Atitude na altitude

Após três empates no Campeonato Paulista com times tecnicamente fracos, o Corinthians, com a responsabilidade de defender o título, estreará na Copa Libertadores da América contra o San Jose, na cidade de Oruro, na Bolívia, numa altitude de três mil e setecentos metros do nível do mar.

Para amenizar os efeitos da altitude, o time fez escala em Cochabamba, a intermediários 2.550 metros do nível do mar, e só irá para Oruro pouco antes da partida.
O adversário preocupa menos do que a altitude, motivo pelo qual o clube preparou até cilindros de oxigênio para os atletas suportarem eventuais dificuldades. Como o corpo humano leva de seis a sete horas para acusar os efeitos da altitude a delegação pretende chegar em cima da hora para o confronto com os bolivianos.

Ficha Técnica - San Jose X Corinthians
Local: estádio Jesus Bermudez, em Oruro (Bolívia)
Data: 20 de fevereiro de 2013, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Carlos Vera (Equador) 
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Byron Romero (Equador)
San Jose: Carlos Lampe; Luis Palacios, Carlos Tordoya, Ignacio García e Isaías Dury; Didi Torrico, Marcelo Gomes, Sebastian Carrizo, e Abdon Reyes; Cabrera e Saucedo. Técnico: Marcos Ferrufino
Corinthians: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson; Guerrero. Técnico: Tite
Sem jogadores com problemas de ordem médica, o Corinthians estreará na Taça Libertadores com a mesma equipe que empatou por 2 a 2 com o Palmeiras, domingo passado, pelo Campeonato Paulista. Para enfrentar adversidades típicas de um jogo na altitude, principalmente a falta de ar e a mudança na velocidade da bola, no treino desta terça, em Cochabamba, Tite trabalhou muito os lançamentos e as longas inversões de jogo na parte defensiva e o toque curto de bola no setor ofensivo. Diante de tais dificuldades, é necessário que o passe seja preciso, que o time atue mais compactado, com os jogadores mais próximos uns dos outros.


O maior destaque do San José é o veterano Carlos Saucedo, de 33 anos, que em novembro do ano passado, nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, anotou três gols na vitória por 4 a 1 da seleção boliviana sobre o Uruguai. Ele formará a dupla de ataque com Diego Cabrera, que voltou ao futebol boliviano no início desta temporada após ter passado cinco anos na Colômbia. Os dois são conhecidos pela força física e tem apelidos que condizem com esta fama. Na Bolívia, os torcedores e a imprensa local costumam chamar Saucedo de "Cavalo" e Cabrera de "Potro".
Vindo de três empates suados no Paulistão, o Corinthians, para vencer a partida, precisa resgatar o bom futebol de 2012. Se mantiver a mesma postura dos últimos jogos, dificilmente obterá um bom resultado. O futebol apresentado neste ano, com exceção da goleada contra o fraco Oeste, leva-me a ter mais medo da atitude do time, do que da altitude de Oruro, embora esta seja uma dificuldade a mais, pois alguns jogadores não conseguiram manter o pique no Pacaembu, numa altitude normal e o Corinthians só conseguiu o empate nos dois últimos jogos, depois que Tite sacou os veteranos e colocou a ala jovem.

Mas, apesar do preparo físico ainda não estar 100%, o maior problema desses jogos foram a falta de concentração e a displicência. É por isso que tenho mais medo da atitude que da altitude. Como já afirmei, as taças e as medalhas de campeão não entram em campo. Quem entram são os jogadores, a raça, a vontade, a concentração, a garra e o compromisso. Será a atitude da bolerada e do técnico o fator decisivo da partida. Deste, espero, principalmente, agilidade nas decisões e que não faça as mudanças necessárias no time somente depois do leite derramado e do creme desandado.
Mas, como a Libertadores é a prioridade do ano, a expectativa é que haja maior motivação e comprometimento e que os jogadores honrem a camisa que estão vestindo. Que joguem com raça, com dedicação e que não se esqueçam que

Créditos e fontes de imagens
meutimao.com.br
globoesporte.com
globoesporte.com
globoesporte.com
corinthians.com.br
Diego Ribeiro/globoesporte.com
opinion.com.bo
paginasiete.bo
facebooc.com/Imagens Timão
Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians/esporte.uol.com.br
facebook.com/fotos do mural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vai Corinthians!

Depenando o urubu

Que decepção!!!