Estreia adiada - Continuam devendo... e muito

Melhores momentos
Para a frustração da Fiel, que apesar do frio e da chuva, atendendo à convocação do time, compareceu ao Pacaembu para incentivar, o Corinthians adiou sua estreia no Brasileirão. Diante de um adversário fraco, o Timão saiu na frente com um gol de Danilo após um belo cruzamento do Alessandro, mas no 2º tempo, mesmo com um jogador a mais, o time recuou, relaxou e, num contra ataque, levou o gol de empate. Satisfeitos com o 1 a 0, desmotivados e displicentes, os jogadores baixaram a guarda, pouparam-se em campo e só foram acordar quando tomaram o gol. Aí o técnico também acordou e tentou por todo mundo pra correr. Mexeu no time, inflacionou o ataque, gritou, gesticulou e nada adiantou. O time inteiro se afobou, todo mundo se enrolou, o tempo acabou e o Corinthians só empatou.
Ficha Técnica - Corinthians 1 X 1 Figueirense
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 7 de junho de 2012 (quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Guilherme Dias (MG) e Jesmar Benedito de Paula (GO)
Cartões amarelos: Anderson Conceição, Canuto, Aloísio, Ricardo (Figueirense)
Cartão vermelho: Anderson Conceição (Figueirense)
Gols: Corinthians: Danilo, aos 37 minutos do primeiro tempo
Figueirense: Caio, aos 33 minutos do segundo tempo
Público: 21.912 pagantes
Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão (Douglas), Leandro Castán e Ramon (Elton); Paulinho, Ralf, Danilo e Alex; Emerson e Jorge Henrique (Liedson). Técnico: Tite
Figueirense: Ricardo; Pablo, Canuto, Anderson Conceição e Guilherme; Ygor, Túlio, Jackson e Ronny (Aloísio); Julio Cesar (Luiz Fernando) e Caio (Sandro). Técnico: Argel Fucks

Estatística
Após um bom 1º tempo, o time não conseguiu matar o jogo porque se acomodou no 1 a 0 e passou a administrar o resultado. Com 53% de posse de bola e mesmo com um jogador a mais, só foi pro abafa depois de tomar o gol, botando pressão, mas sem um mínimo de organização e com muita afobação. E pra complicar, errando muitos passes e a maioria das finalizações. O gol do empate saiu num contra ataque e num vacilo da nossa defesa, que não acreditou na jogada do adversário.
O que se viu, principalmente depois do gol foi muita correria e pouca objetividade. Danilo até tentou cadenciar o jogo, mas muito marcado, não teve a mesma eficiência de outras partidas. Mesmo assim foi o autor do gol. Continuando errando muito as finalizações, o Corinthians deixou a vitória escapar pelo ralo e continua na zona de rebaixamento. 
Ao final da partida, os próprios jogadores admitiram que se acomodaram e o Tite, mais uma vez, repetiu seu velho argumento.
"Tivemos domínio, mas não traduzimos em gol. Buscamos, mas não fizemos. E futebol é aquilo: em uma jogada de contra-ataque, o Figueirense teve a felicidade de empatar o jogo após um cruzamento" (...) "Às vezes você cria seis, sete oportunidades e não é efetivo, enquanto o adversário cria uma e faz. O jogo não falou em nenhum momento que o Figueirense estava em vantagem. Na única jogada que aconteceu, puf, gol. Não tem outra forma (de corrigir esse problema) a não ser com persistência, trabalho", acrescentou Tite, abatido com outro deslize do time.
Com um aproveitamento de apenas 11% no campeonato brasileiro, o técnico atribui o mal resultado ao fato de estar disputando dois campeonatos e cita outros times que no passado tiveram o mesmo problema. Mas reconhece que a Libertadores não pode ser desculpa para o baixo rendimento no Brasileiro e admite que "Não serve como justificativa. Temos que estar mobilizados para as duas competições. A gente sabe da grandeza da Libertadores, mas queríamos ter resultados melhores para gerar confiança na sequência do Brasileiro. Vamos tentar a recuperação já contra o Grêmio".
O que é difícil de entender é que mesmo com tanto tempo sem jogar e com os titulares sendo poupados com frequência, os problemas continuam os mesmos e, quando em campo no Brasileiro, os titulares continuam se poupando. 
Estaria faltando treinabilidade? Ou vontade e responsabilidade?
Com um CT de 1º mundo, com os altos salários em dia, com tempo suficiente para descanso e treinamentos, enfim, com todas as condições favoráveis, porque os resultados não vem, mesmo diante de times tecnicamente inferiores e com uma estrutura muito aquém da que possuímos e mesmo jogando no Pacaembu? O que está acontecendo? Qual é o problema? E a solução?

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
sportv.globo.com
domingossccp.blogspot.com
esporte.uol.com.br
Eduardo Viana/lancenet.com.br
Fernando Dantas/Gazeta Press/gazetaesportiva.net
youtube.com/TV Lance
sinsempreredencao.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!