego Renan); Marquinhos Paraná, Fabrício, Charles e Montillo; Keirrison e Wellington Paulista. Também foram relacionados o goleiro Rafael, os laterais Vitor e Gabriel Araújo, o zagueiro Naldo, o volante Sandro Manoel, os volantes Roger e Elber e os atacantes Anselmo Ramos e Ortigosa. Pelo Corinthians foram relacionados Júlio César e Danilo Fernandes, (goleiros); Paulo André, Leandro Castán e Wallace, (zagueiros); Alessandro, Welder, Denner e Ramon, (laterais); Ralf, Paulinho. Moradei e Bruno Octávio, (volantes); Alex, Danilo, Edenilson e Luiz Ramires, (meias) e Liedson, William e Taubaté (atacantes). O time provável terá a seguinte formação:  Júlio César, Alessandro, Paulo André e Ramon; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Edenilson (Liedson) e William.
Ramon entra na lateral esquerda no lugar de Fábio Santos, lesionado, e Ralf, de volta da seleção, reassume seu lugar como 1º volante. Não podendo ainda contar com Émerson, lesionado, com Jorge Henrique, suspenso, nem com Adriano, em recuperação física, e com Liedson ainda sentindo dores no joelho e com William com dores na coxa, Tite teve dificuldades para escalação do time e para a definição do esquema tático do jogo. Se Liedson e William iniciarem o jogo, corre-se o risco de ambos necessitarem de substituição. 
Por isso, Tite, dependendo de uma avaliação do Liedson antes da partida, poderá optar por manter o esquema 4-2-3-1, escalando Edenilson no lugar de Jorge Henrique e com Danilo e Alex se revezando na função de cento avante, com William e Edenilson atuando aberto pelas pontas. A ideia é, manter a formação tática, com dois jogadores abertos pelos lados e os dois meias armadores, alternadamente, aparecendo na área. Danilo, bom no jogo aéreo, deverá explorar as deficiências do time do Cruzeiro neste tipo de jogada. Com a entrada de Liedson, no decorrer da partida, Tite deverá reajustar o esquema para mantê-lo centralizado na área.
Coerente com o critério de alternância de reservas, Chicão não viajou para Sete Lagoas e Taubaté volta a ser relacionado como opção do ataque. Tenho algumas preocupações com a defesa, que voltou a tomar gols de bolas aéreas. Paulo André é mais efetivo na zaga esquerda e Alessandro não consegue pular nem alcançar ninguém numa corrida. Se o critério para afastar Chicão foi técnico, não entendo porque Alessandro se mantém no time titular. 
Ainda sobre a zaga, considero que quando o Chicão recuperar-se, física e tecnicamente, a zaga ideal será Chicão e Paulo André. Na lateral esquerda o time perde muito com a saída de Fábio Santos, não apenas pela sua superioridade técnica e entrosamento, mas, também pela falta de ritmo de Ramon, que vem de uma contusão. A volta de Ralf será um fator de melhor qualidade na marcação e nos desarmes, desde que a seleção não tenha amansado nosso Pitbull. Pelo que Jorge Henrique apresentou no último jogo e pela irregularidade com que vem atuando, podemos ter um ganho qualitativo com Edenilson, que vem entrando bem no decorrer dos jogos. 
Por falta de opção e por extrema necessidade, Liedson vai para o sacrifício. Cuidado Tite! Lembre-se que ele é atacante, um centro avante e não lateral nem volante. Quando ele entrar pro jogo, deixe-o centralizado na área e não o faça sair pra marcar nem para buscar a bola na intermediária e correr para recebê-la na área. Ouça e siga as orientações do Dr Joaquim Grava e não estoure de vez o Levezinho.
Neste domingo o Corinthians inicia uma série de confrontos contra times em desespero. Este é o 1º entre os 6 times ameaçados pela série B que vamos enfrentar. Além disso, quando jogam contra o Corinthians, todos dão o máximo e atuam como se estivessem jogando a própria vida. Com o Cruzeiro a situação complicou-se mais ainda com o pênalti sobre o Ronaldo, cujo protesto do clube foi altamente potencializado pela mídia anti corinthiana. Outro fato que poderá influir negativamente é a possível negociação envolvendo Montillo e Jorge Henrique, assunto inoportuno às vésperas do confronto entre os dois times. Se, daqui pra frente, todo jogo do Corinthians é uma final antecipada, este será, ou não, um marco na busca do pentacampeonato. Não tem alternativas; é vencer ou vencer. O time tem que entrar concentrado, tem que estar emocionalmente equilibrado, partir pra cima do adversário, chamar o jogo, mas, sem afobação. Precisa ter paciência para trabalhar a bola, ser preciso no passe e acertar as finalizações. Espero que cobranças de faltas e de escanteios tenham sido devidamente treinadas e que as bolas aéreas não sejam problema pra nossa defesa e sim para a deles. 

O jogo não vai ser fácil para nenhum dos times, mas estamos num melhor momento que o adversário e temos condições de voltar de Minas com os três pontos que nos garantirá na liderança.


Créditos e fontes de imagens
lancenet.com.br
esporte.uol.com.br
esporte.ig.com.br
Agência Estado/globoesporte.globo.com
Mauro Horita/Agência Estado/globoesporte.globo.com
Gazeta Press/esporte.ig.com.br
fotolog.com

Comentários

  1. Não da mais nem pra ficar contente com jogo do corinthians,porque estamos vendo que independe da nossa vontade o que vai acontecer neste campeonato,mas uma coisa é certa se os mulambos venceram ontem,voltaremos no minimo com um empate,são as regras Dona Maria.
    Repare que só quem esta tendo xiliques de emoção,são os profissionais da globo,nós torcedores é que não somos.

    ResponderExcluir
  2. Dona Maria,esse horario acaba com a minha vida,se a gente não correr mais ainda na parte da manhã vai ficando tudo atrasado,e olhaque eu ja trabalho mais de 12 horas por dia,fora os meus remedios que cujo os horarios ficam todos desregulados,e muitos até esqueço de tomar em vista disso.
    E hoje,que eu levantei e na hora pensei que havia dormido um pouco mais,lembrei deste bendito horario,e que minha esposa ja havia acertado os relogios,consequencia,dormi menos ainda,agora me aguente o resto do dia,e olhe que nem eu me aguento depois,rsrsrs..
    Matador da fiel,esqueçi de me identificar no outro post,desculpe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!