Que papelão, hem meu Timão?!

Melhores momentos

Um time aparentemente cansado e desmotivado, vencido pelo calor e por um adversário inferior, mas motivado, raçudo e lutador. Eis o Corinthians que vimos em Recife, deixando-nos com muita raiva e aflitos. Jogando em ritmo de rachão, (no treino eles se empenham mais) o Corinthians perdeu de 2 a 1, adiando um pouco mais o cumprimento da meta de 45 pontos para entrar na zona de conforto. 
Parece que o calor pernambucano não só amoleceu as pernas da bolerada, mas conseguiu derreter os miolos do Tite que, mesmo com o time jogando mau e tendo sangue novo no banco, demorou para fazer as mudanças necessárias. 
Tirando o esforço individual de alguns jogadores, essa, é uma partida para o torcedor esquecer e a comissão técnica se lembrar dos erros cometidos para evitar que eles se repitam.
Gols
Empurrado pela sua torcida, o Náutico veio pra cima e encontrou muito espaço pela sua direita, onde a Avenida Fábio Santos tinha o trânsito livre e desimpedido. E por ali eles acharam seus dois gols. Sei que o 2º foi contra, de Ralf, mas só aconteceu porque Aluízio conseguiu chegar lá, pela direita e chutar a bola que o Pitbull tentou mandar pra escanteio, mas, a bola fez a curva e foi para o gol.
Depois do gol do  Kieza, nosso time acordou rapidinho e logo empatamos. O gol saiu de uma boa jogada de Martínez, Paulinho e Guerrero. Os gringos mostraram muita raça e foram os que mais se empenharam, mostrando serviço na briga pela titularidade no ataque.
Paulinho, embora tenha participado ativamente do lance do gol do Guerrero, fez uma das piores partidas das sua vida. Parecia estar nervoso e desconcentrado. Não era o Paulinho que conhecemos e já temíamos que ele estivesse atacado pela síndrome da amarelinha, muito comum nos jogadores que voltam da seleção brasileira.
Mas, a razão era outra. Abalado emocionalmente, após o reencontro com o seu pai, após 12 anos, está mais que explicado e justificado seu fraco desempenho. Só não entendo a atitude do Tite, que sabendo do que se passava com o jogador e mesmo depois do Paulinho ter levado o cartão amarelo e tendo o Guilherme no banco, que vai substitui-lo nos três jogos em que o titular estará na seleção, não fez a necessária troca.
Com o empate, voltamos a tirar o pé. Com o forte calor, tinha jogador perdendo o gás, enquanto no banco jovens descansados aguardavam uma chance de substituir nossos cansados trintões. Mas, parece que, fiéis ao mantra de que empate fora de casa é bom resultado, o time se acomodou.
Até agora não entendi porque o habilidoso Giovanni, descansado, não entrava para dar um novo gás, como já fez em jogos anteriores. Nem porque o Tite não colocava o Ramires, aproveitando o entrosamento dele com o Guerreiro, com quem joga na seleção peruana. Mas, finalmente, aos 18 minutos do 2º tempo, Tite fez a 1ª substituição, tirando o cansado Danilo e colocando o novo garoto bombril, Edenilson, volante de ofício, mas que atua, também de lateral e de meia. Nem é preciso dizer que, se ganhamos na movimentação, perdemos na criação.
Enquanto cozinhávamos o galo em banho maria, o Náutico buscava o jogo, obrigando Cássio fazer várias defesas. E, como quem não faz, toma, Ralf, num lance infeliz, aos 39 minutos da etapa final, deu a vitória para o Náutico.
Depois de levar a virada, o time se apavorou, Tite acordou e fez o que já deveria ter feito, colocando jogadores mais ágeis e descansados. Assim, aos 42 minutos, Giovanni entrou no lugar de Wallace e Ramires no de Douglas. Como milagres não existem e o tempo era curto, com problemas na armação e muita correria, o esperado gol do empate não saiu.

Tite considerou o jogo equilibrado e que o resultado não reflete o desempenho. Não faço a mesma avaliação. Os pernambucanos foram mais efetivos, buscaram mais o jogo e mereceram o resultado. Se o gramado pesado, o calor e a torcida os ajudaram, eles, para usar o titanês, jogaram com mais intensidade. 
Sobre a arbitragem, tudo normal, dentro dos padrões nacionais. Faltas invertidas, critério confuso e até um possível pênalti não marcado. Bola na mão ou mão na bola? Veja o vídeo tire suas conclusões.
Pênalti duplo?
Não gosto de ver o Corinthians perder nem a escolha do campo na moedinha, embora reconheça que, diante da meta estabelecida, ter perdido domingo não foi o fim do mundo. Mas, considero que o treinador teve grande responsabilidade na derrota para o Náutico. Tite errou na demora das substituições. Com aquele calor, deveria ter colocado sangue novo antes para revitalizar o time. Paulinho, após reencontro com o pai, após 12 anos, estava visivelmente abalado. Poderia, também, ter colocado Ramires mais cedo, para aproveitar o entrosamento dele com o Guerrero, já existente na seleção peruana. E, nada de crucificar o Ralf pelo gol contra. Foi um infeliz acidente numa tarde de múltiplos vacilos e pouca determinação. Perdemos pelo conjunto da obra, e não pelo gol contra do Ralf.
Eventos
Ficha Técnica - Náutico 2 X 1 Corinthians
Local: Estádio dos Aflitos, no Recife (PE) 
Data: 6 de outubro de 2012, sábado
Horário: 16:20h (de Brasília) 
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR) 
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (PR)
Gols: Náutico: Kieza, aos 30 minutos do primeiro tempo e Ralf (contra), aos 39 minutos do segundo tempo Corinthians: Guerrero, aos 44 minutos do primeiro tempo 
Cartões amarelos: Paulinho e Douglas (Corinthians) 
Náutico: Felipe; Patric, Alemão (Alison), Jean Rolt e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez, Souza e Rhayner (Lúcio); Araújo (Rogério) e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo
Corinthians: Cássio; Alessandro, Wallace (Giovanni), Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas (Cachito Ramírez) e Danilo (Edenílson); Martínez e Guerrero. Técnico: Tite
Estatísticas

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
globoesporte.com
globoesporte.com
globoesporte.com
meutimao.com.br
globoesporte.com.br
espn.estadao.com.br/esporte.uol.com.br
Daniel Augusto Jr/globoesporte.com
globoesporte.com
esporte.uol.com.br
meutimao.com.br
esporte.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!