Em jogo treino o Corinthians degustou o bacalhau e torpedeou as caravelas. Ora pois...


No 1º jogo treino pra valer para o Mundial do Japão, o Corinthians venceu por 1 a 0, o Vasco, o calor e a arbitragem. Não foi uma partida brilhante, a vitória foi magra, mas o jogo serviu para mostrar os pontos de estrangulamento do time e o que precisa ser arrumado para o embate final na terra do Sol nascente.

Antes de comentar o jogo quero compartilhar uma dúvida. Ninguém avisou a CBF que o horário de verão já começou, que os relógios foram adiantados em uma hora e que jogar às 16:30 horas, significa na prática jogar com o sol e o calor das 15:20 horas?
O Vasco, pressionado pela necessidade da vitória para ter alguma chance de jogar a Libertadores, começou mais embalado e com mais vontade, enquanto o Corinthians teve um início apático, em ritmo lento e madorrento. Será o calor que causou tanto desânimo e moleza, num início de jogo mais desanimado que rachão?
Mas, no 2º tempo o time acordou. Além do puxão de orelha básico que a bolerada deve ter levado, o jogo já estava num horário mais compatível, o sol menos escaldante e a temperatura um pouco mais amena.

Com mais disposição o Corinthians passou a dominar o jogo e aos 13 minutos Guerrero pegou rebote na área do Vasco e bateu forte, sem dar chance a Fernando Prass, abrindo o placar para o time da casa. E foi com esse torpedo, que afundamos as caravelas.
Pênalti em Romarinho
O resultado poderia ter sido maior se não fossem as lambanças da arbitragem e as nossas próprias lambanças. Além de inverter faltas e outros erros recorrentes, o árbitro deixou de marcar o pênalti quando Felipe Bastos derrubou o Guerrero na área e ainda deu a falta para nosso camisa 9. E ainda houve outro erro de arbitragem. Após um choque com Renato Silva, Romarinho foi derrubado dentro da área e Vuaden ignorou,
Douglas perdeu um gol imperdível e se atrapalhou numa outra jogada em que o placar poderia ter sido ampliado. Com certeza, não era o dia do Maestro. Pra complicar, continuamos errando finalizações e quando acertávamos, Fernando Prass pegava.
A volta de Chicão na zaga deu mais consistência à defesa e Cássio estava mais seguro. Não fomos vazados, nem nas bolas paradas, o que é um bom sinal. Com o retorno dos laterais, do Xerife e dos volantes titulares o time resgatou o entrosamento perdido com o rodízio realizado nos jogos anteriores.
No time adversário, Marlone na armação foi um meia boca e Carlos Alberto de centroavante, perdido entre nossos zagueiros, o máximo que conseguiu foi arrumar confusão com o Chicão, o que resultou em cartão amarelo para os dois. 
Marcelo Oliveira ainda tentou mudar o jogo com as entrada de Maicon Assis, Thiago Feltri e Jhon Cley nos lugares de Éder Luiz, Felipe Bastos e Marlone, mas as mudanças não surtiram efeito diante da marcação precisa dos jogadores do Timão.
Do lado corintiano, Jorge Henrique, Edenílson e Guilherme Andrade substituíram Romarinho, Martínez e Douglas, mas, apesar das mudanças, o placar ficou inalterado.
Eventos
Nos minutos finais, o Corinthians apenas administrou a vantagem. O primeiro jogo treino pra valer antes do Mundial, ainda sem Émerson e sem Danilo, serviu para mostrar os pontos frágeis e onde o Corinthians precisa melhorar. Obviamente, as dificuldades de finalização e o aproveitamento deficitário das jogadas de bola parada, indicam que esses fundamentos precisam ser aprimorados. Das 15 finalizações, só 5 foram certas e apenas uma resultou em gol. E das 17 faltas cobradas, nenhuma resultou em gol, além de inúmeros escanteios desperdiçados. Para isso, bem como para melhorar a atuação ofensiva dos laterais, ainda (ou só) restam 5 jogos treinos.
Tite comenta o jogo
Tite elogia Guerrero
Tite gostou do jogo, considerou que a equipe foi consistente e que propiciou a retomada de ritmo dos jogadores que estavam fora. Reconheceu que o Vasco foi melhor no 1º tempo, neutralizando, marcando e parando o jogo com faltas, mas ressaltou que o Corinthians voltou com melhor postura na etapa final, cresceu no jogo, botou volume e conseguiu a vitória. Atribuiu nota 7 ao desempenho dos seus comandados.
Elogiou o Guerrero pelas oportunidades que tem criado, mas cobrou dele mais "faca entre os dentes" e a necessidade de procurar mais o gol. E reclamou da arbitragem, afirmando que se sente desconfortável quando o árbitro é o Vuaden.

Mesmo sem disputar nada mais no campeonato, o Corinthians contou com todo o apoio e incentivo da Fiel, que compareceu no Pacaembu só para ver o Timão jogar.
Ficha Técnica - Corinthians 1 X 0 Vasco da Gama
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP) 
Data: 27 de outubro de 2012 (Sábado) 
Horário: 16:20 horas(de Brasília) 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) 
Assistentes: Fabrício Vilarinho Silva (Fifa-GO) e Janette Mara Arcanjo (MG)
Cartões amarelos: Guerrero, Chicão (Corinthians). Éder Luís, Carlos Alberto (Vasco)
Público: 24.376 pagantes
Renda: R$ 763.727,44
Gol: Corinthians: Guerrero, aos 13 minutos do segundo tempo
Corinthians: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Douglas (Guilherme Andrade); Romarinho (Jorge Henrique), Guerrero e Martínez (Edenílson). Técnico: Tite
Vasco: Fernando Prass, Jonas, Renato Silva, Douglas e Wendel; Fellipe Bastos (Thiago Feltri), Nilton, Juninho Pernambucano e Marlone (Jhon Cley); Éder Luís (Maicon Assis) e Carlos Alberto. Técnico: Marcelo Oliveira
Estatísticas

Créditos e fontes de imagem
meutimao.com.br
gpretos.blogspot.com
TV Globo/globo.com/youtube.com
facebook.com/fotos do mural
Miguel Shincariol/ lancenet.com.br
globoesporte.com
Eduardo Viana/lancenet.com.br
TV Globo/globo.com/youtube.com
meutimao.com.br/globo.com/youtube.com
Miguel Shincariol/ lancenet.com.br
esporte.uol.com.br
globoesporte.com
Lance TV/lancenet.com.br/youtube.com
sportv.globo.com/youtube.com
Lance TV/lancenet.com.br/youtube.com
facebook.com/fotos do mural
facebook.com/fotos do mural
meutimao.com.br
esporte.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!