Itaquera: a Copa do Mundo começa aqui


Nas palavras de seu 1º presidente, Miguel Batáglia, "O Corinthians é o time do povo e o povo vai fazer o time."  Portanto, nada mais justo que a casa do time do povo esteja sendo construída num bairro popular, num bairro onde o povo vive na luta pela sua sobrevivência na selva de pedra, onde não faltam feras para devorá-lo, para sugar seu sangue e seu suor e expoliar sua força de trabalho. Povo explorado pelas elites, pelos detentores do capital, desvalorizado pelo poder público que por décadas não investe o que é devido às regiões populares, transformando a periferia em bairros dormitórios desprovidos da infra estrutura mínima para a vida da população. 
Povo que luta contra tudo e contra todos para ter uma vida digna, que luta contra o preconceito, a discriminação, o descaso dos políticos e daqueles que habitam os condomínios de luxo, os bairros planejados, os palacetes... Povo moreno, da pele queimada, povo provindo de todas as regiões do país, fruto da mistura de raças, originário de nacionalidades diversas, povo miscigenado, gente diferenciada... Diferenciada na têmpera, na resistência, na luta, na coragem, na capacidade de enfrentar e resolver seus problemas. Parte dessa gente reside em Itaquera, na Zona leste da cidade de São Paulo, jocosamente chamada pela elite burguesa de Zona Lost, em mais uma tentativa de desqualificação das camadas populares.
Permitiu a Providência Divina, que passados 101 da sua fundação, o time do povo construisse sua casa em Itaquera, um autêntico bairro do povo e através de seu estádio, viesse alavancar o progresso do bairro e da região. Como o povo corinthiano fez muito mais que um time, formou uma Nação dentro do Brasil, a Nação Corinthiana, a República Popular do Corinthians, que hoje já se espalha por todos os continentes, fez, também, da popular Zona Leste o seu centro de irradiação, não só do futebol que lhe deu origem, mas da maioria dos esportes terrestres e aquáticos. Hoje o Corinthians brilha nos campos, nas quadras, nas pistas de atletismo, nas piscinas e até em alto mar. Partimos da Zona leste para o mundo, levando o nome do Corinthians e do Brasil. Parque São Jorge, nossa querida Fazendinha, no meu querido Tatuapé, bairro que adotei para morar; Itaquera, onde nossos garotos eram treinados e onde hoje está sendo construído nosso Estádio, a futura Meca do Futebol Mundial; Engenheiro Goulart, onde está sendo concluído o melhor CT da América Latina. Tudo Na Zona Leste, região onde teve inicio o nosso parque fabril e foi tão importante para a economia nacional.
Portanto, nada mais justo que o Sport Club Corinthians Paulista, time do povo, forjado na luta desde os seus primórdios, contra o preconceito dos times elitistas da época, que tudo fizeram para que um time fundado por dois pintores de parede, um sapateiro e um motorista não participassem dos torneios oficiais, fizesse de uma região que tem o povo em suas raízes, o local privilegiado de suas sedes social e esportiva.
Assim como no passado, o Corinthians teve que lutar muito para conquistar o seu lugar, também hoje, para a construção de seu novo estádio, (uma vez que a Fazendinha tornou-se pequena para abrigar nosso bando de loucos), muitos foram os obstáculos a vencer, principalmente quando se vislumbrou a possibilidade da Arena Corinthians sediar a abertura da Copa do Mundo. Obstáculos colocados por preconceitos contra o próprio Corinthians, por aqueles que até hoje não engoliram o time do povo na elite do futebol, por preconceitos contra Itaquera  e a Zona Leste, obstáculos colocados pelo próprio poder público, que só se curvou ao estádio do Corinthians quando este se tornou a única opção para São Paulo poder sediar a Copa do Mundo, além das paixões clubistas da maioria da mídia que tudo fez para desqualificar nosso clube e sua diretoria.
Mas, como diz a letra de um samba enredo da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde "Zona leste somos nós, lutando com galhardia. Zona leste somos nós, o lirismo e a poesia. Salve o Corinthians, campeão dos campeões..." E foi, lutando com galhardia que vencemos os obstáculos, os preconceitos e iniciamos a construção do estádio do Corinthians. E, assim, será no estádio da República Popular do Corinthians, gentilmente cedido para a República Federativa do Brasil pela Nação Corinthiana, que terá inicio a Copa do Mundo de Futebol Masculino - FIFA, no bairro de Itaquera, na Zona Leste da cidade de São Paulo.
Mais do que um evento esportivo, a cerimônia de abertura e os seis jogos que serão realizados em nosso estádio será um canal de desenvolvimento e progresso, movimentando financeiramente a cidade e região e obrigando o poder público a investir em infra estrutura, realizando benfeitorias urbanas que permanecerão após o término da competição. Tais benefícios, principalmente na área de transportes e melhorias do sistema viário, aliados aos incentivos fiscais para quem investir na região, serão para Itaquera e bairros vizinhos, um estímulo para novos investimentos e criação de empregos para os moradores, que hoje trabalham longe de seu local de moradia.
Um século após a profética declaração de Miguel Batáglia "o Corinthians é o time do povo e o povo é que vai fazer o time." constatamos que se o povo fez o time, o Corinthians, o time feito pelo povo, com a sua expansão na região e, hoje, principalmente com a construção do seu estádio, estará, cada vez mais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do povo, ao alavancar a realização de benfeitorias e a criação de empregos na região.
A Nação Corinthiana agradece a todos aqueles que contribuíram para que o nosso sonho, de uma casa própria capaz de suprir nossa grandeza, possa estar sendo realizado, do presidente Andrés Sanches ao mais humilde operário da construção do nosso estádio. E parabeniza todos aqueles que não mediram esforços para superar os obstáculos, principalmente os preconceitos de classe e as maledicências movidas por interesses clubistas e assumidos por representantes da mídia, colocados a serviço das elites e desses interesses.
O olhar e o sorriso do povo de Itaquera é o testemunho da esperança de um futuro promissor para os moradores da região. O semblante do(a) corinthiano(a), por sua vez, testemunha nosso orgulho de fazer parte dessa imensa Nação, de sermos um(a) louco(a) do bando, de sermos cidadãos(ãs) da República Popular do Corinthians. Forjados na luta, somos forte porque a luta nos fortalece. Nascemos do povo para dar voz e vez ao povo. No passado, vencemos a elite do futebol. Hoje, através do futebol, junto com o povo de Itaquera, empreendemos e estamos vencendo os preconceitos e a discriminação das elites. Não fugimos da luta porque


Arena Corinthians
 


Créditos e fontes de imagens
TV Lance/lancenet.com.br
Agência Estado/ESPN
fknolla.wordpress.com
Nacho/Doce Reuters/lancenet.com.br
corinthians.com.br
Divulgação/lancenet.com.br
Rodrigo Paiva/ esporte.uol.com.br
Carolina Iskandarian/GI/globoesporte.globo.com
aquiecorinthians.wordpress.com
Youtube.com

Comentários

  1. #CAVERÃO
    TEXTO FANTÁSTICO,CORINTHIANS REALIZA UM SONHO DE TER SUA CASA E DE BRINDE A FIEL FOI CONTEMPLADA, VALEU A ESPERA...SE TIVÉSSEMOS CONSTRUIDO UM NA ERA MATHEUS, HOJE EM DIA ELE PODERIA NÃO SER USADO NESSA COPA. QUEM TEM PRESSA COME CRU COMO DIRIA O DITADO, O CALDEIRÃO VAI SER PEQUENO PARA A FIEL TORCIDA. VAI CORINTHIANS E BABEM ANTI CORINTIANADA.

    ResponderExcluir
  2. Com estádio e a conclusão do CT, inclusive com o Hotel e o espaço pra molecada da base treinar e morar, fecha-se um ciclo e nos abagajamos para maiores conquistas. Seremos imbatíveis. Vai Corinthians!

    ResponderExcluir
  3. Mara Angélica. Mais importante que ter a abertura da copa no nosso terceiro estádio é que ele esteja saindo do papel, deixando ser mais uma "marquete". E ele assim como o CT só irão nos propiciar glórias se o futebol passar a ser dirigido de forma mais competente. Não adianta ter estrutura se não tiver capacidade humana. O Andrés foi fenomenal no extra-campo. Nos deu a base para um futuro promissor. Que o seu sucessor saiba aproveitar desta base. E domingo vamos manter a liderança. Valeu!
    (Múcio Rodolfo)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você. A infraestrura é apenas um pré requisito, pois se não for bem utilizada, por si só, não vai melhorar nada. Vira SPA, clínica de fisioterapia e campinho de diversão. Domingo vamos pro Sul, assar um churrasco e tomar chimarrão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!